quarta-feira, 26 de março de 2014

Pessimista sobre Schumacher, médico diz: 'Temos a chance de nos despedir dele'

Pessimista sobre Schumacher, médico diz: 'Temos a chance de nos despedir dele'

Alemão está internado desde o final do ano passado

O DIA
França - Em coma desde o dia 29 de dezembro, Michael Schumacher não vem tendo seu boletim médico atualidado para a imprensa internacional, por conta de pedidos da sua família. Porém, o Gary Hartstein, médico-chefe da Fórmula 1 entre 2005 e 2012, afirmou nesta terça-feira em seu blog que os fãs do alemão devem estar preparados para receber notícias ruins.
Schumacher está em coma desde o final do ano passado
Foto:  Efe
"Eu sempre soube que Michael era adorado. Passei anos em circuitos tomados pela cor vermelha de bonés, bandeiras e camisetas da Ferrari. Ainda estou sensibilizado pela persistência do amor de seus fãs para ele. E, enquanto ficava preocupado sobre o que vai acontecer quando, e se, as notícias muito ruins forem anunciadas, percebi que a falta de atualizações no quadro clínico também pode ser uma chance para começarmos a nos despedir dele. E acho que este é o "benefício" inesperado da estratégia de mídia escolhida pela família de Michael. De alguma forma, acho que os fãs vão ficar bem, porque eles estão tendo tempo para processar tudo isso", afirmou.
Apesar de entender o pedido familiar, o "Dr. F-1" criticou a postura adotada pela assessoria do ex-piloto. Para Gary, o sigilo em torno do caso estimula o surgimento de informações desconexas e boatos infundados. Apesar da falta de atualizações, o americano comentou sobre a possibilidade, amplamente explorada pela imprensa internacional, de o alemão permanecer em estado vegetativo pelo resto da vida.
"Os pacientes que estão em estado vegetativo permanente têm expectativa de vida que pode variar de meses a alguns anos. Isso depende das condições físicas (extraordinárias no caso de Michael, é claro), e da qualidade dos cuidados de enfermagem, entre outros fatores imponderáveis. Eles geralmente morrem de infecções respiratórias ou urinárias. Sobrevivências mais longas já foram relatadas, mas são excepcionais", disse.
No dia 29 de dezembro de 2014, sofreu uma acidente de esqui e desde esse dia está internado em coma no Hospital de Grenoble, na França. Michael Schumacher é o maior vencedor da história da Fórmula 1 com sete títulos.

    Nenhum comentário: