Rio -  A reciclagem de produtos que iriam para o lixo está ajudando a transformar vidas de jovens de comunidades pacificadas do Rio. Essa semana, 270 estudantes do Complexo do Alemão e da Mangueira, na Zona Norte da cidade se formaram nos projetos de reciclagem, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA): Fábrica Verde e EcoModa. Durante o curso, os alunos do Complexo do Alemão aprenderam a reaproveitar computadores usados e receberam lições de montagem e manutenção, internet, cidadania, empreendedorismo e educação ambiental.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nas oficinas de moda da Mangueira, os participantes praticaram corte e costura, bordado, modelagem, desenho de moda, estamparia e acessórios. Todas as peças são produzidas com retalhos, roupas e lonas de banners.
Os participantes recebem bolsa-auxílio mensal de R$ 120 e, e aqueles que se destacam tornam-se monitores e passam a ganhar R$ 600. “Nossa ideia é ir além dos muros da comunidade.Mostrar ao mundo que é possível fazer moda respeitando o meio ambiente”, diz a superintendente Ingrid Gerolimich.