terça-feira, 20 de maio de 2014

Inferno astral no Império Serrano

Inferno astral no Império Serrano

Justiça cancela eleição na escola de Madureira, que está fora do Grupo Especial há cinco anos

O DIA
Rio - Já não bastasse estar há cinco anos fora do Grupo Especial das escolas do samba do Rio, o inferno astral do Império Serrano parece piorar. A eleição para a presidência dos conselhos diretor, deliberativo e fiscal da agremiação, marcada para a manhã do último domingo, foi suspensa por tempo indeterminado graças a uma liminar concedida pela Justiça. A decisão da desembargadora Mônica Sardas fala em “suspeita de fraude” e “irregularidades na prestação de contas” da gestão atual, do presidente Átila Gomes.
A liminar foi pedida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Cosme Chagas, que recebeu as chaves da quadra. Segundo Cosme, ao ao abrir a sala da diretoria ele constatou o sumiço de todas as fichas de sócios, computadores e outros documentos.
Armários do escritório da quadra da escola foram todos revirados
Foto:  Divulgação
“Fizemos um boletim de ocorrência. Há uma saída pela lateral, acredito que foi por onde levaram os pertences”, contou o presidente do Conselho Deliberativo. Já o vice-presidente financeiro e administrativo da escola, Humberto Bethoven, diz que o sumiço não passa de uma armação. “Todo patrimônio da escola foi inventariado e assinado pelo oficial de Justiça”, defende Humberto.
De acordo com a liminar, o presidente Átila não presta contas corretamente desde 2011, quando assumiu. A suspensão da eleição teve cenas constrangedoras, com direito a oficial de Justiça na quadra. A fraude citada na liminar é o aumento desproporcional de sócios, informado por Átila em reunião há cerca de seis meses. “Passamos de 1.480 sócios em 2011, para 4.000”, contou a candidata Vera Lúcia Souza.
Cosme afirma que essas pessoas a mais ‘não são sócios legalmente’. “A gestão do Átila botou mais de 3 mil associados irregulares, sem pagar. Essas pessoas não têm legitimidade para votar”, argumenta ele. Temporariamente à frente da agremiação, Cosme pretende recadastrar todos os sócios, já que a escola está sem informações de associados, devido a falta dos computadores e documentos. A chapa de situação é a “Sou Império Serrano”, liderada pelo ex-vice presidente Luciano Vargem. Na oposição concorrem as chapas “Resgata Império Serrano” e “Avante Imperiano”.
Suspensão revertida por liminar
De acordo com o Estatuto da Império Serrano, o membro do conselho que entra com processo judicial contra a escola tem seus direitos sociais suspensos. Foi o que aconteceu com Cosme. A suspensão foi revertida pela liminar.
Humberto Beethoven, enviou ao DIA documento assinado por 20 conselheiros concordando com a suspensão de Cosme e discordando da postura ‘ditatorial’ com que ele conduzia as reuniões do Conselho. Os candidatos oposicionistas na eleição do Império são Vera Lúcia Souza e Marquinhos Passista.

    Nenhum comentário: