México: Protestos pela posse de Peña Nieto terminam com 8 feridos e 65 detidos
México - Oito pessoas ficaram feridas e 65 foram detidas durante os confrontos registrados neste sábado entre policiais e manifestantes que protestavam pela posse do novo presidente do México, Enrique Peña Nieto, em vários pontos da capital do país.
O procurador da Cidade do México, Jesús Rodríguez, detalhou em entrevista coletiva que dos oito feridos quatro são policiais que têm lesões graves, e os demais são civis que foram atendidos pela Cruz Vermelha e se encontram estáveis. Já o chefe de Governo da Cidade do México, Marcelo Ebrard, afirmou que os detidos destruíram propriedade privada e pública em vários pontos do centro da cidade e agrediram os policiais inclusive com coquetéis molotov.
Ebrard disse que os detidos se identificaram como anarquistas, mas que ainda se desconhece quem está por trás destas ações e do objetivo de "criar desordem". Os distúrbios começaram muito cedo nas imediações do Palácio de San Lázaro, sede da Câmara dos Deputados, onde aconteceu a sessão solene de posse de Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), como presidente do México.
Os manifestantes lançaram morteiros e pedras, retiraram as cercas de três metros de altura instaladas para proteger a sede do Congresso e se apoderaram de veículos para tentar derrubar uma barreira metálica e ingressar no edifício. Os policiais impediram apassagem dos manifestantes, em sua maioria professores e membros do movimento juvenil "Yo Soy 132", e responderam com gás lacrimogêneo e jatos de água.
Uma vez concluída a cerimônia de posse, os manifestantes se deslocaram para a Praça Zócalo e no caminho causaram danos em hotéis da Avenida Juárez, quebraram vidros de instalações bancárias e destruíram pontos de ônibus. Também atacaram restaurantes e veículos privados estacionados nas ruas e fizeram pichações em edifícios públicos. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário