Estados Unidos -  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeará nesta sexta-feira o senador democrata e ex-candidato presidencial John Kerry como seu novo secretário de Estado em substituição a Hillary Clinton, segundo fontes oficiais citadas pelo "The New York Times" e a rede "CNN". O anúncio acontece no início da tarde e, segundo o jornal, Hillary não deve estar presente, já que está em casa se recuperando de uma queda na semana passada que lhe causou uma contusão na cabeça.
Apesar de sua popularidade, Hillary anunciou há meses que não continuaria com Obama em um segundo mandato porque quer descansar e passar mais tempo com sua família. A favorita para suceder Hillary era Susan Rice, atual embaixadora dos EUA na ONU, mas ela renunciou na semana passada à possibilidade de se candidatar ao cargo devido à polêmica sobre o ataque ao consulado americano em Benghazi (Líbia), onde morreram o embaixador Chris Stevens e outros três americanos, em 11 de setembro deste ano.
Tanto Obama como Hillary definiram Susan como "altamente capacitada" para o cargo, diante de várias especulações e apostas. Os republicanos no Congresso, por sua vez, alertavam que votariam contra sua nomeação porque acreditam que a embaixadora teria mentido sobre o ataque ao consulado. As críticas republicanas a Susan têm a ver com a rodada de entrevistas televisivas que ela deu dias depois do ataque em Benghazi e em que o atribuiu a protestos espontâneos ao redor do consulado, apesar de que as primeiras informações da CIA já indicassem um ataque terrorista.
A renúncia de Susan levou à nomeação de Kerry, ex-candidato presidencial democrata, hoje à frente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e com declarado interesse em dirigir a diplomacia americana.
As informações são da EFE