Rio -  O comércio está de olho no Natal. Faltando dois meses para a data mais esperada pelo setor, grande centros populares como a Saara e o Mercadão de Madureira, além de alguns supermercados do Rio, entram no clima de fim de ano, com lojas decoradas, estoques em alta e oferta de produtos típipos da época. Consumidores já encontram, entre outros itens, tradicionais panetones com preços a partir de R$9,99. O bacalhau, que faz tanto sucesso nas ceias, sai a partir de R$ 19,50, o quilo (Saith). Os pisca-piscas para enfeitar o ambiente também prometem esquentar as vendas.
A expectativa é de que as vendas este ano serão as melhores. Só na Saara, segundo o presidente do shopping a céu aberto, Ênio Bittencourt, os comerciantes das 1.200 lojas da região acreditam que vão vender 20% a mais do que no ano passado.
Deise Souza e Adriana Bastos foram ontem à Saara comprar produtos natalinos | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Deise Souza e Adriana Bastos foram ontem à Saara comprar produtos natalinos | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
“Aqui, vendemos de tudo, desde roupa, calçados, brinquedos e decoração. Os estoques já estão prontos e algumas lojas decoradas. Esperamos gasto médio de R$70 por cliente”, diz o presidente, ressaltando que na semana do Natal são esperados 1,5 milhão de consumidores circulando pelas 11 ruas do centro comercial.
No Mercadão, as 600 lojas já se movimentam para apresentar variedades, entre elas o pisca-pisca de dois metros com várias cores e formas. Nos mercados, as vedetes serão bacalhau e panetones. A rede Extra/Pão de Açúcar já oferece os produtos. O Mundial venderá a partir da segunda quinzena de novembro.
Árvores, guirlandas e Papai Noel também já estão nas prateleiras
Além de produtos para ceia de Natal, o comércio já atrai interessados em artigos de decoração para as festas de fim de ano. Nas Lojas da Saara, por exemplo, já é possível encontrar desde as tradicionais árvores, guirlandas e bonecos de Papai Noel, até pratos e copos com o tema.
As empresárias Patrícia Costa, 24 anos, e Priscila Silva da Costa, 27, proprietárias de shopping de atacado em Campo Grande, já começaram a pensar na decoração. “Queremos sair na frente dos outros comerciantes. A decoração é importante para incentivar os clientes a entrarem no clima, além de chamar a atenção de crianças. E a Saara é o melhor lugar para comprar, já que o preço é mais em conta”, alega Patrícia.
A cabeleireira Maria Helena Ribeiro, 61, não vê a hora de preparar a casa para o Natal. “Adoro essa época do ano. A casa fica sempre muito decorada. Tenho Papai Noel de todos os tamanhos. Gosto muito do presépio. Meus netos adoram”, conta. Deise Silva de Souza, 44, e Adriana Bastos, 41, foram à Saara procurar produtos natalinos.
Comerciante muito otimista
O otimismo dos comerciantes no Rio em boas vendas e resultados no fim de ano é confirmado por pesquisa da Fecomércio-RJ sobre encomendas e pedidos para o Natal. Segundo o levantamento, 70,5% dos empresários acreditam que o faturamento será maior do que em 2011, quando 65,5% responderam satisfatoriamente.
Perguntados se já fizeram pedidos, 60,5% informaram que sim. Eles apostam que o 13º, a restituição de IR, as férias e as desonerações tributárias de móveis e linha branca serão os responsáveis pelo aquecimento das vendas.