sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Um quebra-cabeça chamado Vasco da Gama. deu no jornal odia.


Técnico Cristóvão Borges tem muitos problemas para armar o time contra o Bahia

Rio -  Sem poder contar com cinco jogadores, o técnico Cristóvão Borges sua a camisapara armar o time do Vasco, visando ao jogo contra o Bahia, neste domingo, em São Januário. Cinco jogadores desfalcam, sendo Dedé, que está na Seleção, Felipe e Auremir, ambos com lesão muscular, Wendell e Willian Matheus, suspensos.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Vasco precisa vencer  o Bahia para manter sonho de título | Foto: André Luiz Mello /Agência O Dia
A lateral esquerda é um problema à parte. Embora Thiago Feltri tenha treinado normalmente, o fato de o jogador estar inativo há algum tempo o impede de enfrentar o Bahia. Willian Matheus era quem atuava no setor, mas vai cumprir suspensão. A tendência é que Cristóvão escolha o garoto Dieyson, ou então improvise.

No ataque, o treiandor não definiu se lança Eder Luis - outro que está inativo há algum tempo -, ou Tenório, que atuou durante 90 minutos contra o Náutico e deixou o gramado exaurido. Neste sábado, Vasco faz um recreativo, no qual Cristóvão Borges deve definir a formação.

Fluzão vence o Santos e pula para a liderança do Brasileiro


Rio -  Wellington Nem havia revelado que até o seu pai, Juarez, cobrava gols do meia-atacante do Fluminense. E ele voltou a marcar. Nesta quinta-feira, Wellington Nem marcou duas vezes e comandou a vitória tricolor sobre o Santos, no Engenhão, por 3 a 1. Além de acabar com o jejum de gols, Nem ajudou o Fluzão a pular para a liderança do Brasileiro.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Wellington Nem brilhou e ajudou o Flu a virar líder | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Agora, o Tricolor tem 47 pontos, dois a mais do que Atlético-MG, que tem um jogo a menos (enfrenta o Flamengo). O Santos continua com 26 pontos e não se distancia da zona do rebaixamento.

Sem Neymar e Arouca, na seleção brasileira, e Ganso, lesionado, o Santos continua sofrendo. O Peixe perde em poder ofensivo e amarga a terceira derrota consecutiva (perdeu para Bahia e Sport antes de cair no Engenhão).

Na próxima rodada, no domingo, o Fluminense encara o Internacional no Beira-Rio. No mesmo dia, o Santos faz o clássico com o São Paulo na Vila Belmiro.

O JOGO

Muricy surpreendeu e deixou Patito Rodriguez no banco. Bill e André formaram a dupla de ataque. O primeiro perdeu chance de abrir o placar. Cavalieri deu rebote em chute de Gerson Magrão, mas Bill emendou para fora.

O Fluminense passou a pressionar o Santos. Jean obrigou Rafael a fazer defesa. O goleiro do Santos só olhou Wellington Nem completar para cruzamento da esquerda. E a jogada pela ponta era o caminho para o Fluzão. Jean cruzou para Wellington Nem, novamente de carrinho, abrir o placar. Fim de jejum de gols.

A JUSTIÇA ESTÁ DO LADO DO TRABALHADOR!

Carteira de trabalho serve para comprovar contribuição

Justiça determina que INSS conceda aposentadoria mesmo sem repasse do empregador

Rio - A carteira de trabalho assinada serve de comprovante na contagem de tempo para aposentadoria, mesmo que o empregador não tenha feito o repasse ao INSS das contribuições previdenciárias do trabalhador. Decisão da Turma Nacional de Uniformização (TNU) reforça o posicionamento dos Juizados Especiais Federais que têm dado sentenças favoráveis a trabalhadores que já tiveram pedido de benefício indeferido por não constar registro de pagamento da contribuição.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Na sentença, a TNU negou um pedido do INSS para que não fosse considerado recurso de uma segurada que teve o benefício indeferido. O instituto alegou que não constava contribuições, mesmo a trabalhadora tendo apresentado a carteira com as anotações referentes ao tempo de serviço que comprovavam o vínculo empregatício.
FISCALIZAÇÃO DE EMPRESAS
“O posicionamento da TNU reforça o entendimento dos Juizados Especiais. Vem ratificar as decisões anteriores de que as anotações demonstram que há vínculo. Se o recolhimento não está registrado pelo sistema do INSS, cabe, então, o instituto fiscalizar as empresas, sem prejuízo do trabalhador”, defende a advogada previdenciária Maria Emília Florim.
O também advogado previdenciário Eurivaldo Bezerra afirma que o INSS cruza as informações do cadastro do segurado com os dados das empresas. E se detecta falta de recolhimento indefere o pedido de aposentadoria.“Sempre que entramos com ação, usamos a carteira de trabalho com as anotações para comprovar o vínculo”, explica.
Prova deve ser apresentada
O INSS alega que quando há problemas no cadastro, o segurado pode corrigir as informações usando o cadastro eletrônico, caso se verifique incoerência com o que está na carteira de trabalho. “Para isso, o trabalhador deve apresentar provas, como a própria carteira de trabalho, contra-cheques e contratos da empresa, explica Vânia Rodrigues, chefe do Setor de Benefícios da agência da Previdência Social, na Praça da Bandeira.
A Previdência explica que os postos já trabalham assim há algum tempo. Ao constatar que as informações são verdadeiras, o cadastro é alterado e a aposentadoria é concedida para o trabalhador.
CONFIRA
EXTRATO DE INFORMAÇÕES
Os segurados do INSS podem acessar o Extrato de Informações Previdenciárias por meio do site www.previdencia.gov.br. Vão acompanhar se há lacuna nas contribuições feitas ao longo do tempo de serviço ou se falta alguma informação no CNIS.

CADASTRO DE SENHA
É preciso cadastrar uma senha que é fornecida nas agências do INSS. É necessário agendar o atendimento pela Central 135 (ligação gratuita de orelhão ou telefone fixo), ou pela própria página da Previdência na Internet.

BANCO DO BRASIL
Correntistas do Banco do Brasil foram beneficiados por convênio firmado entre o Ministério da Previdência Social, INSS, Dataprev e o banco. O acordo permite que eles retirem o Extrato de Informações Previdenciárias nos terminais de auto-atendimento ou www.bb.com.br.

CAIXA ECONÔMICA
O cliente da Caixa Econômica Federal, cadastrado no Internet Banking, que um dia teve vínculo com a Previdência, como empregado, trabalhador avulso, o segurado facultativo e o contribuinte individual, também pode consultar os recolhimentos por meio do www.caixa.gov.br.

Flamengo pode fazer promoção em jogos até o fim do Brasileiro no Engenhão Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-pode-fazer-promocao-em-jogos-ate-fim-do-brasileiro-no-engenhao-6021537.html#ixzz25nd2e9TC


Diogo Dantas
Tamanho do texto A A A
Love exalta o apoio da torcida Foto: Cezar Loureiro Agencia O Globo
As dificuldades para espantar a crise podem fazer o Flamengo recorrer à sua torcida na reta final do Campeonato Brasileiro. E não apenas convocando, mas incentivando a ir ao estádio. A ideia é fazer promoção de ingressos para os jogos em casa até o fim da competição.
Vice de relações externas, Walter Oaquim já havia feito a sugestão de meia-entrada geral para o jogo que marcaria o reencontro com Ronaldinho Gaúcho, hoje no Atlético, mas a partida foi adiada.
Depois de alguns jogos em Volta Redonda, o plano é retomar a promoção contra o Grêmio, dia 16 de setembro, e diante do Galo na partida seguinte no Engenhão, dia 26, que será televisionada a partir das 22h.
- Vou propor novamente essa promoção para todos os jogos no Engenhão, contra o Grêmio, Atlético-MG... Já vi time pior que esse ganhar campeonato, o que pode salvar o Flamengo é a torcida e sua camisa - afirmou Oaquim.
O goleiro Felipe comentou sobre a postura da equipe nos últimos jogos e pediu que os torcedores compareçam, além de exigir que o Flamengo jogue impondo respeito aos adversários.
— Camisa não ganha jogo. A do Flamengo pesa, mas se a gente não se impuser a gente perde o respeito. Queremos que o adversário sinta a pressão do torcedor e o peso da camisa do Flamengo. São os mesmos jogadores que um mês atrás estavam numa maré nova. Agora com resultados ruins vem novos questionamentos — disse Felipe.
Atualmente, a pressão pelas vitórias tem sido maior que a da torcida do Flamengo sobre os adversários


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-pode-fazer-promocao-em-jogos-ate-fim-do-brasileiro-no-engenhao-6021537.html#ixzz25ncnlEMt

BRIGA DE TITÃS! ROMÁRIO X MANO MENEZES...


Mano Menezes evita responder acusações de Romário

Lancepress
Tamanho do texto A A A
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, preferiu não responder às críticas feitas pelo Baixinho na última terça em seu perfil no Twitter. Romário disse que Mano estava montando um cartel na Seleção com a convocação de jogadores para colocá-los na vitrine. Citou Hulk e Cássio como exemplos.
Continuo pensando da mesma maneira como pensei no dia da convocação, já me fizeram pergunta sobre isso e continuo pensando a mesma coisa disse Mano ontem, que já tinha evitado responder Romário na convocação para a Olimpíada.
Diretor do Corinthians defende Cássio
O goleiro Cássio, por sua vez, disse que não ficou sabendo do que disse Romário. O Baixinho insinuou que o corintiano seria vendido à Roma (ITA) após o chamado de Mano Menezes. O ex-jogador também questionou a venda de Hulk para o Zenit (RUS) após a participação na Olimpíada.



Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/mano-menezes-evita-responder-acusacoes-de-romario-6025989.html#ixzz25nbjFTND

Convites de festa de aniversário infantil para imprimir Aprenda como escolher o melhor convite para festa de aniversário infantil e confira alguns modelos disponíveis para imprimir.



 
05 Votos 0 - Votar
imprimircomentarios (0)
Na hora de organizar um aniversário infantil, um dos principais desafios que surgem é a escolha dos convites. Os pais buscam algo criativo e que satisfaça o aniversariante, mas sem interferir na proposta de transmitir as informações básicas sobre a festa.
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 13 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Um belo convite para a festa de aniversário com tema Safári. (Foto:Divulgação)
convite da festa de aniversário deve ser definido apenas após a escolha do tema da comemoração, afinal, o seu design também precisa incorporar as mesmas cores e desenhos. A temática do evento, definida pelo aniversariante em conversa com os pais, também vai influenciar na decoração, nas atrações, nas lembrancinhas e nos comes e bebes.

Como escolher o convite de aniversário infantil?

Como o próprio nome já diz, o convite deve ser ‘convidativo’, ou seja, despertar o interesse e a vontade de prestigiar a festa. Com o seu visual antecipando o tema da festa, com certeza ascrianças vão se sentir mais interessadas em comparecer ao evento.
O design do convite deve valorizar a identidade visual da festa para atrair os as pessoas. Se o orçamento permitir, é possível ir muito além de um simples papel impresso e confeccionar um convite interativo, lúdico e moderno. Hoje já existem modelos que oferecem algum mimo ao convidado, como doces e pequenos brinquedos.
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 4 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
O convite precisa valorizar o tema da festa. (Foto:Divulgação)
Os convites também se tornam deslumbrantes quando são expresso em algum tipo de material especial, como o papel kraft colorido. Os pais e aniversariantes também estão apostando em convites com o formato scrapbooking, para despertar ainda mais o desejo do convidado de comparecer à festa.
Por mais criativo que seja o convite da festa de aniversário infantil, é importante que ele contenha as informações essenciais sobre o evento, de forma clara e legível. Entre os dados que não podem faltar, estão: nome do aniversariante, data, local e horário. É importante incluir umamensagem convidativa e um telefone de contato em caso de dúvidas.
Ao invés de encomendar os convites em uma gráfica, eles podem ser feitos artesanalmente com a ajuda do aniversariante. Além de contribuir com a confecção, a criança também pode ajudar com a entrega e participar mais intensamente da organização da festa.
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 14 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Modelo de convite para a festa do Patati Patatá. (Foto:Divulgação)
Nem todas as pessoas possuem condições financeiras para encomendar um modelo personalizado de convite para a festa de aniversário infantil. Neste tipo de caso, vale a pena buscar opções na internet para imprimir e customizar da melhor forma possível. Além das informações sobre o evento, também é possível incluir no convite uma foto da criança.

Modelos de convites de festa de aniversário infantil

Veja modelos de convites de festa de aniversário infantil para imprimir:
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil da Minnie. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 12 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil da Hello Kity. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 11 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil com tema Astronauta. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 10 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil da Galinha Pintadinha. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 9 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil tema Passarinhos. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 8 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil da Marie. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 7 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil dos Simpsons. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 6 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil do Patati Patatá. (Foto:Divulgação)
 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil tema Corujinha. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 3 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil do Ben 10. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 2 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil do Ursinho. (Foto:Divulgação)
510697 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir 1 Convites de festa de aniversário infantil para imprimir
Convite de aniversário infantil da Ursinha. (Foto:Divulgação)

Como é Feito o Leite em Pó? Posted: 06 Sep 2012 08:00 AM PDT



O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida.
O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum e para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.
Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C.
Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.
De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.
1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 ou 7 litros de leite recombinado.

MOOSQUITINHOS DE BANHEIROS. VOCÊ SABIA?


Posted: 06 Sep 2012 04:00 AM PDT
Com certeza você já deve ter visto no banheiro da sua casa umas mosquinhas e certamente já se perguntou o porque “elas só existem no banheiro”???
Essas mosquinhas de banheiro são conhecidas por diversos nomes: mosca dos filtros, mosca de banheiro, mosquito de banheiro ou mosquitinho de banheiro ou até mesmo tabelinha e são da família Psychodidae.
É difícil não encontra-las em banheiros, uma vez que elas se reproduzem em lugares que precisam de alimento para suas larvas que são depositadas em ralos e canos de esgoto.
Elas são inofensivas, não precisamos nos preocupar com elas, mas indica que teu banheiro ‘anda’ precisando de uma limpeza pesada.
Água sanitária sem diluir em água é uma boa pedida para eliminar ou até mesmo diminuir, nos ralos, os ovos ali depositados, como já ditos anteriormente. Se npreferir, água quente também pode auxiliar na limpeza neste caso.

frases que inspiram a vida das pessoas!


Frases Curtas


Posted: 06 Sep 2012 07:48 AM PDT
Diversas frases e mensagens do Padre Leo e Padre Fabio de Melo, leia mensagens e pensamentos de fé, amizade e sobre vida destes dois padres que divulgam a palavra de Deus e ajudam muitas pessoas encontrar motivação para superar os desafios da vida.

Mensagens e Frases do Padre Léo
Copie o código e envie a imagem para alguém


Amar talvez seja isso... Descobrir o que o outro fala mesmo quando ele não diz. - Padre Fábio de Melo

Veja também:
10 Frases de Reflexão e Motivação para a Vida
Frases de Jesus Cristo - Quando ele nasceu pra Você?

O perdão é gota divina porque é o único caminho para a cura interior. - Mensagem do Padre Léo

Por melhor que seja uma casa, ela só se transformará em lar quando for aquecida pela lareira do diálogo, do amor, da ternura, da convivência, da troca de valores.


Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração. Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale. - Frase: Fabio de Melo

Não seja melhor que os outros, seja melhor para os outros. - Padre Léo

O cristão não pode ser uma folha que se joga em um rio e se deixar levar pela água. É preciso nadar contra a corrente - Pe. Leo, leia também: Palavra de Deus

Palavras erradas costumam machucar para o resto da vida, já o silêncio certo pode ser a resposta de muitas perguntas. - Padre Fábio de Melo


A viagem começa no momento em que decidimos ir. A beleza que nos espera já se antecipa no desejo que nos faz arrumar as malas. Eu decidi viver assim. As malas estão sempre prontas. Quando eu percebo que a vida me chama, não penso duas vezes. Eu vou. - Padre Fábio de Melo

O cigarro é o incenso do encardido - Frase Padre Leo

Mais Frases e Mensagens de Fé em Deus:
Falar com Deus - Frases de Orações para Refletir sobre a Vida
Mensagens e Frases Evangélicas - Mensagens de Deus
Versículos bíblicos - Trechos da Bíblia

Quando a Graça de Deus se encontra com um espírito Puro e Batalhador, os Milagres acontecem.

Este artigo pertence ao Frases Curtas.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

humor da redação! sacanearam o joãozinho?


- Joãozinho, o que você quer ser quando crescer?

- Quero ser bilionário, ir a boate mais cara, pegar a melhor puta, dar a ela uma Ferrari de mais de milhão + um Apartamento em Copacabana + uma Mansão em Paris + um Jato para viagens pela Europa + um cartão
Visa Infinite, e amá-la 3 vezes ao dia..

A professora, realmente não sabendo mais o que fazer com o mal comportamento do menino, resolve nem dar importância ao que ele responde e continua a aula:

- E você, Mariazinha???

- Quero ser a puta do Joãozinho...

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Eduardo Paes e Marcelo Freixo trocam acusações sobre milícias em debate na TV Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/09/eduardo-paes-e-marcelo-freixo-trocam-acusacoes-sobre-milicias-em-debate-na-tv/


Eduardo Paes e Marcelo Freixo trocam acusações sobre milícias em debate na TV
 
Clique na imagem para ampliar

Rio de Janeiro

João Marcello Erthal e Cecília Ritto
Candidatos do Rio se enfrentaram no segundo debate destas eleições
Candidatos do Rio se enfrentaram no segundo debate destas eleições (Brazil Photo Press/Folhapress)
Quem resistiu acordado aos dois primeiros blocos do debate entre os candidatos a prefeito do Rio, exibido na RedeTV e realizado em parceria com a Folha de S. Paulo, conseguiu assistir, no terceiro segmento do programa, ao primeiro embate de verdade na corrida eleitoral na cidade. Uma troca de acusações sobre milícias, entre o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), foi o momento mais tenso do encontro desta quarta. Freixo acusou Paes de ter se reunido com milicianos, em 2009, para decidir como seria feita a licitação para concessão de linhas de vans na cidade. Paes, como resposta, acusou o rival de não controlar quem se candidata pelo PSOL.
O bate-boca foi temperado pela revelação desta quarta-feira, feito pelo Radar Online, do site de VEJA, de que um dos candidatos a vereador pelo PSOL, Berg Nordestino, era citado no relatório da CPI das Milícias, presidida por Freixo. O candidato do PSOL começou a pergunta com uma provocação. “Você me chamou de leviano. Vamos ver agora quem é leviano. Em 2009 você se reuniu na prefeitura com milicianos. Quem eram e qual era o motivo da reunião?”
Daniel Marenco/Folhapress
Debate no Rio: Eduardo Paes foi pressionado pelos opositores
Debate no Rio: Eduardo Paes foi pressionado pelos opositores
Daniel Marenco/Folhapress
Debate no Rio: Marcelo Freixo se dedicou a falar das milícias
Debate no Rio: Marcelo Freixo se dedicou a falar das milícias
Paes se disse surpreso com a agressividade do rival, e alegou não verificar antecedentes criminais de quem vai à prefeitura. “Recebo muita gente na sala do prefeito. Não peço certidão criminal. Nem o senhor pelo visto, que tem em seu partido um candidato a vereador que é miliciano”, afirmou o prefeito, que chamou Freixo de deselegante e desrespeitoso.
Freixo voltou à carga, citando nomes de chefes de quadrilha – Dalmir, Cabeção, Gringo – e acusando o prefeito de favorecer grupos que comandam paramilitares. O candidato do PSOL teve uma sorte: no módulo anterior, ele respondeu sobre o caso do candidato Berg Nordestino, em pergunta feita por um dos jornalistas. Defendeu-se dizendo que Berg foi citado – não indiciado – apenas com seu primeiro nome no relatório da CPI. Afirmou ter pedido à Secretaria de Segurança informações sobre Berg e disse que na tarde de quarta-feira ele já havia sido expulso. Para Freixo, o candidato seria um “infiltrado” de grupos criminosos. Berg Nordestino conseguiu, assim, visibilidade que seria impossível a ele ou qualquer candidato a vereador no debate entre candidatos a prefeito. E o candidato do PSOL usou todo o seu tempo restante para atacar.
Paes, o próximo a perguntar, dirigiu-se a Aspásia Camargo, para esfriar o debate. O programa voltou, assim, à temperatura que predominou nos quatro blocos. O primeiro módulo, com sorteio de candidatos para perguntas entre rivais, só esquentou por obra do acaso. Eduardo Paes, quarto a perguntar, só tinha como opções Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM). Optou por fazer uma espécie de comercial dos avanços da educação no Rio no IDEB. Rodrigo Maia respondeu fazendo ataques e fez o eleitor, pela primeira vez, sair da imobilidade no sofá de casa. Eduardo Paes não perdoou, e atacou o sistema de aprovação automática criado pelo pai do democrata, Cesar Maia. “Você fala falsas verdades. Não acabou o ciclo da aprovação automática”, disse Maia. Em seguida, Paes emendou na réplica: “Eu nem ia lembrar do passado, mas o senhor representa a reprovação automática e a última colocada do IDEB, que é prefeitura de Campos (governada por Rosinha Garotinho, mãe de Clarissa, a vice na chapa de Rodrigo).
Os temas mais quentes só apareceram no segundo bloco, com perguntas dos jornalistas Cristina Grilo, da Folha de S. Paulo, e Tony Vendramini, da RedeTV. Eduardo Paes foi confrontado com um dos temas mais incômodos desde que recebeu apoio do PT e do ex-presidente Lula: as críticas que fez a ele na CPI dos Correios. Defendeu-se dizendo que fez com que a prefeitura deixasse de ser uma “trincheira”, e que cumpriu seu papel como deputado federal.
Paes, colmo esperado, foi o mais atacado. Afinal, o candidato à reeleição tem, pelas pesquisas eleitorais, fortes chances de liquidar a eleição no primeiro turno. No quarto bloco, o prefeito, perguntado sobre os contratos da prefeitura com a construtora Delta, Paes não soube especificá-los. “Tenho várias empresas prestando serviço para a prefeitura”, disse. “Não estou nem aí para esse empreiteiro (Fernando Cavendish), quero que ele toque a vida dele. Compete a ele explicar os pecados na CPI. Isso não compete a mim”, afirmou.
Estratégias – De forma geral, o segundo debate teve o mérito de deixar mais claras para o eleitor as estratégias de campanha. Rodrigo Maia, que frisou em vários momentos seu número – e até o do pai, candidato a vereador – repetiu continuamente um de seus slogans de campanha (“O Rio tá bombando pra quem?”). Tentou, assim, tornar-se mais conhecido, ou menos desconhecido. Aspásia Camargo marcou posição, pois é tudo o que é possível fazer sem ter o empenho de puxadores de voto importantes no estado, como Fernando Gabeira e Marina Silva.
Otávio Leite tentou mostrar que o PSDB tem propostas para governar, mas ele próprio mostrou insatisfação com os 12 anos em que o partido ficou fora das disputas por cargos majoritários no Rio. O tucano, ainda assim, apareceu pouco e por vezes arrancou risos da plateia. “Quando fui escolhido vice de Cesar Maia, deveria ganhar uma caneta, mas a minha veio sem tinta”, brincou para dizer que não teve poder de fato.
Freixo, que pelas pesquisas tem mais chances de chegar a um ainda improvável segundo turno, chamou Paes para o confronto direto. Perdendo ou ganhando o embate na TV, conseguiu uma vitória: forçou a porta do noticiário nos próximos dias, e poderá, assim, com pensar seu pouco tempo de TV. O discurso baseado na ética e batendo na teclas do combate às milícias rendeu a ele boa visibilidade, mas não deu ao eleitor chance para conhecer o que faria se eleito. Paes, a quem interessa a manutenção da pasmaceira na campanha, usou a experiência e mostrou-se bem preparado para responder a ataques.
LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES NO RIO: