São Paulo -  O dia começou chuvoso nesta terça-feira na capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) uma chuva fraca atinge diversos pontos de São Paulo. A condição de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento, persiste durante toda a manhã. Com isso, o motorista reduz a velocidade gerando acúmulo de veículos nas principais vias da cidade.
Nos primeiros momentos de medição, às 8h43, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já registrava 102 km de congestionamento na cidade. Índice é considerado acima da média para o horário. As piores vias no momento são: avenida Washington Luis, Radial Leste e marginais Pinheiros e Tietê. Motorista deve buscar alternativas. Trânsito é considerado lento com 405 km de lentidão.
Ao pegar a Radial Leste, motorista pode enfrentar trânsito complicado, na pista expressa, sentido centro. Há 4,7 km de retenção entre o início da rua Pires do Rio e Wandenkolk. As marginais também registram lentidão nos dois sentidos nesta manhã. Na Tietê, o congestionamento soma mais de 13 km em três pontos. O mais crítico está localizado, na pista expressa, sentido Castello, entre a ponte da Freguesia do Ó e a rodovia Castello Branco (7 km).
Já na Marginal Pinheiros, com 14,6 km somados, tem problemas no sentido Interlagos, na pista expressa, entre a Castello e a ponte Cidade Universitária (5,6 km). No sentido Castello, entre a ponte do Morumbi e a av. Juscelino Kubitschek, motorista encontra mais de 3 km de morosidade.
Semáforos apagados e acidentes
Pelo menos 17 semáforos estavam desligados ou no amarelo piscante em importantes vias, como avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, zona oeste; avenida dos Bandeirantes, em Moema, na zona sul; estrada do M' Boi Mirim, região de Santo Amaro, zona sul; avenidas Paulista e Rio Branco, região central; avenida Guilherme Cotching, na zona norte, avenidas Brigadeiro Faria Lima e Nações Unidas, na zona sul, entre outras.
Já em relação a acidentes, foram registrados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), até as 7h, na avenida General Ataliba Leonel, na zona norte; avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na zona oeste; estrada de Itapecerica e avenida dos Bandeirantes, ambas na zona sul; pista local da Marginal do Tietê próximo à Ponte da Freguesia, na zona norte.
Tendência
Em razão da chuva de intensidade moderada e até forte em alguns pontos, a zona sul da capital paulista e a Marginal do Pinheiros ficaram em estado de atenção entre as 4h25 e as 5h30 da manhã desta terça-feira, segundo o CGE. A chuva é consequência de uma área de instabilidade vinda do interior do Estado.
De acordo com as imagens de radar meteorológico, chove também nos municípios de Cotia, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba, a região metropolitana. A velocidade do deslocamento da área de instabilidade é alta e nas próximas horas a chuva deve atingir a região do Vale do Paraíba e o litoral sul.
Não há registro de pontos de alagamento intransitáveis na capital, onde a chuva deve permanecer durante toda a manhã. A chuva amenizou o tempo abafado da madrugada. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registravam às 5h30 uma temperatura média de 19ºC.
Nos próximos dias o tempo ficará instável na Grande São Paulo e na capital. A formação de uma área de baixa pressão no sul do País se intensifica e dará origem a uma frente fria que deve chegar no litoral paulista entre a noite desta terça-feira e a quarta-feira (24). Há probabilidade de chuvas com maior intensidade nos próximos dias.
As informações são do IG