sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TRENAMENTO E PREPARAÇÃO DE GOLEIROS!



Treinamento para goleiros 2

ESTRUTURA DE TREINAMENTO DE GOLEIROS
QUALIDADES FÍSICAS PERTINENTES AO TREINAMENTO DE COLEIROS
1. Resistência muscular localizada e muscular geral
2. Resistência aeróbica
3. Resistência anaeróbica lática
4. Resistência anaeróbica alática
5. Força dinâmica
6. Força explosiva
7. Agilidade
8. Velocidade de reação
9. Coordenação
10. Flexibilidade
FUNDAMENTOS TÉCNICOS PERTINENTES AO TREINAMENTO DE GOLEIROS
1. Pegada
2. Reposição com a mão
3. Reposição com o pé ( bola em jogo ; bola atrasada; balão; tiro de meta)
4. Entrada de frente ( bola rasteira; bola quicada)
5. Queda lateral ( bola rasteira; bola meia-altura; bola altura máxima; bola quicada)
6. Saída de gol por baixo
7. Saída de gol pelo alto ( em soco ; dominada)
SITUAÇÕES DE JOGO
1- Posicionamentos e emprego das técnicas
AQUECIMENTO DE TREINO
AQUECIMENTO DE JOGO
AVALIAÇÕES DE JOGOS
Qualidades físicas:
Resistência muscular
Definição: Existem dois tipos de resistência muscular: a muscular geral e a muscular localizada.
A resistência muscular geral refere-se a mais de um sétimo a um sexto da musculatura esquelética total, e é limitada pela capacidade dos sistemas respiratórios e cardiovascular e pelo fornecimento de oxigênio. Esta resistência muscular geral é expressa em função do consumo máximo de oxigênio.
A resistência muscular localizada refere-se a menos de um sétimo ou um sexto da musculatura esquelética total e é, paralelamente à resistência geral, determinada em grande parte pela força específica, pela capacidade anaeróbica e pelas formas limitantes da força como resistência de velocidade, resistência de força e resistência de força rápida, bem como pela especificidade das disciplinas para a coordenação neuromuscular. Em suma, a resistência muscular localizada é a capacidade que um músculo tem de realizar o maior número possível de movimentos em uma unidade de tempo.
Resistência aeróbica
Definição: Atua sob o ponto de vista da mobilização energética para o músculo. Na resistência aeróbica há oxigênio suficiente para a queima oxidativa de substâncias energéticas.
- São estímulos de média ( 2 a 8 minutos ) e de longa duração ( acima de 8 minutos ) utilizando energia da glicose e dos ácidos graxos.
Resistência anaeróbica alática
Definição: Mobilização energética sem utilização do oxigênio , em um espaço de tempo de O a 10 segundos, utilizando o fosfogênio como fonte de energia imediatamente disponível para o músculo.
Resistência anaeróbica lática
Definição : São estímulos de 10 segundos a 2 minutos , utilizando a quebra do glicogênio muscular com rapidez com uma taxa respectivamente alta de formação de lactato.
Força dinâmica
Definição: Força que o sistema neuromuscular pode desenvolver por uma contração voluntária dentro de uma determinada seqüência de movimentos.
Força explosiva
Definição : Capacidade de desenvolver uma força num curto intervalo de tempo. A força explosiva depende da velocidade de contração das unidades motoras das fibras musculares. (f. exp. força x velocidade)
Agilidade
Definição : Capacidade que o atleta tem em mudar de direção e sentido o mais rápido possível.
Velocidade de reação
Definição: Capacidade de reagir a um estimulo num menor espaço de tempo . É uma forma de velocidade pura e depende do sistema nervoso central e de fatores genéticos.
Coordenação
Definição : Também ligada diretamente ao sistema nervoso central, capacitam o atleta para ações motoras em situações previsíveis (estereótipos) e imprevisíveis (adaptação) e para o rápido aprendizado e domínio de movimentos no esporte, fazendo com que os mesmos sejam executados com economia e precisão.
Flexibilidade
Definição : Capacidade de um atleta em executar movimentos de grande amplitude , ou sob forças externas , ou ainda que requeiram a movimentação de muitas articulações.
Pegada
Definição : Ato de pegar a bola com as mãos . A palma deve ter uma superfície côncava , os dedos devem estar estendidos e abduzidos , os polegares devem unir-se por trás da superfície da bola, para que a mesma não tenha como passar.
Reposição com a mão
Definição : Quando o atleta , após dominar a bola com as mãos , a coloca em jogo com a mesma . A reposição com a mão pode ser rasteira ou alta.
A reposição rasteira deve ser empregada quando o companheiro estiver próximo e sem nenhum adversário entre o goleiro e o seu companheiro, facilitando a recepção da bola.
A reposição alta, deve ser empregada para médias e longas distâncias , e a bola deve sair sempre por cima da cabeça e na linha do ombro , para que a mesma descreva uma trajetória retilínea e facilite a recepção da bola por seu companheiro.
Reposição com pé
Definição: Quando o goleiro usa os pés para devolver uma bola, podendo ser um passe ou apenas um chute para frente.
A reposição com pé pode se dar com a bola em jogo vindo do adversário, vindo atrasada por um companheiro, pode ser reposta em balão ( chute com a bola saindo da mão), e em tiro de meta. Com a bola em jogo, o goleiro deve sempre tirar a bola da frente do gol independente do lado, por questão de segurança.
Em forma de balão, o atleta deve treinar de forma que encontre uma boa alavanca entre o pé de apoio e o pé que chutará a bola, o tronco deve inclinar levemente para frente e para o lado da perna de apoio.
O tiro de meta deve ser executado de forma que o pé de apoio fique ao lado da bola no momento do chute, a distância da bola até o pé de apoio deve ser encontrada individualmente com o treinamento, o pé que chutará a bola deve tocar a mesma o mais embaixo possível, para que a bola suba e alcance, no mínimo, o meio de campo.
Entrada de frente
Definição: Quando o goleiro defende a bola colocando o corpo atrás da mesma , podendo ser com queda ou não , em bola rasteira, quicada ou à altura do tronco.
O tronco deve entrar paralelo ao chão , os braços e as mãos devem estar paralelos , a perna deve atacar sempre para a diagonal, para que os braços entrem atacando a bola pelo espaço existente entre a perna de ataque e a que irá flexionar posteriormente.
Queda lateral
Definição: Quando o atleta defende uma bola, chutada pelo adversário, dominando-a ou espalmando-a, podendo ser uma bola rasteira, à meia altura, quicada ou altura máxima usando as duas mãos para dominar ou para espalmar, ou apenas uma para espalmar.
Imediatamente antes do chute, o atleta deve estar com o tronco paralelo ao chão, podendo dar passada lateral e diagonal ou apenas a diagonal para acelerar o movimento utilizando a perna do lado da bola para impulsão.
As mãos devem sempre atacar a bola para dominá-la ou espalmá-la, sendo que quando a bola for muito longa, devemos espalmá-la com uma das mãos apenas para que tenha um alcance maior, e sendo assim, quando a bola vier de forma que o atleta a veja lateralmente, deve usar a mão do lado que estiver a bola . Quando o atleta ver a bola acima de sua cabeça, deve entrar com a mão do lado oposto do que estiver a bola.
Quando a bola vier mais curta, rasteira, e em condições de ser dominada, uma das mãos do atleta deve entrar atrás da mesma e a outra por cima, sendo que para isto, o ombro deve girar para cima da bola. Quando vier alta, a pegada deve ser a mesma da bola frontal.
Saída de gol por baixo
Definição: Usando de velocidade de deslocamento e dos mesmos princípios da queda lateral, a saída de gol por baixo é quando o goleiro sai para dividir ou não, uma bola que venha lançada ou dominada por ou com um atacante, até o limite de sua grande área.
Saída de gol pelo alto
Definição: São as defesas em bolas altas sobre a área. Podem ser realizadas dominando ou socando a bola. As saídas devem ser feitas, sempre que possível, em linha reta, atacando a bola no ponto mais alto, em velocidade e procurando impulsionar com apenas uma das pernas, de preferência com a perna do lado que chega a bola, ocasionando assim, uma vantagem no movimento, com a transformação de energia cinética (velocidade) em energia potencial (altura), já que não haveria inércia, como ocorre nos casos em que o atleta salta com as duas pernas juntas.
Situações de jogo
Definição : São situações simuladas em treinamento, para um aperfeiçoamento do posicionamento, e o emprego das técnicas trabalhadas nos treinamentos de fundamentos.
Aquecimento de treino
Definição : Preparação do atleta a nível orgânico e motivacional, para executar o treinamento da melhor forma possível. O aquecimento de treino deve sempre buscar atingir a especificidade do trabalho a ser realizado, ou seja, a nível físico deveremos começar atingindo a valência física que vai ser trabalhada, e a nível técnico deve funcionar como uma regulagem motora.
Aquecimento de jogo
Definição Preparação do atleta a nível orgânico e motivacional , visando ao jogo. O aquecimento de jogo deve visar fazer uma regulagem motora de algumas técnicas básicas e, principalmente procurar elevar ao máximo o estado de alerta do atleta, sem a necessidade de elevar em demasia a sua freqüência cardíaca. A intensidade do aquecimento deve respeitar a individualidade de cada atleta, sem que essa individualidade venha a influenciar negativamente em sua performance na partida.
Avaliações de jogos
Definição : As avaliações de jogos são as análises que fazemos das atuações de cada atleta em uma partida oficial ou amistosa.
Para a realização desta avaliação , utilizamos o recurso de uma filmadora, para captar todos os movimentos que o atleta faz durante a partida, que serão posteriormente analisados pelo treinador, e antes da próxima partida, apresentado também para o atleta.

Nenhum comentário: