quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Abel Braga garante lugar na história do Fluminense

POR  Hugo Perruso
Rafael Paiva
Rio -  Se alguém ainda duvidava, o título brasileiro tratou de comprovar que Abel Braga é um dos treinadores mais vitoriosos entre os 99 que já comandaram o Fluminense em toda a história. Em sua segunda passagem pelas Laranjeiras, Abelão não apenas tornou-se o quarto técnico com mais jogos pelo clube (176), como confirmou ser o de maior sucesso no Século XXI: é o único a ter três títulos, além de só ele ter começado e terminado uma mesma temporada.
Foto: Divulgação
Abel Braga em alta no Fluminense | Foto: Divulgação
As campanhas do Tricolor sob o comando do técnico já valeriam elogios. Além do Brasileiro deste ano e da briga até as últimas rodadas em 2005 e 2011, o Fluminense com Abel Braga foi à final de uma Copa do Brasil, às quartas da Sul-Americana (2005) e da Libertadores, tendo a melhor campanha da fase de grupos e só eliminado pelo poderoso Boca Juniors. Mas Abelão conseguiu mais.

Até pelo bom desempenho em todas as competições, Abel conseguiu uma proeza pouco comum em quem dirige o Fluminense, que é ficar de janeiro a dezembro. E se uma vez já é complicado nas Laranjeiras, o técnico conseguiu repetir o feito, mesmo sob pressão e risco de ser demitido, comprovando sua identificação com o clube.

“Acho que o responsável é o trabalho, a entrega. Estive para ser mandado embora três vezes. Na terceira, a vitória contra o São Paulo (pelo Brasileiro de 2011), representou a nossa arrancada. Nos últimos sete anos eu passei por apenas três clubes e tenho a consciência de que realizei bons trabalhos”, afirmou o comandante tricolor, que está nas Laranjeiras desde junho de 2011.

Antes de Abel, o último a conseguir ficar uma temporada inteira foi Carlos Alberto Parreira em 1999, quando assumiu o clube com o compromisso de tirá-lo do fundo do poço e conseguiu completar dezembro com a conquista da Série C. Outros nomes, como Renato Gaúcho, chegaram a completar um ano no comando do time, mas entre uma temporada e outra.

Abel não sabe se fica em 2013. Apesar do sucesso, as críticas e pressões foram grandes nas duas passagens, assim como as alegrias e os títulos.

Confira a lista dos técnicos que mais comandaram o Flu

1 - Zezé Moreira - 467 jogos
2 - Ondino Vieira - 302 jogos
3 - Renato Gaúcho - 186 jogos
4 - Abel Braga - 176 jogos
5 - Tim - 176 jogos
6 - Nelsinho - 155 jogos
7 - Parreira - 146 jogos
8 - Silvio Pirillo - 138 jogos
9 - Luiz Vinhaes - 137 jogos
10 - Paulo Emílio - 126 jogos

Nenhum comentário: