sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Dia do Repórter

O Dia Nacional do Repórter é comemorado anualmente em 16 de Fevereiro no Brasil.
A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público.

Todo o repórter é jornalista, mas não são todos os jornalistas obrigatoriamente repórteres.
O repórter é um cargo que pode ser ocupado por um profissional que foi habilitado, através do curso de Jornalismo, para desempenhar a comunicação social por meio das mídias.
A principal tarefa do repórter é a cobertura de pautas e notícias, com investigação profunda dos fatos, entrevistas e produção de um texto explicativo, imparcial e direto para o leitor ou telespectador.
O cargo de repórter está presente em todas as áreas da comunicação social, seja na televisão, rádio, internet ou jornalismo impresso.

A figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdos apurados e com qualidade profissional.
No Brasil ainda são comemoradas datas específicas para o Dia do Repórter Fotográfico (02 de Setembro) e o Dia do Repórter Policial (31 de Outubro).
Mensagem para o Dia do Repórter
"Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma! Parabéns pelo seu dia, repórter...!!!"
"O repórter é o profissional caçador de notícias que nos informa a cada dia de todos os fatos ocorridos no mundo".





terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Dia Mundial do Rádio.

O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro.
A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos.
O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
Origem do Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem a primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946.
A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.