São Paulo -  A marca 'iPhone" dos smartphones da gigante americana Apple não pode ser usada no Brasil. A marca pertence à IGB Eletrônica, detentora da Gradiente, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Foto: Digulgação
Gigante brasileira detém os direitos da marca iPhone desde 2000 | Foto: Digulgação
Com o lançamento de uma linha de smartphones "IPHONE", a Gradiente pode acionar a Apple judicialmente para proibir o uso do nome da marca em seus produtos. 
empresa entrou com pedido de registro da marca "G Gradiente iPhone" no INPI em 2000. No dia 2 de janeiro de 2008, a companhia teve seu registro concedido pelo órgão federal e passou a deter os direitos exclusivos de produção e comercialização dessa marca até 2018. Logo, a Apple não pode usar parte do nome registrado.
Mas o registro da Gradiente só vale para telefonia móvel, já que a Apple conseguiu obter o direito do nome em produtos de outras áreas.
É provável que a Apple entre em um acordo com a Gradiente para continuar fazendo uso da marca, caso a companhia brasileira acione um processo. A empresa americana já se deparou com outros problemas do tipo em outros países. Os impasses foram solucionados através de negociações. Qual seria o nome substituto para o smartphone da empresa americana?