sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Jean prega respeito ao Atlético-GO: 'Não podemos achar que será fácil'


Rio -  Líder e lanterna do Campeonato Brasileiro terão um encontro no próximo sábado. O Fluminense vai receber o Atlético-GO, em Volta Redonda. O discurso nas Laranjeiras é de atenção redobrada. A palavra favoritismo passa longe das declarações dos jogadores. Jean ressalta que será mais uma decisão.

"Vejo como mais uma decisão. Não podemos achar que vai ser fácil. Não podemos perder para nós mesmos. Temos de tratar esse jogo com seriedade. Vai ser como enfrentar o Inter no Beira-Rio ou a Portuguesa no Canindé. Precisamos pensar dessa maneira se quisermos sair de campo com mais uma vitória", declarou o volante.
Jean (à esq.) já atuou em 33 partidas na temporada e é titular do Fluminense | Foto: Divulgação
Jean (à esq.) pede atenção para o duelo contra o Dragão | Foto: Divulgação
Depois de pegar o Dragão, o Fluminense terá o Náutico pela frente. No entanto, a equipe terá uma semana de descanso. Jean valoriza esse período para recuperação dos atletas.

"Temos de estar sempre mais concentrados, mais focados... Quando a sequência de jogos é grande isso acaba sendo atrapalhado. Mas em breve teremos duas semanas cheias para trabalhar. Vai ajudar na recuperação de todos os jogadores. Esse é o segredo para mantermos a liderança. Temos de repousar e manter a tranquilidade. Se os gols não saírem logo, precisamos estar tranquilos para vencer no fim. Ou então ter tranquilidade para segurar o resultado. O resto a gente acerta na base da conversa", explicou.

Marcelo Oliveira comanda primeiro treino e pode ter Carlos Alberto de volta


Rio -  Recém-contratado pelo Vasco, o técnico Marcelo Oliveira comandou nesta quinta-feira seu primeiro treino em São Januári. Debaixo de chuva, o treinador preparou uma atividade para os reservas, enquanto os titulares permaneceram na academia para um trabalho de regeneração.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Marcelo Oliveira participa  de treino no Vasco | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Durante o treino, o novo preparador físico, Juvenilson de Souza, comandou os atletas, enquanto Marcelo Oliveira aproveitou para conversar com o auxiliar-técnico Gaúcho, que guiou a equipe na vitória sobre o Palmeiras.
A novidade foi a presença do meia Carlos Alberto, que não atuou nas duas últimas partidas do Gigante da Colina por causa de dores na coxa direita. Ele foi a campo com os reservas, treinou com desenvoltura e pode retornar ao time já no confronto com o Cruzeiro, no próximo domingo.

Oswaldo diz que título ainda é possível: 'Há muito para ser disputado'


Rio -  O empate  em 1 a 1 contra o Internacional, na última quinta-feira, no Engenhão, não foi capaz de produzir desânimo em General Severiano. A palavra de ordem no elenco ainda aponta para o título do Campeonato Brasileiro. Quem reitera esse pensamento é o técnico Oswaldo de Oliveira.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Oswaldo ainda acredita na conquista  do título | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
"Ainda faltam 14 jogos. São 42 pontos. Há muito ainda para ser disputado. Vamos continuar na briga, pensando em ganharo título. É o meu pensamento e dos nossos jogadores também", declarou Oswaldo.

Com o resultado, o Botafogo ocupa a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, a quatro do Vasco, que seria o último classificado para Libertadores do próximo ano. A distância para o líder Fluminense é de 15 pontos. O Tricolor tem 53 pontos.

Oswaldo falou sobre as dificuldades que o clube encontrou contra o Colorado. "Esse equilíbrio do jogo (com o Internacional) mostrou a força das duas equipes. Eles tiveram uma postura muito consistente, que dificultou bastante o nosso jogo pelo tipo de marcação que foi feito", completou.

Jornal coloca Neymar, Lucas e Oscar entre as principais promessas do futebol


Lista dos melhores jovens jogadores inclui trio da seleção brasileira e é encabeçada pelo belga Hazard, do Chelsea

Rio -  O periódico norte-americano Bleacher Report divulgou uma lista com os melhores jogadores jovens do futebol mundial. Três nomes que constantemente convocados por Mano Menezes para a seleção brasileira foram lembrados: Neymar, Lucas e Oscar.
Foto: Reprodução Internet
Neymar e Oscar está na lista dos melhores jogadores jovens | Foto: Reprodução Internet
O atacante do Santos aparece em segundo lugar no levantamento, atrás apenas do meia belga Eden Hazard, do Chelsea. Lucas é o quarto colocado e Oscar, o sétimo. Com isso, o Brasil é o país com o maior número de representantes na lista dos dez atletas mais promissores.

Além do Brasil, o único país que conta com mais de um jogador na relação é a Alemanha, que tem dois: Mario Götze, do Borussia Dortmund, e André Schürrle, do Bayer Leverkusen.
As informações são do iG

Com Fla perto da degola, Vagner Love diz que vale apelar para igreja e macumba


Atacante declara que qualquer manifestação é bem-vinda, e garante que confia na reação

Rio -  Muito perto da zona do rebaixamento, os jogadores do Flamengo já começam a colocar a fé em pauta nas entrevistas. Nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu, Vagner Love disse que vale qualquer tipo de manifestação para deixar o time longe da zona da degola do Campeonato Brasileiro.

"Quem tem religião... Quem for da igreja, vai para igreja, quem quiser, vai para macumba, o que puder nos ajudar está bom", brincou o atacante.
Vagner Love avisa que confia na reação do Flamengo | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Vagner Love avisa que confia  na reação do Flamengo | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Vagner Love ainda manifestou seu apoio a Patricia Amorim. Segundo ele, as críticas sobre a mandatária são injustas.

"Ela tenta fazer de tudo, é uma pessoa honesta. Pessoas ruins passaram pelo clube e ninguém pediu impeachment, de repente é porque é mulher. Se estou aqui é por causa dela, e também do Marcos Braz (vice de futebol em 2010). Sou amigo pessoal da Patricia. Falei que “tamo junto e misturado”. Ela não joga, nós que temos que reverter essa situação", explicou o atacante.

Mesmo com a situação complicada na tabela, Love acredita numa reação do time. Para ele, o elenco pode mudar esse panorama nas próximas rodadas.

"Futebol pode acontecer de tudo, está sujeito a isso (rebaixamento). Só dependemos da gente para reverter a situação. Acredito muito no grupo que a gente tem, vamos lutar para que nada de ruim aconteça com o grupo. Uma hora a fase boa vai voltar, já oscilamos, tivemos fase boa, mais ou menos e estamos numa ruim", completou.

Imperador chega ao Ninho de 'carruagem' nova



Jogador segue em tratamento após cirurgia no pé esquerdo

Rio -  Adriano tem comparecido ao Ninho do Urubu conforme manda o figurino. Ele segue em recuperação da cirurgia que fez no tendão de Aquiles do pé esquerdo, sendo que trabalhou em campo. Nesta sexta-feira ele chegou ao Ninho em grande estilo, desfilando sua nova aquisição.

Pela manhã, o Imperador parou o CT ao desembarcar de sua "carruagem" nova, uma Mercedes branca, esportiva. O valor do carrinho? Nada mais que R$ 700 mil.
Adriano e sua nova aquisição no Ninho do Urubu | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Adriano e sua nova aquisição no Ninho do Urubu | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia


http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Tire suas dúvidas na hora de se aposentar!

Preparamos um roteiro básico para você entender quais os tipos e como solicitar sua sonhada aposentadoria!


Entenda quais os tipos e como solicitar sua sonhada aposentadoria.
Entenda quais os tipos e como solicitar sua sonhada aposentadoria.
Aposentadoria é um daqueles temas que todo mundo acha que sabe e entende. Agora experimenta perguntar o que precisa para aposentar-se. As perguntas multiplicam-se. Quanto tempo de contribuição é preciso para aposentar-se? E quem nunca?  Se você trabalha há bastante tempo numa empresa ou ingressou no mercado de trabalho há pouco, as perguntas são sempre as mesmas: com que idade posso aposentar-se? Quanto vou ganhar? O tema, que era fácil, logo traz um monte de dúvidas.
Para sanar essas dúvidas, preparamos um roteiro básico para você entender quais os tipos de aposentadoria e como solicitar sua aposentadoria. É no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), vinculado ao Ministério da Previdência Social, que você pode ir atrás da sonhada aposentadoria. São quatro tipos de aposentadoria. Saiba quais os requisitos para solicitar a sua!
Especial
Este benefício é oferecido aos trabalhadores que atuam em determinas áreas com atividades que podem ser prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito a esse tipo de benefício, o trabalhador deve comprovar o tempo de trabalho e comprovar que ficou exposto a esses riscos.
Por idade
Já para aposentarem-se por idade, as mulheres com 60 anos de idade e 15 anos de trabalho comprovados (os homens podem com 65 anos de idade e 15 anos de trabalho comprovados). Se for por tempo de contribuição, você pode escolher se é integral ou proporcional. Pode ser integral ou proporcional.
Para ter direito à aposentadoria integral, o homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.
Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição. As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.
Invalidez
Já a aposentadoria por invalidez (avaliado pela perícia médica da Previdência Social), não há idade mínima nesse caso, apenas tempo de contribuição. Se for por doença (pelo menos 12 meses de contribuição) ou por acidente (não tem tempo mínimo de contribuição). Benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.
Não tem direito à aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade. Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por perícia médica de dois em dois anos, se não, o benefício é suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho.
Como fazer o pedido?
Você pode solicitar o benefício por meio de agendamento prévio pela Central (telefone 135), pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social. Veja em qual tipo de aposentadoria sua situação encaixe-se e corra atrás. Para qualquer um dos benefícios citados, você vai precisar apresentar alguns documentos básicos para conseguir dar entrada no pedido. São eles:
  • Os originais e cópias da carteira de identidade;
  • Número de inscrição de contribuinte individual ou PIS/PASEP;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Todos os comprovantes de recolhimentos à Previdência Social, inclusive a documentação complementar (certificado do sindicato de trabalhadores avulsos - estivador, carregador, vigia etc.);
  • Registro de firma individual, para os contribuintes individuais;
  • Documentos de comprovação do exercício de atividade rural, para o trabalhador rural.



http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Relacionamento aberto: você é contra ou a favor?

Algumas regras precisam ser estabelecidas pelo casal para dar certo. Psicanalista explica os prós e contras!
Relacionamento aberto: você é contra ou a favor? / Think Stock
Relacionamento aberto: você é contra ou a favor? / Think Stock
Por MADSON MORAES
O mais novo solteirão da praça é o quase cinquentão Zezé di Camargo. O cantor anunciou recentemente sua separação da esposa Zilu, que mora em Miami. Nos últimos meses, o casamento havia sido alvo de boatos e até fotos do sertanejo ao lado de uma loira caíram na rede, mas ele negou qualquer tipo de envolvimento. Até que, em uma entrevista, o cantor deu a seguinte declaração: "Não existe homem fiel, existe homem em momento fiel", afirmou.
Após isso, foi a vez de Zilu declarar à revista "Caras" que o casal vivia um "relacionamento aberto". Ao ser questionado sobre a declaração da esposa, Zezé afirmou que a esperava chegar para explicar isso. Na entrevista ao Fantástico que foi ao ar no último domingo (12), o cantor abriu o jogo e assumiu a separação. Além disso, afirmou que ambos já não viviam mais como marido e mulher há dois anos.
Se ambos tinham ou não um casamento aberto, é outra questão. O que acontece é que viver uma relação mais aberta e sem tantos laços fixados tem sido uma alternativa para casais. Mas como funciona exatamente um relacionamento aberto? "Nele, o casal decide que ambos estão dispostos a outras situações sexuais, a monogamia não existe e sempre existirá regras que o casal irá estabelecer", explica a psicanalista Taty Ades, autora dos livros "Hades – Homens que Amam Demais" e "Escravas de Eros – Como erguer sua autoestima e se libertar de homens complicados", ambos publicados pela Editora Isis.
Não se envolver emocionalmente com outra pessoa, não guardar número de telefone ou ver a pessoa por mais de uma vez são algumas regras preestabelecidas pelo casal. Geralmente, explica a psicanalista, nesse tipo de relação é estabelecido que o sexo é permitido, mas não o envolvimento afetivo e emocional. Dessa forma, cada casal irá estabelecer as suas próprias regras dentro de seus limites em comum.
O preconceito com essa modalidade de se relacionar afetiva e amorosamente, explica Taty, acontece porque a sociedade não consegue consentir algo que saia do tradicional. Afinal de contas, o que é melhor: ter uma relação monogâmica e trair o parceiro ou ter uma relação aberta e o outro estar ciente dos nossos atos? "É muito importante que se questione a hipocrisia social diante do que é dito e feito, pois muitas pessoas criticam esses relacionamentos e são estas que mais pulam a cerca nas relações monogâmicas", explica a psicanalista.
Poligamia X relacionamento aberto
Uma vez que não há envolvimento amoroso, o relacionamento aberto difere em que da poligamia? Taty explica que, na poligamia, o afeto não está sendo colocado em questão porque é natural que ele exista com diversas pessoas. É possível encontrar casais polígamos que se unem com diversas outras pessoas e constituem uma espécie de vínculo afetivo e sexual com todas elas. "A poligamia acontece muito em regiões onde o cultural difere da nossa e o homem pode ter várias esposas. Um exemplo disso são os árabes que podem ter quantas esposas puderem pagar e sustentar", observa a psicanalista.
Dessa maneira, o que difere a poligamia para a relação aberta é que, no segundo caso, a mulher tem o direito também a ter outros contatos fora do relacionamento estável e há um "contrato" onde o casal estipulará normas que vão de encontro com o que ambos querem. Essas regras, continua Taty, são feitas para que o casal estabeleça o que poderá acontecer ou não e também para que não exista a sensação de traição.
"Muitas pessoas estão aderindo a esse tipo de relação justamente pelo medo da traição. Quando se fica estipulado o que pode ou não ser feito dentro dessa liberdade e ninguém viola esse 'acordo', não existirá a traição, mas mesmo assim poderá acontecer de uma das partes se sentir traída e raivosa. Não podemos nos esquecer que estamos lidando com emoções. No geral, as regras não são capazes de controlar sentimentos, medos e angústias", garante Taty.
Para o casamento aberto vale a mesma coisa. A psicanalista ressalta que o casamento aberto é "tornar legalmente aceita" essa procura de outros parceiros. Segundo ela, também não há regras definidas e elas dependem do acordo estabelecido. "Por exemplo: deve um parceiro contar ao outro quando se relacionou com alguém? É aberto para os dois parceiros? Enfim, cada contrato entre parceiros de casamento aberto tem suas características próprias que definem até onde se pode ir sem pisar na bola", acrescenta.

http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Da Redação, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

5 coisas que impulsionaram a independência feminina

Entrada no mercado de trabalho e a modernidade dos eletrodomésticos colaboraram com a independência delas. Concordam?
Saiba 5 coisas que impulsionaram a independência feminina. Foto: Thinkstock
Saiba 5 coisas que impulsionaram a independência feminina. Foto: Thinkstock
Da REDAÇÃO
Mercado de trabalho, eletrodomésticos, pílula. Saiba o que influenciou as mulheres a fazer suas próprias escolhas:
TRABALHO: A industrialização proporcionou a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, movimento crescente no Brasil a partir das últimas décadas do século 20. Se antes elas estavam somente nas fábricas e escritórios e em funções mecânicas, hoje comandam equipes e empresas. Donas do próprio sustento, as mulheres levantaram suas bandeiras de independência em vários outros aspectos das suas vidas, entre eles a opção ou não pelo casamento.
ELETRODOMÉSTICOS: Esfregar e torcer roupas, bater bolo à mão, molhar a barriga na pia de louça ou esquentá-la no fogão. As máquinas chegaram para resolver as tarefas domésticas que tomavam um tempão de nossas vidas. Os primeiros eletrodomésticos foram desenvolvidos no século 19, impulsionados pela ampliação das redes de energia elétrica na Europa e nos EUA. No Brasil, surgiram no início do século 20, importados, e só mais tarde foram desenvolvidos no país.
PÍLULA ANTICONCEPCIONAL: O contraceptivo surgiu na década de 50 e trouxe independência sexual à mulher e, consequentemente, a possibilidade de decidir sobre a maternidade. Ter ou não ter filhos tornou-se uma opção. Um passo e tanto para quem não tinha domínio sobre a própria fertilidade.
BELEZA REAL: Cada dia mais o movimento pela real beleza ganha adeptas. O corpo esquálido divide a preferência com o corpão “violão”. Os quilinhos a mais têm preocupado cada vez menos a elas, que cuidam de si, mas fogem de estereótipos. Quanto mais real, melhor. É a independência dos padrões!
SOLTEIRA E FELIZ: A independência financeira é um fator determinante para a mudança de comportamento afetivo das mulheres. Pagar as próprias contas, ter a liberdade de fazer o que quiser com o próprio dinheiro, planejar a vida de acordo com suas vontades, ter a opção de não casar é uma realidade fascinante para quem, até pouco tempo atrás, era dependente dos pais ou do marido.
Já curtiu a fan page da Ana Paula Padrão no Facebook? Clique AQUI
*Tempo de Mulher: Facebook / Twitter


http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Por Paula Faciroli, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Pés merecem cuidados: escolha seu calçado ideal

Qual a folga correta da biqueira ao dedo? Posso usar salto alto todo dia? Devo comprar um par apertado esperando amaciá-lo depois? Veja as dicas da especialista em calçados Verônica Nagy.


Faça a compra do calçado no fim da tarde ou à noite, já que o pé incha ao longo do dia
Faça a compra do calçado no fim da tarde ou à noite, já que o pé incha ao longo do dia
Por PAULA FACIROLI
A escolha do calçado adequado é essencial para manter a boa saúde dos pés. Como qualquer outra parte do corpo, eles também precisam de cuidados. "Na hora de optar por um novo par de sapatos, prefira fazer a compra no fim da tarde ou à noite, porque os pés incham ao longo do dia. Também veja qual dedo é maior. Na hora de calçar, é preciso haver 1,5 cm de folga em relação a esse dedo", disse a coordenadora técnica dos calçados Binne, Verônica Nagy.
Com os pés confortáveis, tudo no corpo flui melhor. O sapato ideal é aquele que pode ser usado o dia todo sem causar desconforto, bolhas, calos, má circulação do sangue e do ar, problemas na coluna ou deformidade da ponta dos pés. "Uma boa dica são os calçados de peso leve feitos com sola de poliuretano e forração em couro, assim os pés podem ‘respirar’, contribuindo para a ativação sanguínea e diminuindo a proliferação de bactérias”, diz Verônica.
Calçados com solas macias e absorventes também são ótima opção, principalmente se a atividade profissional obrigar a pessoa a ficar muitas horas em pé. Portanto, fuja das sandálias abertas. "Elas não são adequadas para caminhar e forçam a musculatura dos dedos. Opte pelas de modelos com tiras que prendam os pés aos calcanhares, menos prejudiciais", orienta a especialista.


13/08/2012 | Por Famosidades-- Famosidades

Casais que sobreviveram às traições

Mesmo com infidelidade assumida, algumas celebridades tiveram o perdão de suas esposas


FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Nem sempre uma traição é motivo para o término de um relacionamento. Às vezes o amor fala mais alto e, apesar dos holofotes evidenciando a "pulada de cerca" - no caso dos famosos -, as celebridades resolvem perdoar os parceiros e seguir em frente com a pessoa amada ao lado.
Exemplo disso foi Giovanna Ewbank. A atriz decidiu reatar seu casamento com Bruno Gagliasso mesmo após uma suposta infidelidade.
Rumores dão conta de que Giovanna teria terminado a relação depois de descobrir que o marido havia lhe traído com a modelo Carol Francischini e que ele poderia, inclusive, ser pai da filha que a moça está esperando. Se é verdade ou não, ela decidiu passar por cima e se reconciliar com o marido.
A novidade foi contada pelo galã em seu blog, na tarde do último domingo (12): “Gostaríamos de compartilhar que depois de um período separados e de grande reflexão, de ambos os lados, estamos juntos novamente”.
Mas ela não foi a primeira a perdoar uma "escapadinha" e, ousamos dizer, não será a última. Confira nas próximas páginas a lista que o Famosidades preparou com os casais famosos que se mantiveram juntos apesar da traição. 



Time Out (© Copyright (c) Time Out - Todos os direitos reservados.)
13/09/2012 | Por Time Out

5 eventos de arte imperdíveis

No embalo da ArteRio, a cidade está inspirando arte em alguns dos eventos paralelos mais interessantes da história da cidade. Confima:


5 eventos de arte imperdíveis
Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais
No embalo da ArteRio, a cidade está inspirando arte em alguns dos eventos paralelos mais interessantes da história da cidade. Confima:
Os melhores eventos paralelos, que decorrem durante a segunda edição da ArtRio que você simplesmente não pode perder.

Já faz muito tempo que a cidade do Rio desfruta de um destaque digno sob o olhar do mundo e sabemos que há muitas razões para isso, mas também sabemos que a arte raramente foi uma delas. Contudo, com o regresso da ArtRio esse mês de setembro, grandes nomes internacionais como Chagall, Picasso e Giacometti vão ser licitados ao lado de visionários nacionais como Portinari e Oiticica, por um mercado de Arte brasileiro em pleno crescimento. E se você precisar ter uma ideia do poder de compra dos visitantes, não se assuste com os R$150 milhões que são esperados em vendas, nos quatro dias do evento. Claro que também vai ter espaço para os nomes menos conhecidos, mas igualmente merecedores de atenção, isso tudo para não falar dos eventos paralelos que pegarão carona na ArtRio. A Time Out Rio escolheu esses cinco eventos a não perder.

OiR - Outras Ideias para o Rio

A cidade vai se tornar uma enorme galeria a céu aberto nos próximos meses, com a inauguração de uma iniciativa que promete dar um novo rosto à arte no Rio, tranzendo para a linha da frente artistas nacionais e internacionais, numa altura que ameaça dominar toda a cena da cidade. A iniciativa que está decorrendo, que tem como curador Marcello Dantas (o homem por detrás das recentes mostras de Antony Gormley e Anish Kapoor) vai ter edição a cada dois anos e tem chamado um monte de talentos internacionais para ajudar a dar seus primeiros passos como evento de arte. Nomes como Brian Eno, Ryoiji Ikeda e Andy Goldsworthy fazem parte dos artistas que vão ocupar um espaço diferente da cidade com as suas instalações.

O artista britânico Goldsworthy criou uma enorme, mas frágil cúpula de argila, no Centro Cultural da Ação da Cidadania (Avenida Barão de Tefé 75, Saúde) onde o visitante pode entrar dentro. Andy Goldsworthy é conhecido por seus trabalhos com materiais naturais como folhas e seixos, e já expôs em locais como o interior da Austrália e o pólo Norte. Vai ter também, na Cinelândia, uma instalação do artista mininalista Robert Morris, que consiste em um labirinto gigante de vidro triangular, com escala suficiente para os visitantes poderem entrar e analisar.

O escultor espanhol Jaume Plensa exibe a sua obra Awilda na praia de Botafogo, durante dois meses. O artista é famoso por suas criações de grandes dimensões, e essa não é exceção, a cabeça de quase 12 metros feita de fibra de vidro está fixa nas águas da baía de Guanabara e abrigada pelo morro do Pão de Açucar vai ficar olhando para quem passa na praia, na rua e mesmo no ônibus. Igualmente impressionantes são as esculturas de madeira do artista plástico brasileiro, Henrique Oliveira, presentes no recentemente inaugurado Parque Madureira.

Fábrica Aberta

Depois de terem sido ameaçados de expulsão, os artistas que tomaram a antiga fábrica de chocolate Bhering, em Santo Cristo, mesmo na fronteira entre o Centro e a zona Portuaria (e depois de terem ganho a batalha judicial contra a ordem de despejo) organizaram um evento de arte aberto ao público, que decorre durante toda a semana da ArtRio, e não só. Os 20,000 metros quadrados que compõem a fábrica foram dividios em estudios para cada artista, tendo tornado esse local no epicentro da nova arte do Rio. Artistas como Ana Holck, Gabriela Maciel e Alexandre Rangel fazem parte dos moradores da fábrica, uma oportunidade rara para ver o centro creativo do Rio no seu melhor.

Ernesto Neto


Para celebrar os cem anos da magnífica Estação da Leopoldina, o artista plástico Ernesto Neto instalou uma impressionate obra, O Bicho Suspenso na Paisagem, no enorme vazio da estação. As cores brilhantes das cordas e redes se entrelaçam para concretizar um enorme túnel suspenso, como uma obra gigante de crochet, realizada por um entusiasta, quase obsessivo, desta arte. Sem dúvida uma das iniciativas mais interessantes das atividades paralelas à ArtRio.

Nuvem

Depois das traquinagens que a galera dos Nuvem gerou no Parque Campo Santana, a festa agora é do Largo do Machado ao Parque Lage. Integrada no evento paralelo à ArtRio, Arte Sonora, essa ação que vai decorrer no sábado, vai ser uma verdadeira festa em duas rodas. O ponto de encontro vai ser Largo do Machado a partir das 17h, e numa atmosfera (quase) de carnaval seguir viagem até ao Parque Lage, com o pôr do sol no pano de fundo e o rádio, que pode ser sintonizado por todos os ciclistas, tocando o mais alto que puder para ajudar no barulho da festa.

Circuitos ArtRio

Para celebrar e dar a conhecer alguns dos lugares mais preciosos, mas também desconhecidos do Rio, os curadores da ArtRio organizaram 15 tours por pontos chave da arte pública e arquitetura cariocas. Os circuitos incluem desde as pérolas Art Deco de Copacabana, até uma curiosa celebração da cor azul. A Time Out Rio selecionou as cinco tours mais interessantes, mas pode encontrar a lista completa no website da ArtRio.

1. Circuito Zona Portuária
A reabilitação da zona portuaria do Rio é assinalada com uma tour pelas principais atrações desta área, com o objetivo de promover e dar uma nova imagem ao coração industrial do Rio. Você vai poder conhcer pérolas barrocas como o Mosteiro de São Bento, e restaurantes pouco usuais como o Albamar e ainda descobrir os tesouros escondidos de Mauá.

Confira os horários variados no site da ArtRio

2. Circuito Morro da Conceição
Um dos bairros mais antigos do Rio, e casa da famosa roda de samba da Pedra do Sal, tem como pontos de interesse o forte, que está atualmente em ruínas e as casas de arquitetura portuguesa, que remontam ao início da ocupação do Rio de Janeiro.

3. O Rio Acontece na Cinelândia
Para aqueles que estão menos familiarizados com as atrações do Centro, as tours do Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e pelos azulejos de Portineri, são a oportunidade perfeita para ficar a par.

4. Circuito Modernista – Copacabana
Desde o edifício SESC, de Oscar Niemeyer, ao enorme projeto de Roberto Burle Marx de aumentar a largura do passeio de Copacabana, a arquiteura modernista vai pegar você em cada esquina, esse programa pode não agradar a todos, mas não vai poder negar o impacte que a arquitetura modernista brasileira tem na cidade do Rio.


5. Circuito Vik Muniz
O artista carioca Vik Muniz atravessa toda a cidade para desvendar algumas das melhores instalações públicas no Rio, incluindo a Baleia de Ângelo Venosa, no Leme, e o lindíssimo projeto de escrita que fica por baixo do viaduto no Caju (imagem).



1/09/2012 | Por Time Out

As melhores vistas da cidade

Na cidade em que a vista é um dos grandes atributos, listamos os cinco melhores pontos para admirar sua beleza


As melhores vistas da cidade
Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais © Foto: Joe Higgins
Na cidade em que a vista é um dos grandes atributos, listamos os cinco melhores pontos para admirar sua beleza
Pedra da Gávea

As melhores vistas sempre valem um esforço maior e, para conquistar a Pedra da Gávea, você precisa se esforçar bastante. O início da trilha é na Barra da Tijuca, no Jardim Oceânico, e a inclinação já aparece antes mesmo de você sair do asfalto e entrar na mata.

No caminho, você passará por pequenos rapéis e escaladas para chegar ao topo, onde pode admirar toda a costa da Barra da Tijuca, de um lado, e a da Zona Sul do outro. As águias voando por ali completam a visão do paraíso. Lembre-se de levar comida e bastante água com você.


Dona Marta / Pedrão

Agora que esta favela tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) o seu topo vale a pena ser explorado. A vista do Cristo Redentor é inigualável daqui. O elevador leva cerca de 15 minutos para chegar ao cume e não apenas desvenda boa parte da Zona Sul mas também oferece uma visão fascinante de como a remoção das facções criminosas mudaram a vida nesta comunidade.

De lá, pode-se ver a Lagoa e toda a área entre Botafogo e Copacabana, com suas variadas construções e o grande cemitério de São João Batista. Logo atrás, a inebriante vista da praia de Botafogo com o icônico Pão de Açúcar.


Pão de Açúcar

Um dos clássicos points para ver o pôr do sol, o Pão de Açúcar e seus bondinhos ficaram imortalizados no filme 007 Contra o Foguete da Morte, assim como na memória de qualquer pessoa que tenha subido neles. Sem dúvida, espetacular praticamente todos os dias, o entardecer no outono, quando as nuvens se pintam de rosa e as luzes de Copacabana começam a brilhar, é particularmente hipnotizante. Daqui de cima, também, a Urca parece uma pitoresca vila de pescadores.


Pico da Tijuca

Para aqueles que acham que a Pedra da Gávea parece “um pouco demais”, o ponto mais alto da Floresta da Tijuca tem a vantagem de oferecer um estacionamento para carros a cerca de ¾ do caminho para o cume, o que significa que o topo pode ser conquistado mesmo nos dias quentes de verão, sem o risco de ninguém morrer de cansaço.

A Zona Norte e a Baixada Fluminense podem ser vistas daqui, e a visão do estádio do Maracanã é magnífica. Também oferece a chance perfeita para entender como o mosaico geográfico da cidade se encaixa, levando a todas as variações de comentários do tipo “ah, agora que eu entendi a geografia do Rio!”


Baía de Guanabara

Não se trata apenas de subir ao topo e olhar tudo de cima, afinal, o Rio é igualmente lindo ao nível do mar. Há uma boa razão para que os passeios de barco que saem da Marina da Glória sejam tão populares e não é apenas por causa das caipirinhas, dos biquínis e da música. Para ver como esta metrópole abraça toda a costa do Aeroporto do Galeão até a praia do Leblon, estique suas pernas e sinta as águas da Baía aos seus pés.