São Paulo -  O goleiro Fernando Prass foi apresentado oficialmente hoje, na Academia de Futebol, como o novo reforço do Palmeiras para a temporada de 2013. Aos 34 anis, ojogador assinou contrato por três temporada e chegou tentar dar um pouco mais de estabilidade para a posição, já que os sucessores de Marcos, Deola e Bruno, não se deram bem e foram muito criticados durante o tempo em que foram titulares.
No entanto, o reforço faz questão de afirmar que não quer ser um substituo do ídolo da torcida. “Não vou substituir o Marcos em lugar nenhum, nem dentro e nem fora de campo. Ele tem a história dele aqui. Eu vou procurar o meu lugar no Palmeiras. Cada clube tem a sua particularidade e oferece desafios. Isso é importante. Quem escolhe a profissão de goleiro, tem muito mais responsabilidade”, analisou o novo reforço, que emendou. “O Marcos teve uma carreira brilhante e qualquer goleiro que jogar aqui vai ter essa comparação. Eu quero fazer o meu trabalho e corresponder às expectativas. Quem está nessa posição, tem que saber lidar com isso.”
Prass avisa que não chega para substituir Marcos no Palmeiras | Foto: Divulgação
Prass avisa que não chega para substituir Marcos no Palmeiras | Foto: Divulgação
A chegada de Prass coloca fim a um ciclo de 18 anos sem que o Palmeiras precisasse contratar um goleiro. Mas o goleiro não vê isso como um problema. “Sei da tradição do Palmeiras (de ter uma forte escola de goleiros), já li muita coisa sobre isso. Até pelas referências de goleiros que foram formados aqui. Não é nada anormal contratar um, apesar da escola. Venho para trabalhar e para somar com a qualidade de quem está aqui. Vou aprender com eles, e eles comigo. É uma troca. Venho de fora, uma outra escola, quem sabe não possa acrescentar alguma coisa aqui para formar outros goleiros?"
O recém-chegado ainda esbanjou humildade e bateu as afirmações de que chega para ser titular. “Nenhum jogador que o Palmeiras contrata vem com essa condição. Outros clubes vieram falar comigo e disseram “mas o contrato não é de titularidade”. Falei que isso não existe em lugar nenhum. E se alguém prometer isso a um jogador, ele tem que ficar com o pé atrás, desconfiado. Não bate com a verdade.”
E sobre disputar a Libertadores e a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013, o goleiro afirmou. “Não venho por campeonato. Venho pelo que o clube me oferece, e o que posso oferecer a ele. Vim para o Palmeiras independentemente de competição. Tem a Libertadores, mas isso não foi determinante. Só o fato do Palmeiras ser uma grande equipe, e as condições de trabalho que vou encontrar, além do interesse da diretoria.”