quarta-feira, 15 de novembro de 2017

7 sementes amigas do coração

O que têm em comum a linhaça, a chia e a quinua? Juntamente a outras, elas fazem parte do seleto grupo de 7 sementes amigas do coração, alimentos bastante versáteis, práticos e saudáveis, que trazem vários benefícios para a sua saúde.
7 sementes amigas do coração
7 sementes amigas do coração (Foto: Pixabay)
Doenças cardiovasculares são a causa da morte de milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo. Uma das maneiras de reduzir esse número é investir em uma alimentação saudável e que contribua, principalmente, para diminuir o colesterol ruim, que em altas concentrações favorece o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Entre os alimentos que possuem esse potencial, vale destacar as sementes. A seguir, vamos conhecer 7 sementes que auxiliam no controle do colesterol e ajudam a reduzir os riscos de infarto e derrame. Confira!

1- Linhaça

Grande fonte de ômega 3, a semente de linhaça é um alimento funcional e antioxidante, que contribui para controlar os níveis de colesterol e regular a pressão sanguínea, além de ótima para reduzir o stress e deixar a pele mais saudável.
Rica também em fibras lignanas, ela atua ainda no aumento da saciedade, no melhoramento do trato intestinal e na redução da absorção de açúcar no intestino, controlando a diabetes.
7 sementes amigas do coração
A linhaça regula os níveis de colesterol (Foto: Pixabay)

2- Chia

Fonte de vitaminas do complexo B e minerais como zinco, ferro, fósforo e potássio, entre outros, essa semente poderosa auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, reduzindo os efeitos dos radicais livres prejudiciais ao coração.
Ela também promove a saciedade, tem ação laxativa e combate a osteoporose.

3- Semente de Girassol

Trazendo grandes quantidades de vitamina E, um poderoso antioxidante, essa semente atua na redução do mau colesterol e protege o corpo contra a ação de radicais livres.
Os benefícios da semente de girassol incluem ainda a prevenção de vários tipos de câncer, a desintoxicação do organismo e o controle da tensão pré-menstrual.

4- Gergelim

Sua principal atuação também é na redução do colesterol no sangue, mas o gergelim possui ainda propriedades anticancerígenas e antioxidantes, além de melhorar o funcionamento do intestino.

5- Quinua

Livre de gorduras saturadas e colesterol, a quinua é uma semente adorada por nutricionistas e especialistas em saúde, devido ao seu alto valor nutricional e funcional.
Ela não só é amiga do coração, como também melhora a absorção de cálcio nos ossos, favorece a memória e facilita a liberação de serotonina no cérebro, substância que aumenta a sensação de bem-estar.

6- Semente de abóbora

Contando com boas doses de magnésio e potássio, a semente de abóbora é grande aliada da saúde do coração, contribuindo, entre outras coisas, para regular o fluxo sanguíneo.
7 sementes amigas do coração
A semente de abóbora é outra grande aliada da saúde cardíaca (Foto: Pixabay)

7- Amaranto

Entre as 7 sementes amigas do coração, vale destacar ainda o Amaranto, que possui grande capacidade de reduzir a pressão arterial e também o colesterol, contribuindo para a boa saúde do órgão.
Suas propriedades naturais incluem também o combate aos radicais livres, o aumento da oxigenação do metabolismo e o reforço do sistema imunológico, prevenindo uma série de doenças.

Nenhum comentário: