sábado, 31 de agosto de 2013

Saquarema festeja o Círio mais antigo do país

Saquarema festeja o Círio mais antigo do país

Quinze mil pessoas são esperadas na terceira maior festa católica do Brasil, que celebra Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da cidade na Região dos Lagos

MARIA LUISA BARROS
Rio - Saquarema, conhecida por muitos praticantes do surfe como a capital brasileira do esporte, se transforma uma vez por ano na cidade da fé. Distante cerca de 100 quilômetros do Rio, o município da Região dos Lagos está em festa para celebrar o mais antigo Círio do país — o primeiro ocorreu em 1630 —, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. O evento, considerado a terceira maior festa católica do Brasil, foi aberta oficialmente ontem, com queima de fogos.
Este ano são esperados 15 mil fiéis na procissão da padroeira, marcada para o próximo domingo, dia 8. De barcos, motos, carros ou bicicletas, devotos vão mostrar toda a sua fé nos Círios das Águas e das Rodas, que percorrerão toda a região.
A professora Lucinéia Vignoli, 50 anos, recebeu do padre Mário César da Costa a missão de organizar a festa. O marido, o professor Rodolfo Moreira, 59, e toda a família foram envolvidos nos preparativos, inclusive na arrecadação de prendas, que podem ser doadas até sábado na casa da festeira, mais conhecida por Neinha, na Avenida 8 de Maio 92.
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é centro da festa religiosa e um dos principais pontos turísticos da cidade, com vista para a praia e a lagoa
Foto:  Paulo Lulo / Agência O Dia
“A gente trabalha da hora que acorda até dormir. A devoção à Nossa Senhora compensa o cansaço”, diz Neinha, que já sabe o que pedir à padroeira. “Que ela traga calma para o mundo. As pessoas estão muito violentas”, diz.
A devoção do marido Rodolfo foi passada pela mãe, Nazareth, que nasceu no dia da padroeira e o levava ao Círio quando tinha apenas 8 anos. Operado recentemente, ele também é só agradecimentos. “A Ciência provou que quem tem fé cura seus males”.
Aquecimento do comércio é comemorado
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Saquarema prevê aumento de 50% no faturamento do comércio na região, nesses dias de festa. “O Círio de Nazaré é um acontecimento que aquece o comércio, principalmente o do Centro, onde fica a Igreja Matriz”, anima-se o presidente da entidade José Luiz Soares.
No comércio, quanto mais próximo da Igreja Matriz, maior o lucro. A pousada Canto da Vila, em frente à Praia da Vila, fechou todas as reservas um mês antes do evento religioso.
“Os 30 quartos estão ocupados. Os devotos preferem ficar do lado da Igreja. Não precisam fazer a peregrinação”, brinca a gerente Edjane Azevedo.
PROGRAMAÇÃO
Hoje: 8h – Círio das Rodas saindo da Igreja Matriz e bênção dos veículos; 20h30 - Missa;
Amanhã: 20h – Missa;
Terça: 20h – Missa;
Quarta: 20h – Missa;
Quinta:> 20h – Missa
Sexta-feira: 20h – Missa; 19h30 e 21h – Shows com artistas locais na Praça Macedo Soares;
Sábado: 6h – Alvorada com sinos e queima de fogos; 10h – Missa; 12h – Veneração à imagem da padroeira; 14h– Círio das Águas – Procissão Marítima com bênção aos pescadores; 17h – Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, na Matriz;20h–Missa com o Coral de Petrópolis; 19h30 e 21h – Shows com artistas locais na Praça Macedo Soares;
Domingo – 5h – Alvorada, com sinos e queima de fogos. Missa às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h e missa solene às 12h, como o coral de Petrópolis; 14h – Leilão de prendas e de animais de várias espécies na Praça Macedo Soares; 18h – Missa; 20h - Procissão; 21h30 – Queima de fogos, encerrando as festividades.
    Tags: Igreja , Festa , Religião

    Olimpíadas do Rio correm risco

    Olimpíadas do Rio correm risco

    Relatório do Comitê Olímpico Internacional enumera problemas, como atrasos nas obras de infraestrutura

    LEANDRO EIRÓ
    Rio - Um relatório do Comitê Olímpico Internacional (COI), obtido pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’, relata que a preparação e o financiamento para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro sofrem com consideráveis atrasos que colocam o evento em risco.
    O documento destaca as obras incompletas, a falta de projetos para locais que vão abrigar algumas provas, a fraca infraestrutura de transportes da cidade e o déficit na rede hoteleira.
    O informe técnico está dividido em 44 capítulos que avaliam como está a preparação do evento. Eles estão classificados por três cores: em verde estão os projetos dentro do cronograma; em amarelo, os que estão com risco de atraso; e em vermelho os problemas que já colocam em xeque a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio.
    As obras da Linha 4 do metrô: COI pede alternativa em caso de atraso
    Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
    Faltando três anos para as competições olímpicas na cidade, o relatório mostra, além do despreparo do Rio, problemas financeiros como a falta de verba e de patrocinadores. Segundo o COI, apenas metade da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio está concluída.
    Uma das maiores preocupações do Comitê Olímpico Internacional é quanto à infraestrutura da cidade. Nos transportes, o COI pede “monitoramento muito cuidadoso” da Linha 4 do Metrô, da Transolímpica, da Transbrasil e das obras entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, todas atrasadas. Neste domingo, o documento deve ser apresentado oficialmente em reunião entre o COI, setores do governo e organizadores do evento.
    Da Linha 4 aos locais de provas
    TRANSPORTES - O comitê teme pela frota insuficiente de ônibus e pede, em caso de falha para a Linha 4 do Metrô, um plano alternativo.
    ESTÁDIOS - No caso do Maracanã, processos judiciais podem atrasar os planos de adequação do complexo. O Engenhão, atualmente embargado, necessita de um plano mais consistente.
    DEODORO - Comitê pede “urgência máxima” no planejamento, licitações e construção do complexo esportivo. Projeto teria que estar pronto em maio de 2012.
    HOTÉIS - Também classificado em vermelho pelo Comitê. Até agora foram contratados 19,2 mil quartos.
    AEROPORTOS - Avaliados com sinal amarelo, pelo adiamento do plano operacional de novembro de 2013 para março de 2014.
    INSTALAÇÕES - Maior preocupação da entidade. Há esportes que ainda não estão com seus locais de competição confirmados. Organizadores estariam mudando planos com frequência.
      Tags: Olimpíadas , Obras

      Ex-deputado é acusado de abuso sexual de crianças adotadas por ele no Sul

      Ex-deputado é acusado de abuso sexual de crianças adotadas por ele no Sul

      Parla ganhou destaque por desenvolver projetos para cuidar de crianças carentes que dura mais de 30 anos

      O DIA
      Santa Catarina - A CPI da Exploração Sexual fez uma diligência em Florianópolis, (SC), nesta sexta, para investigar e ouvir, em sigilo, envolvidos no caso do ex-deputado estadual Nilson Nelson Machado, o Duduco, acusado de maus tratos e abusos sexuais. O ex-deputado ganhou destaque por desenvolver projetos sociais e cuidar de crianças carentes em um lar-abrigo, a Creche do Duduco, trabalho que dura mais de 30 anos. Algumas crianças foram adotadas por ele e o denunciaram. A CPI, presidida pela deputada federal Érika Kokay (PT-DF), formalizou um pedido de proteção policial para a advogada das vítimas Jackie Franciele Anacleto.
      Relatora da CPI, a deputada federal Liliam Sá (PR-RJ) foi ao Tribunal de Justiça do estado e pediu ao presidente, desembargador Claudio Dutra, que faça um levantamento sobre as adoções feitas por Duduco, a fim de verificar se são legais. A deputada estranhou o fato de Duduco ter adotado há mais de 20- um dos adotados tem 28 anos – já que naquela época as adoções geralmente eram feitas por casais.
      Já na visita da Comissão à Procuradoria Geral do Estado, ficou acertado que o promotor de justiça criminal da capital, Rafael de Morais Lima, vai ajuizar o caso no início de setembro, ou seja vai acatar a denúncia.
      Na 6ª DP, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e à Mulher, onde está registrado o caso, impera a falta de estrutura. “A delegacia tem dois cartórios. Um tem um escrivão para 1.200 processos e o outro tem 1000 processos e nenhum escrivão”, disse a deputada Liliam Sá.
      Segundo a promotora de justiça da Infância e da Juventude da Capital, Cristiane Rosália Maestri, só este ano o Disque 100 enviou, para a Promotoria, 255 casos registrados de violência sexual em Santa Catarina.
        Tags: Estupro

        Rompimento de dique atinge cerca de 700 casas em Porto Alegre

        Rompimento de dique atinge cerca de 700 casas em Porto Alegre

        Cerca de mil pessoas foram afetadas pelo rompimento. Moradores foram encaminhados para Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha

        AGÊNCIA BRASIL
        Brasília – O rompimento de um dique de contenção da represa do Rio Gravataí, na madrugada deste sábado, provocou alagamento no bairro Sarrandi, em Porto Alegre. Segundo o secretário de Defesa Civil, Ernesto Teixeira, cerca de 700 casas foram atingidas. "É a maior tragégia de derramamento de água [em Porto Alegre] depois da grande enchente de 1941", avaliou Teixeira em entrevista por telefone à Agência Brasil.
        Ruas ficaram cheias d’água o dia todo. Dique foi reparado com pedras, areia e brita. Ninguém se feriu
        Foto:  Cristine Rochol / PMPA
        A prefeitura informou ainda que o trecho fissurado passa por reconstrução com areia e brita. De acordo com o secretário da Defesa Civil, a água ainda está subindo, porque o dique ainda não foi totalmente recuperado. Funcionários da prefeitura trabalham no local desde a 1h.
        Os moradores atingidos estão sendo removidos para Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha. A prefeitura providenciou alimentação para cerca de mil pessoas afetadas pelo rompimento. De acordo com a prefeitura, não há registro de feridos.
        Segundo a prefeitura, as causas do rompimento estão sendo apuradas. Como medida de segurança, foi interrompida a transmissão de energia elétrica na região durante a noite e o início da manhã, mas o fornecimento já foi normalizado.
          Tags: Dique , Porto Alegre

          Prefeitura paga 6,75% de reajuste a servidores

          Prefeitura paga 6,75% de reajuste a servidores

          Aposentados e pensionistas recebem amanhã. Na terça, é a vez dos ativos

          ALESSANDRA HORTO
          Rio - Sai esta semana o reajuste de 6,75% para 165 mil integrantes da Prefeitura do Rio. Os novos benefícios dos servidores aposentados e pensionistas entram na conta a partir de amanhã. Já os funcionários ativos recebem na terça-feira. O percentual é o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E), entre junho de 2012 e julho de 2013.
          Os profissionais da Educação recebem o aumento em meio à greve que completa hoje 25 dias e com a expectativa de ver os salários novamente reajustados com a implementação do novo plano de cargos e salários do município.
          Professores da rede municipal estão em greve desde 8 de agosto
          Foto:  Severino Silva / Agência O Dia
          O aumento será resultado dos 8% de reajuste em cima dos pisos de cada categoria pertencente ao magistério.
          NOVO PLANO ATÉ O DIA 16
          Na última sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes publicou decreto que formaliza a redução de 90 para 30 dias o tempo de atuação do grupo de trabalho com o objetivo de estudar e elaborar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Municipais da Educação. O texto deverá estar pronto em até 30 dias, contando a partir de 16 de agosto de 2013.
          Após o prazo, a prefeitura vai encaminhar o projeto para votação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
          Confira alguns exemplos
          Professor I (Nível Superior, licenciatura plena, 30 horas): De 0 a 5 anos: R$ 2.879,89. Mais de 25 anos: R$ 3.644,31.
          Professor I (Nível Superior, licenciatura plena, 40 horas): De 0 a 5 anos: R$ 3.840,16 . Mais de 25 anos: R$ 4.859,01.
          Professor II e de Educação Infantil: De 0 a 5 anos: R$ 1.224,53. Mais de 25 anos: R$ 1.549,43.
          Assistente Social: De 0 a 2: R$ 933,67. Mais de 14 anos: R$ 1.434,40.
          Auxiliar de Enfermagem: De 0 a 3: R$ 965,83. Mais de 10: R$ 1.092,51.
            Tags: Professores , Greve , Servidores

            Sistema reduzirá em até 30% espera para agendar perícia

            Sistema reduzirá em até 30% espera para agendar perícia

            Modelo será implementado em agências do INSS de Ramos e da Ilha a partir de outubro

            O DIA
            Rio - A implantação do Sistema Integrado de Benefícios (Sibe) em agências do INSS vai permitir a redução do tempo de espera para agendar perícias médicas na concessão de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente — os chamados benefícios por incapacidade. A nova tecnologia também garantirá maior consistência na elaboração de laudos médicos por parte dos peritos.
            No Rio, duas agências da Gerência-Executiva Norte serão as primeiras a adotar o Sibe (Ramos e Ilha do Governador) a partir de outubro. A estimativa é de que com o novo modelo, segundo o gerente-executivo, Alexandre Maia, o tempo de espera para agendar caia até 30%. De acordo o INSS do Rio, segurados levam, em média, 18 dias para marcar consultas na agência da Ilha e 15 dias, em Ramos.
            Com o Sibe, as vagas para perícias serão atreladas às agências e não mais às agendas dos médicos peritos
            Foto:  Agência Brasil
            “O novo sistema vai gerenciar todas as espécies de benefícios previdenciários. Vamos começar o programa piloto pelos benefícios de incapacidade. Ramos e Ilha vão dar a partida em outubro e, até o fim do ano, teremos resultados”, explica Maia, ressaltando que no começo de 2014, Padre Miguel e Realengo, na Zona Oeste, também receberão o Sibe.
            FIM DE DIVERGÊNCIA
            Alexandre Maia informou à coluna que o sistema novo tentará acabar com uma das grandes reclamações dos segurados do INSS que buscam benefícios por incapacidade: divergência em relação aos resultados dos laudos médicos.
            “O Sibe vai exigir que o perito forneça mais dados sobre o segurado para a formulação dos diagnósticos. A decisão final continua técnica do perito, mas não vai poder divergir de parâmetros, baseados em critérios da Organização Mundial de Saúde, que o sistema considera para conceder os benefícios”, esclarece.
            Informações vão ser analisadas
            Ao receber informações do segurado, o sistema fará "crítica", comparando o que foi passado pelo perito com o que consta no banco de dados do INSS. “O perito informa que o segurado tem determinada incapacidade e necessita de dois meses de afastamento, por exemplo. O sistema baterá os dados para ver se o problema é compatível com os parâmetros do banco de dados. Pode acontecer que o segurado precise de mais tempo de afastamento. Ou vice-versa”, resumiu Alexandre Maia, destacando que se houver disparidade, o perito terá que justificar.
            Sem precisar remarcar
            O Sibe ajudará em casos de pedidos de prorrogação de licença pelo fato de o segurado não precisar mais agendar nova perícia. “Você ocupa a agenda com pedido de prorrogação. A tendência é aumentar o tempo de afastamento sem a necessidade de o segura ter que fazer reagendamento”, acredita o gerente.
            Alexandre Maia explica que as vagas agora não serão mais vinculadas às agendas dos peritos, mas sim às agências. “Evitará de perder a a vaga se o perito faltar”, diz.
              Tags: INSS , Agências

              IPTU: hora de buscar desconto

              IPTU: hora de buscar desconto

              Deste domingo até dia 30, contribuinte que utiliza a Nota Carioca pode pedir abatimento no imposto

              ANGÉLICA FERNANDES
              Rio - Setembro será decisivo para quem quiser obter descontos, e até a isenção, do IPTU de 2014. A partir de hoje, contribuintes que utilizam a Nota Carioca terão 30 dias para pedir abatimento do imposto - que pode chegar a 100%. Um único imóvel poderá receber créditos através de várias pessoas, bem como um único CPF pode direcionar os descontos para mais de um imóvel.
              Esta será a primeira vez que a Secretaria Municipal de Fazenda concederá desconto integral para o IPTU. No total, 71.544 cariocas pediram a redução, e mais de 50 mil imóveis receberam o benefício. Os créditos ultrapassaram R$ 4 milhões.
              Para abocanhar a dedução do imposto é preciso se cadastrar no site da Nota Carioca (www.notacarioca.rio.gov.br ). Atualmente, a Fazenda contabiliza 600 mil contribuintes que têm créditos, mas ainda não se cadastraram.
              No site, o cidadão deve apontar o número de inscrição do imóvel, presente no carnê de pagamento do imposto, e direcionar qualquer percentual de crédito. Para este direcionamento é preciso ter no mínimo R$ 1 acumulado no sistema.
              Os descontos valem para imóveis residenciais e não residenciais, desde que estejam inscritos no município do Rio. As propriedades que só possuem a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo estão fora do abatimento. Quem não quiser desconto no IPTU pode resgatar os créditos em dinheiro. Desde março, o contribuinte já solicita a restituição do Imposto Sobre Serviços (ISS) através da conta-corrente do próprio usuário.
              Este benefício está disponível para as 405 mil cadastrados no sistema da Nota Carioca e pode ser acionado a qualquer momento. O depósito é feito sempre no mês seguinte da solicitação, mas, para isso, é preciso que o usuário tenha pelo menos R$ 25 em créditos.
              Desde que a Nota Carioca começou a circular na cidade, em 2011, 326 milhões de notas já foram emitidas. A lista de prestadores é extensa. São mais de 15 serviços que vão desde despesas com saúde e veterinária até hospedagem e eventos. O estabelecimento que oferece estes atendimentos é obrigado a emitir a nota.
              Créditos de 2011 à espera de resgate
              Os contribuintes que fizeram créditos com a Nota Carioca 2011 também têm até o dia 30 para resgatar benefícios. Se o usuário não usá-los — seja para restituição em dinheiro ou abatimento do IPTU — perderá o direito a receber o crédito. Na Secretaria de Fazenda, há R$ 17,4 milhões — referentes ao ano de 2011 — à espera dos cariocas.
              O estoque válido para este ano já chega a R$ 62 milhões. A Prefeitura do Rio pede que o contribuinte faça o remanejamento dos créditos o quanto antes, para que não haja desperdício do benefício. A Nota Carioca também realiza sorteio entre os seus contribuintes. Treze premiações foram feitas, e a gratificação já chegou a até R$ 1 milhão.
              O último sorteio foi no início de agosto, e os próximos serão em comemoração ao Dia das Crianças (9/10) e ao Ano-Novo (28/12). Para concorrer a bolada extra, basta pedir a Nota Carioca e acompanhar o processo pelo site. O sorteio é articulado pelo CPF do contribuinte.
              O resgate do prêmio varia de acordo com o valor. Se a recompensa for alta, o usuário precisa comparecer à Secretaria de Fazenda e aguardar até 30 dias para receber o dinheiro.
                Tags: IPTU , Desconto