Vila arrebata Sapucaí de novo e dá show no desfile das Campeãs
Arlindo Cruz ironiza décimos perdidos em Samba-Enredo. Grande Rio fará modificações e Beija-Flor se mostra confiante em enredo sobre Boni
POR RAPHAEL AZEVEDO
Rio - A Unidos de Vila Isabel comemorou o título do Carnaval 2013 em grande estilo na madrugada deste domingo no Sambódromo. Última a desfilar, a escola entrou na Sapucaí ovacionada pelo público e sob os gritos de "é campeã". Eufóricos, os componentes deram um novo show de vibração e cantaram o samba a plenos pulmões. Centenas deles usavam faixas de campeão no peito.
Um dos autores do hino, Arlindo Cruz desfilou ao lado da mulher, Babi, no alto do carro de som. Antes de subir, porém, fez questão de fazer uma reverência ao Setor 1 e falou da emoção da vitória. "A Vila mereceu muito esse título. O enredo era muito bom e o samba melhor ainda. Fui campeão em 97 com um samba meu no Império no Grupo de Acesso, mas agora é outra coisa. Ter feito parceria com nosso mestre Martinho da Vila teve um sabor especial", disse.

Componente da Vila estampa orgulho do título | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Questionado sobre a perda de dois décimos no quesito Samba-Enredo pelo jurado Bruno Rodrigues, o compositor ironizou. "Pelo visto, demos azar que a única pessoa no Brasil inteiro que não gostou do nosso samba estava justamente sentada no júri. O importante é que o público adorou", criticou.

Cantora Mart'nália comemora título com sobrinho: família Ferreira em festa | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Grande Rio fará modificações
Além do novo desfile arrebatador da Vila, a noite também foi marcada pelos tradicionais buxixos em torno do troca-troca de profissionais no Grupo Especial. Sexta colocada, a Grande Rio, que terá Maricá como enredo em 2014, deverá fazer várias mudanças. "Posso dizer que haverá uma grande reformulação na escola. Não posso adiantar muito ainda, mas o fato é que a Grande Rio precisa mexer. Quando eu assumi, não sabia nada de Carnaval. Agora entendo um pouquinho e sei que precisamos melhorar", revelou o presidente Edson Alexandre.
Segundo o dirigente, os titulares da bateria e do casal de mestre-sala e porta-bandeira estão garantidos para o próximo Carnaval. Os demais segmentos deverão sofrer modificações. Nos bastidores, a saída do carnavalesco Roberto Szaniecki é dada como certa.

Ana Furtado posa com Edson Alexandre, presidente da Grande Rio | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Salgueiro sem mudanças à vista
Quinto colocado, o Salgueiro não deverá fazer mudanças. Na avaliação da presidenta Regina Celi, os acertos foram muitos e os jurados é que foram rígidos demais principalmente em Alegorias e Adereços. Segundo Regina, um almoço será realizado ainda esta semana para oficializar a renovação dos carnavalescos Renato e Marcia Lage.
Comandante da Furiosa, Mestre Marcão não escondeu a indignação com os jurados. "Tudo o que o jurado pediu e fiz. Fiz uma bossa mais curta e fiz a batida tradicional sem inventar especialmente para o julgador. Em 2014, vamos tentar recuperar esse prejuízo", disse.

Coreógrafo da comissão do Salgueiro, Hélio Bejane comemora com ator Marcelo Torreão, que viveu Chacrinha na Sapucaí | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Imperatriz: relacionamento entre intérpretes é problema
Feliz com a quarta colocação, a Imperatriz ainda não sabe se manterá Cahê Rodrigues e a dupla Kaká e Mario Monteiro. Apesar de ter trazido bons frutos para a escola, o trabalho entre os três não foi tão tranquilo assim. O presidente da verde e branco, Luiz Pacheco Drummond, no entanto, não confirmou nenhuma mudança ainda. "Preciso ver tudo isso ainda com calma. Vamos esperar passar alguns dias para definir como será o desfile do ano que vem", contou.
Questionado sobre a questão dos intérpretes Wander Pires e Dominguinhos do Estácio, o presidente foi mais enfático. "Tenho que resolver isso também. Vou ter que conversar com o Dominguinhos", disse. Desde a chegada de Wander à escola, em outubro, o relacionamento entre os dois é péssimo. A situação ficou mais nítida ainda no desfile, quando os dois nem se cumprimentaram e desfilaram em locais separados: Wander no chão e Dominguinhos no alto do carro de som.

Casal Marquinho e Giovanna deu show na Tijuca | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Na Unidos da Tijuca, o momento é de tranquilidade. Para o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, o resultado foi justo. "Ainda não quero comentar notas dos jurados, quero esperar as justificativas. O Carnaval foi disputado e a Vila levou. Cometemos alguns pecados e agora temos que lapidar esses erros e acertar na Avenida", avaliou. Casagrande, mestre de bateria da agremiação do Morro do Borel fez coro: "Bronca é arma de otário".
Beija-Flor animada com enredo sobre Boni
Vice-campeã do Carnaval, a Beija-Flor já começa a pensar no ano que vem, quando fará um desfile em homenagem a Boni, o ex-executivo da TV Globo. Neguinho da Beija-Flor é um dos maiores entusiastas da ideia. "Esse ano perdemos para nós mesmos, mas a Vila mereceu. Carnaval é assim mesmo. Ano que vem vamos brigar pelo título com um enredo sobre o meu amigo Boni", opiniou.

Boni, que será enredo em 2014, marcou presença no desfile das Campeãs | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Colaborou: Fábio Klotz
Nenhum comentário:
Postar um comentário