Alunos do estado craques em francês e gastronomia
A partir de 2014, rede vai ganhar mais três escolas-modelo em tempo integral nas diferentes regiões do Rio. Inicialmente, colégios vão atender o 1º ano do Ensino Médio
POR MARIA LUISA BARROS
As unidades seguem o modelo de Ensino Médio Integrado (Dupla Escola), em parceria com empresas — o mesmo adotado no Nave (na Tijuca, 1ª escola da rede no Enem) e no Erich Walter Heine, em Santa Cruz.
Elas funcionarão no antigo prédio do Museu da Imagem e do Som, na Praça 15, em Maricá e na Zona Portuária. Inicialmente, os colégios vão atender o 1º ano do Ensino Médio. Demais séries serão criadas na sequência. A previsão é atingir 750 estudantes.

Novas unidades vão seguir o modelo de Ensino Médio Integrado, em parceria com empresas — o mesmo adotado no Erich Walter Heine, em Santa Cruz | Foto: Márcia Costa / Seeduc / Divulgação
A escola de artes cênicas funcionará, em parceria com o Theatro Municipal, na futura Fábrica de Espetáculos, na Gamboa. Alunos aprenderão a ser cenógrafos e figurinistas.
“O mercado precisa de bons profissionais”, diz o secretário de Educação, Wilson Risolia. A meta é adotar em toda a rede o ensino técnico até 2020, aumentando as chances de jovens como o ex-aluno do Nata (em São Gonçalo) Ramon Rocha, que aos 18 já é analista de qualidade num laboratório.
“No Nave, amadureci como profissional”, diz ele, que cursa Faculdade de Biologia. A Secretaria de Educação vai abrir, em 2013, mais 5 mil vagas em 12 novas escolas regulares para suprir a carência no diurno.
“No Nave, amadureci como profissional”, diz ele, que cursa Faculdade de Biologia. A Secretaria de Educação vai abrir, em 2013, mais 5 mil vagas em 12 novas escolas regulares para suprir a carência no diurno.

Nave, na Tijuca, que também é Dupla Escola, foi 1ª escola da rede no Enem | Foto: André Az /Agência O Dia
Novas unidades regulares vão receber jovens do turno da noite
As novas unidades regulares vão atender alunos da capital, Baixada e interior. A maioria receberá jovens do noturno em escolas compartilhadas com a Prefeitura do Rio. Hoje, 197 colégios dividem espaço com escolas municipais.
O Colégio Stuart Edgar Angel Jones, em Senador Camará, receberá alunos do Abraão Jabour. O Lélia Gonzales, que se chamará C.E. Altamiro Carrilho, em Bonsucesso, atenderá alunos do Olga Benário, que funciona em prédio alugado no bairro.
Quem não fez a matrícula terá segunda chance de 16 a 23 de janeiro. Nas que forem inauguradas em julho, a transferência de alunos do noturno será automática. Nas Duplas Escolas, a seleção será no fim de 2013, com provas de Português e Matemática (1ª fase) e teste de habilidade (2ª fase).
Nenhum comentário:
Postar um comentário