sábado, 4 de maio de 2019

Dia Internacional do Bombeiro

O Dia Internacional do Bombeiro observa-se anualmente 04 de Maio.
A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.
Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 04 de Maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros.
Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de Novembro.
Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros.
Uma das formas de agradecer aos heroicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.
Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.
Nesta data a prevenção de incêndios está também em destaque, com a realização de atividades em escolas e comunidades.



quarta-feira, 1 de maio de 2019

O MOVIMENTO MAIO AMARELO

O MOVIMENTO MAIO AMARELO
O QUE É...???
É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
OBJETIVO
Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito.
Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades
POR QUE MAIO...???
Em 11 de Maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
POR QUE AMARELO...???
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
SOBRE A DÉCADA DE AÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.
Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo.
Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.
Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.
A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.



Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de Maio em diversos países do mundo.
O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.
Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.
Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.
Origem do Dia do Trabalho
Até meados do século XIX, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam.
Mas, a partir de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 08 horas diárias), e nesse mesmo dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos.
Os conflitos estadunidenses ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket.
Três anos após as manifestações nos Estados Unidos (20 de Junho de 1889, precisamente), foi convocada em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de Maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago.
No dia 23 de Abril de 1919, o Senado francês ratificou as 08 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de Maio como feriado. Após alguns anos, outros países também seguiram o exemplo da França e decretaram o dia 1º de Maio como feriado nacional dedicado aos trabalhadores.
Dia do Trabalho nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos e Canadá, o Dia do Trabalho é conhecido como Labour Day e é celebrado na primeira segunda-feira do mês de Setembro.
Dia do Trabalho no Brasil
No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido a partir de 1925, através de um decreto assinado pelo então presidente Artur Bernardes.
A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.
O dia é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil para revindicar melhores condições de trabalho.
URSS e Países Socialistas
Na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e em países de orientação socialista, o 1º de Maio era a festa mais celebrada do calendário civil.
Realizavam-se desfiles e feiras industriais onde o trabalhador era o protagonista.
Mensagem para o Dia do Trabalhador
Abençoadas são as mãos dos trabalhadores, responsáveis por fazer o motor da nossa nação em constante funcionamento! Feliz Dia do Trabalho...!!!
Como já diz o conhecido ditado: "o trabalho dignifica o homem!" Feliz Dia do Trabalhador...!!!
Não importa se é médico, advogado, empresário, faxineira ou porteiro.
Todos os trabalhos são dignos e os trabalhadores devem ser respeitados e reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade...!!!
Feliz Dia do Trabalho..!!!



domingo, 28 de abril de 2019

O Dia da Educação:

O Dia da Educação:
O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de Abril.
A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.
Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.
A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.
Dia da Educação:
O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.
O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.
No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de Agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Origem do Dia da Educação:
O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de Abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.
Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.
Atividades para o Dia da Educação:
Nesta data, instituições de ensino, como escolas e universidades, por exemplo, podem organizar diversas atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação da criança e do adolescente.
Frases sobre Educação:
- A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui. ( Rousseau)
- A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. (Aristóteles)
- O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. (Immanuel Kant).
- Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. (Derek Bok)