Rússia -  As autoridades da região de Chelyabinsk, nos Montes Urais, na Rússia, calculam em mais de R$ 70 milhões os danos materiais causados pela queda do meteorito que nesta sexta-feira deixou cerca de mil feridos.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
“Ao redor de 100 mil proprietários de imóveis foram afetados. Os danos chegam a mais de 1 bilhão de rublos (R$ 70 milhões)”, disse o governador da região, Mikhail Yurevich, em entrevista coletiva.
Yurevich acrescentou que 30% das janelas quebradas pela onda explosiva do meteorito já foram reparadas, e o restante será consertado durante a próxima semana.
O governador informou que o edifício mais danificado foi o Palácio de Gelo A Rajada de Chelyabinsk, cuja armação e três vigas horizontais ficaram deformadas.
O meteorito, de dez mil toneladas, caiu ontem a 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais, mas a onda expansiva afetou várias regiões adjacentes e até a vizinha república asiática do Cazaquistão.
Até o momento, as autoridades locais informaram que mil pessoas foram feridas, em sua maioria devido à ruptura de vidraças.
No mesmo dia, um asteroide que era acompanhado de perto por cientistas, com cerca de 45 metros de diâmetro e 130 mil toneladas, passou perto da Terra sem causar danos. Imagens de um telescópio no Observatório Gingin, na Austrália, mostraram o o asteroide, com forma similar a uma listra branca alongada.