Brasília -  O jornal Financial Times  publicou no blog beyondbricsespecializado em mercados emergentes, um conto de Natal no qual a presidente brasileira é uma rena chamada Roussolph e o ministro da Economia Guido Mantega é um Elfo chamado Guido. A publicação britânica lembrou que o Brasil perdeu para o Reino Unido o posto de sexta maior economia do mundo.
Foto: Divulgação
Dilma disse para jornalistas que 'não tem hipótese' de Mantega deixar governo | Foto: Divulgação
O conto começa com o Papai Noel avisando a todos que a equipe do trenó será a mesma do ano passado, com exceção do representante da América Latina. "Será Peña Nieto (presidente do México), que assume o lugar de Roussolph." Roussolph, indignada, pergunta para Papai Noel: "E o meu maravilhoso nariz vermelho brilhante?". Papai Noel argumenta que esse mesmo nariz vermelho é o problema, pois crianças não confiam em socialistas.
Foto: Reprodução Internet
Trecho da crítica sobre política econômica brasileira em formato de conto envolvendo Dilma e Mantega | Foto: Reprodução Internet
Roussolph questiona, então, a presença do líder chinês Xi Jinping, que é comunista. "Mas ele diz todas as coisas certas", retruca o bom velhinho, salientando ainda que o líder chinês "acena e sorri". Roussolph argumenta: "Mas lembre-se dos meus chifres. Eles são os sextos maiores do mundo", diz. "Não são mais", interrompe David Camerolph (referência ao primeiro-ministro inglês Cameron). Esse posto é nosso", responde Camerolph.
Nesse momento, entra Guido, o Elfo. "Ótima notícia. No próximo ano, os seus chifres vão crescer um metro", anuncia o ajudante de Roussolph. "Mas como você sabe?", questiona a chefe. "Eu fiz um cálculo completo. Tenho a previsão de todos os outros elfos e multipliquei por dois", afirma.
Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff disse, durante café da manhã com jornalistas, que "não tem a menor hipótese" de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deixar o governo "a não ser que ele queira". A presidente voltou a assegurar que o Brasil vai crescer mais em 2013 sem, contudo, mencionar o índice estimado para o ano que vem.