terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Dia do Esportista

O Dia do Esportista é comemorado anualmente em 19 de Fevereiro.

A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a pratica do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.

O exercício físico atrelado com uma dieta saudável é recomendado por todos os especialistas em saúde para manter uma boa qualidade de vida.

Aprender a trabalhar em equipe, concentração, paciência, cooperativismo e fortalecimento muscular são algumas das várias vantagens que a pratica do esporte garante para o ser humano, seja fisicamente ou mentalmente.

Origem do Dia do Esportista

O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 06 de Julho de 1993, conhecida como "Lei Zico".

No artigo 54 constava que o dia 19 de Fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

A Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por "Lei Pelé" ou "Lei do passe livre", revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de Junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico.

No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Dia do Repórter

O Dia Nacional do Repórter é comemorado anualmente em 16 de Fevereiro no Brasil.
A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público. 
Todo o repórter é jornalista, mas não são todos os jornalistas obrigatoriamente repórteres.
O repórter é um cargo que pode ser ocupado por um profissional que foi habilitado, através do curso de Jornalismo, para desempenhar a comunicação social por meio das mídias.
A principal tarefa do repórter é a cobertura de pautas e notícias, com investigação profunda dos fatos, entrevistas e produção de um texto explicativo, imparcial e direto para o leitor ou telespectador.
O cargo de repórter está presente em todas as áreas da comunicação social, seja na televisão, rádio, internet ou jornalismo impresso. 
A figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdos apurados e com qualidade profissional.
No Brasil ainda são comemoradas datas específicas para o Dia do Repórter Fotográfico (02 de Setembro) e o Dia do Repórter Policial (31 de Outubro).

Mensagem para o Dia do Repórter

"Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma...!!!... Parabéns pelo seu dia, repórter...!!!"
"O repórter é o profissional caçador de notícias que nos informa a cada dia de todos os fatos ocorridos no mundo".