Sucesso na carreira: Discrição é fundamental
Rio - O mercado aquecido motiva os profissionais a buscarem uma colocação melhor do que a atual. Alguns tentam novos desafios para desenvolver competências, outros correm atrás da carreira sonhada e ainda não exercida. Mas como seria prospectar o mercado sem ser antiético ou infringir regras de etiqueta com o atual empregador? Veja alguns cuidados na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho.
Por Janaína Ferreira Alves
PERGUNTA E RESPOSTA
Estou empregado, mas gostaria de procurar outro emprego. Que cuidados devo ter para ninguém da minha empresa descobrir?>Afonso, Vila Isabel
Olá Afonso! É preciso ser discreto e ético para não prejudicar a própria imagem perante o mercado de trabalho. E isso começa por não enviar currículos ou fazer contatos para entrevistas utilizando qualquer recurso da atual empresa. O correto é usar o e-mail pessoal, o próprio celular e fazer contatos fora do horário de expediente. Vale lembrar que muitas empresas monitoram contas de e-mail corporativas dos funcionários.
Para respeitar o mercado e o atual empregador, procure marcar entrevistas fora do horário de expediente. O bom entrevistador entenderá o motivo dessa escolha. Além disso, se tiver que marcar entrevistas em locais públicos, procure um lugar discreto. Sempre há chances de ser visto por um colega de trabalho, o que comprometeria aconfidencialidade do processo e poderia colocar você em uma situação de “saia-justa”.
Tenha certeza da seriedade e do método de trabalho antes de enviar o currículo para agências de emprego. Ao responder aos anúncios de emprego “fechados”, existem casos em que o candidato envia currículo ao seu atual empregador e isso pode até terminar em demissão.
Por fim, trate o assunto com total confidencialidade e não comente com ninguém que está buscando outro emprego. A partir do momento em que o profissional demonstra interesse em sair da empresa, nem o melhor chefe do mundo vai investir nele. Apenas para os raros casos nos quais há uma forte relação de confiança com o gestor, eu sugeriria uma conversa transparente. Ou seja, precisa existir a certeza de que não ocorrerão represálias.
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário