sábado, 17 de agosto de 2013

Pesagem de UFC entre Shogun e Sonnen tem é tranquila e sem provocações

Pesagem de UFC entre Shogun e Sonnen tem é tranquila e sem provocações

Americano Chael Sonnen surpreende com bom comportamento, sem polêmicas

O DIA
Estados Unidos - Aconteceu nesta sexta-feira a pesagem do UFC Fight Night Combate, que ocorre neste sábado a partir das 17h30. O evento não contou com as comuns provocações entre os lutadores. O sempre polêmico Chael Sonnen, que enfrenta o brasileiro Maurício Shogun na principal luta da noite, se manteve muito respeitoso em relação ao adversário e não realizando nenhum tipo piada com o brasileiro. Na coletiva desta semana, o americano já havia declarado grande admiração pelo ex-campeão dos meio-pesados do UFC, a quem considera uma lenda no esporte.
Shogun e Sonnen se encararam sem provocações
Foto:  Reprodução Internet
O momento mais "tenso" do evento foi o da encarada entre Conor McGregor e o havaiano Max Holloway, que chegaram a tocar a testa um do outro. Dana White, presidente do UFC, ensaiou separar os lutadores, o que acababou não sendo preciso.
Todos os 26 lutadores, do card principal e do preliminar, estavam dentro do peso e não tiveram problemas. Nenhuma das lutas da noite deste sábado não valem cinturão do Ultimate.
Confira as lutas:
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Maurício Shogun (93kg) x Chael Sonnen (93kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Alistair Overeem (115,9kg) x Travis Browne (107kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Urijah Faber (61,4kg) x Iuri Marajó (61,7kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Matt Brown (77,5kg) x Mike Pyle (77,1kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Uriah Hall (83,4kg) x John Howard (83,9kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Joe Lauzon (70,8kg) x Michael Johnson (70,8kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-galo (até 61,7kg): Brad Pickett (61,4kg) x Michael McDonald (61,4kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Conor McGregor (66,2kg) x Max Holloway (65,8kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Mike Brown (66kg) x Steven Siler (66kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Diego Brandão (66,2kg) x Daniel Pineda (65,5kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Manny Gamburyan (66kg) x Cole Miller (66,2kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Cody Donovan (92,5kg) x Ovince St. Preux (93,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Ramsey Nijem (70.8kg) x James Vick (70,3kg)
Observação: Em lutas que não valem cinturão há a tolerância de uma libra (455g) acima do valor exato da categoria. Nas lutas válidas por cinturão não há tolerância para qualquer excesso de peso dos atletas.
    Tags: Sonnen , Shogun , UFC

    Com tranquilidade, Brasil vence a rival Cuba pelo Grand Prix

    Com tranquilidade, Brasil vence a rival Cuba pelo Grand Prix

    Seleção é superior e chega aos 17 pontos na competição

    O DIA
    Paquistão - A seleção brasileira feminina de vôlei continua com a boa campanha no Grand Prix. Nesta sexta-feira, o Brasil venceu Cuba por 3 sets a 0 (25/16, 25/11, 25/20), no Baluan Sport e Culture Palace, em Almaty, no Paquistão. Se no passado as duas seleções travavam jogos duros, o resultado dessa vez mostrou que não é mais assim.
    Brasil domina o jogo e vence com facilidade
    Foto:  Divulgação
    Com o triunfo, a Seleção chegou aos 17 pontos na competição (seis vitórias e apenas uma derrota). OBrasil volta a jogar neste sábado, às 6h (horário de Brasília), e encara a Holanda. No domingo, às 9h, o adversário será o Cazaquistão fechando a fase classificatória. A etapa final será disputada no Japão, dos dias 28 de agosto a 1 de setembro.
    A ponteira Fernanda Garay gostou da atuação da equipe brasileira.
    "Foi uma vitória importante em um momento decisivo. Estamos buscando a classificação para a fase final. Esse resultado de 3 sets a 0 foi bom. Precisamos evoluir a cada partida. Amanhã, enfrentaremos aHolanda em uma partida difícil. Jogamos três amistosos contra as holandesas no Nordeste e elas nos conhecem. Além disso, elas se reforçaram com algumas jogadoras importantes", afirmou.
    Fernanda Garay, aliás, foi a principal pontuadora do jogo ao lado de Gabi e da cubana Vargas, de apenas 13 anos. A Seleção venceu com tranquilidade, apostando na força do ataque e do saque. Os erros da cubana facilitaram a vida brasileira. Uma vitória sem sustos.
      Tags: Brasil , Cuba , Vôlei

      Muita aventura em duas rodas na Estrada das Tachas

      Muita aventura em duas rodas na Estrada das Tachas

      Estrada que liga Ilha de Guaratiba ao Rio da Prata atrai muitos motociclistas

      O DIA
      Rio - A estrada não é lá muito convidativa para automóveis, pois está bastante degradada, mas osmotociclistas e ciclistas de cross-country adoram a Estrada das Tachas, que liga a localidade do Rio da Prata, em Campo Grande, à Ilha de Guaratiba. Com o verde do Parque da Pedra Branca em volta, o passeio de cerca de 20 quilômetros permite uma excelente vista da floresta e de quebra ainda há a possibilidade de conhecer o Alambique dos Mudos, um bar com uma famosa cachaça, criado por umafamília de mudos que recebeu visitas de personalidades como o presidente Getúlio Vargas.
      A cachaça mais famosa lá é a que atende pelo nome de "um minuto de silêncio". Quem começar pelaIlha de Guaratiba é só pegar a Estrada da Ilha e seguir até o Ciep Burle Marx, seguindo sempre em frente, até chegar ao Rio da Prata. A estrada também é muito frequentada por corredores, inclusive profissionais. Para os motociclistas é preciso tomar cuidado com a velocidade, pois a estrada costuma ficar enlameada e é bastante escorregadia.
      Chegando ao Rio da Prata, a boa pedida é conhecer a Casa da Dirce, especializada em frutos do mar e que atrai gente de bairros distantes. Dependendo da hora, costuma ter fila na porta. Um dos pratos de destaque é talharim com camarão. A Casa da Dirce fica na Estrada do Cabuçu, 4408, e abre de terça a sábado das 18h às 23h30. Telefone: 3426-6313.

        Vila apresenta resultado de projeto para compensar emissão de carbono no desfile

        Vila apresenta resultado de projeto para compensar emissão de carbono no desfile

        Multinacional que patrocinou desfile plantou sete mil árvores para garantir 'parceria sustentável'

        BERNARDO ARGENTO
        Rio - A Vila Isabel e a Basf, multinacional que patrocinou o desfile da escola em 2013, anunciaram nesta sexta-feira, em evento no Jardim Botânico, na Zona Sul, o resultado do projeto de neutralização do carbono gerado durante as etapas de preparação do último Carnaval.
        O plano mostrou como a empresa atuou para diminuir a emissão de gases e poluição durante as seguintes fases: construção das alegorias e fantasias, ensaios na quadra, transporte de pessoas e alegorias, desfile e destinação final. O montante de CO2 gerado foi de 1.054,57 toneladas.
        Segundo o relatório divulgado, desse total, 1,48% foram com ensaios e festas, 4,84% durante o desfile na Sapucaí, 15,64% na construção de fantasias e alegorias, 37,8% no deslocamento de convidados e 40,71% de transporte da Vila.
        Representantes da Basf e presidente da Vila apresentaram resultado de projeto. Presidente da Liesa e subsecretário de Turismo prestigiaram evento
        Foto:  Fernando Azevedo / Divulgação

        Sete mil árvores plantadas
        Para compensar todo o carbono emitido, foram plantadas sete mil árvores nativas na Fazenda Santa Irene, em São Paulo. O número corresponde a 4,2 hectares de mata. Para o presidente Wilsinho Alves, o projeto faz da Vila a primeira escola sustentável do Carnaval.
        "A Vila Isabel mais uma vez mostrou seu pioneirismo e sua posição de vanguarda, sendo a primeira escola sustentável do Carnaval carioca", afirmou.
        Durante o evento, Wilsinho também comemorou a parceria com a Basf que começou com a escolha do enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – ‘Água no feijão que chegou mais um". "Mostrar a mensagem de agradecimento ao agricultor foi o nosso papel. Carnaval se ganha com organização e com a organização da Basf conseguimos desenvolver esse belo enredo, fazer um belo samba e ganhar o título do Grupo Especial", disse o dirigente.
        A Basf foi representada pelos vice-presidentes Maurício Russomano e Eduardo Leduc. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, o Subsecretário Especial de Turismo do Rio, Pedro Guimarães, e a presidenta do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo, também marcaram presença.
          Tags: Vila , Basf , Carnaval

          Artigo: Ao Mestre, com todo carinho do mundo...

          Artigo: Ao Mestre, com todo carinho do mundo...

          Luis Carlos Magalhães ressalta importância de Monarco e exalta os 80 anos do compositor

          O DIA
          Sou Portelense porque Monarco me fez assim. Na verdade, sou Portela por causa de Paulo, mas, repito, foi Monarco que me fez assim.
          Ainda amamentado pela mãe Unidos do Cabuçu, ainda seduzido pela Mangueira, menino que era, ouvi pela voz incomparável de Monarco as histórias de nossa querida escola e de seus principais baluartes.
          Era assim como se ele, Monarco, assumisse esse mister, não sei se voluntariamente ou não.
          E o ouvia falar do livro de nossas histórias, de Paulo, de Paulinho, de Claudionor, Caetano e Rufino. De Natal.
          Depois veio Cristina Buarque, Marília Barbosa, mas aí já é outra página daquele livro.
          E fico hoje me perguntando: o que faz de um sambista um artista maior? Maior de seu tempo, de sua gente...
          Monarco está completando 80 anos
          Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia

          Tinhorão dizia que Paulo era o maior porque não era só compositor, falava em nome do samba, representava o samba e sua gente.
          Cartola repetia e dizia para Monarco: ”Eu fiz muito pela Mangueira, mas Paulo fez por todos nós”.
          De lá para cá, a partir do incomparável primeiro LP, aquele amarelo com capa do Lan, nunca mais parei de ouvi-lo. Nunca mais parei de ouvir as coisas daquele livro de tantas páginas belas, com conquistas a valer.
          Como era bom, já naquele tempo, ouvi-lo tão orgulhoso ditar que ... se fosse falar da Portela, hoje não terminaria.
          Mas será que isso basta para fazer dele um sambista de tamanha estatura?
          Fico me perguntando de que forma Monarco será conhecido, de que forma entrará para a história para as novíssimas gerações daqui a 200 anos, já com paixões amornadas, com o juízo sereno do julgamento do tempo?
          Um sambista pode ser celebrizado por suas composições, como Wilson, Geraldo e Noel (salve João Nogueira). Pode também por grandes sambas-enredo, como Silas, Anescar, Manaceia, Jurandir...E até por projetar sua escola sem fazer nenhum samba enredo, como o formidável Zé Ramos da Estação Primeira. Outros por estarem aí compondo e cantando por suas escolas defendendo a bandeira do samba.
          Monarco é o um dos compositores mais importantes do samba
          Foto:  João Laet / Agência O Dia
          Mas há os sambistas que transcendem suas escolas, representam a marca da cultura de seu país, de sua gente. E mais... Saem à luta , guerreiam, enfrentam, caem dentro pra valer na defesa institucional de sua escola, longe do som das baterias, afastados dos microfones.
          Além de todos os atributos que Monarco exibepara formar no pavilhão dos grandes sambistas de seu tempo, há um especial que o marcará ao lado de Paulo e Natal, de Candeia, tenho certeza.
          Ao ver sua escola mergulhar no derrotismo e na chacota, ao ver sua bandeira tremular tímida, opaca, partiu para o enfrentamento político em busca de uma vitória improvável que trouxesse a Portela para o trilho de sua história, aquela mesmo, daquele mesmo livro...de tantas páginas belas.
          E assim, o agora nosso comandante, partiu para as rádios, para os jornais.
          Aliou-se a um grupo coeso e determinado e deu-lhe estatura. Emprestou-lhe sua dignidade com sambista, como chefe de família, sua postura como homem respeitado em todas as camadas sociais, em todas as esferas políticas. Em todas, mas todas mesmo!, rodas de samba do Brasil.
          Foi para a luta como comandante de honra , colhendo de tão árdua batalha, a retumbante vitória cantada por ele em seu primeiro samba para sua escola querida.
          E agora Monarco estará lá, em cima daquele palco. Posso imaginar o brilho de seus olhos miúdos. A olhar toda aquela massa azul e branca que o admira tanto como se a dizer a ele: valeu a pena comandante, estamos aqui felizes para dizer isto bem alto,cantando cada um de seus sambas sem saber qual deles é mais bonito e melhor nos representa.
          Sim, Monarco estará lá, no alto daquele palco. E receberá muitos presentes. Colherá muitas emoções.
          Ouso dizer, afirmar mesmo, que a maior de todas será receber jovens Portelenses, filhos seus que são, vindos de toda parte do Brasil para homenageá-lo. De São Paulo, de Minas, do Sul, cada um com seu grupo, Batalhão de Sambistas, Terreiro de Mauá e tantos outros, cantando sambas seus que até a memória não mais registra.
          E Monarco olhará para uma das paredes da quadra de sua escola e lerá orgulhoso: “AQUI DEU FRUTOS A ÁRVORE QUE A VELHA GUARDA PLANTOU”.
          Diogo Jesus, Monarco e Daniele Nascimento: passado e presente juntos
          Foto:  Ricardo Almeida / Divulgação

          E já depois, festa acabada, lembrará de tudo. E verá que aqueles frutos continuam brotando por aí, pelo Brasil afora, não mais só em Osvaldo Cruz e Madureira, mas em todos os cantos do país.
          E assim, ouso dizer, Monarco será lembrado lá na frente, no futuro. Um grande artista de sua gente, de seu tempo, que plantou sementes de futuro, sementes de samba por aí. 
          E muitas histórias se contarão sobre ele.
          Ele, o sambista que contava histórias, que contou tantas histórias bonitas pra gente...e nos faz estar aqui hoje olhando pra ele com tanto orgulho...


          * Luis Carlos Magalhães é diretor cultural da Portela e colunista do site Carnavalesco 

            Exposição na quadra da Portela retrata evolução do carnaval brasileiro

            Exposição na quadra da Portela retrata evolução do carnaval brasileiro

            Mostra é uma parceria entre Departamento Cultural da agremiação e o Centro de Referência do Carnaval da UERJ

            O DIA
            Rio - Quem for à quadra da Portela neste sábado para o aniversário de 80 anos de Monarco também poderá conferir a abertura da exposição "O Rio abre as portas pra folia", dedicada ao compositor.
            Parceria entre o Departamento Cultural da agremiação, comandado por Luis Carlos Magalhães, e o Centro de Referência do Carnaval (UERJ), a mostra tem curadoria do professor Felipe Ferreira e retrata a evolução da folia a partir dos bailes e passeios franceses, do boi gordo, carnaval de Nice, passando pela brincadeira do entrudo, Zé Pereiras, a Praça Onze e as escolas de samba.
            A exposição, que vai referenciar o Carnaval de 1995, inesquecível para os portelenses por causa do vice-campeonato, poderá ser visitada nos dias de feijoadas (1º sábado de cada mês) e também nos dias úteis no horário de 13h às 18h, até o dia 27 de setembro.
            A quadra fica na Rua Clara Nunes, 81. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2489-6440.

              Imperatriz apresenta desenhos de figurinos do enredo para Zico

              Imperatriz apresenta desenhos de figurinos do enredo para Zico

              Eterno do ídolo do Fla tem encontro com carnavalesco antes de viajar para o Catar

              O DIA
              Rio - Tema do enredo da Imperatriz, Zico conheceu os desenhos dos figurinos das alas durante encontro com o carnavalesco Cahê Rodrigues. Antes de embarcar para o Catar, onde será treinador do Al-Gharafa, o eterno ídolo do Fla recebeu Cahê em sua casa na Barra para uma conversa sobre os preparativos da escola para o Carnaval de 2014.
              Segundo o carnavalesco, o ex-jogador "se emocionou" ao ver os croquis das fantasias. Neste domingo, a agremiação promoverá mais uma eliminatória de samba-enredo, a partir das 20h. Das 32 composições inscritas, 16 continuam na disputa.
              Zico e sua mulher receberam carnavalesco da Imperatriz
              Foto:  Yuri Graneiro / Divulgação

              Ídolo do Fla conheceu figurinos do desfile de 2014
              Foto:  Yuri Graneiro / Divulgação