Rio -  Muitas foram as reações no último dia 21. Para alguns, a expectativa do término do mundo. Para outros, talvez a maioria, motivos de inúmeras piadas pela descrença no assunto. Mas o fato é que o que se acabou foi mais um ano. Foram muitos os acontecimentos, alguns avanços, conquistas, porém ainda amargamos carências básicas e que necessitam atenção para, efetivamente, avançarmos enquanto sociedade e nação.
Progredimos na segurança pública, essencialmente com as UPPs, fato que já foi repetido várias vezes. Mas também assistimos essas próprias áreas registrarem problemas que demonstraram a necessidade da continuidade do projeto. Ainda choramos vítimas de balas perdidas. Avançamos com a nossa justiça. O julgamento do Mensalão foi um marco na história do país e a condenação de políticos e empresários representou mudanças culturais, embora saibamos que ainda falta muito a ser feito nessa direção.
O país, essencialmente o Rio de Janeiro, vive em compasso de espera dos grandes eventos e inúmeras obras estão sendo realizadas. Desejamos que as mesmas sejam de fato parte do legado que ficará. Madureira, na Zona Norte, foi significativamentebeneficiada e espera-se que outros bairros da região, há muito tempo abandonada, sejam também contemplados.
A área da saúde ainda agoniza. Falta saneamento básico para muitos brasileiros. Falta emprego e melhores condições de vida, pois ainda temos irmãos vivendo abaixo da linha da pobreza. Dessa forma, com a chegada de um novo ano, temos esperança em melhores dias, progredindo não só no que já está sendo feito como, principalmente, no que ainda deixamos a desejar. Feliz 2013 para todos nós.
Marcos Espínola é advogado criminalista