segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Carnavália-Sambacon atrai mais de 7 mil visitantes na Cidade Nova

Carnavália-Sambacon atrai mais de 7 mil visitantes na Cidade Nova

Presidente da Liesa, Jorge Castanheira confirmou ao DIA que o evento terá sua segunda edição em 2015

O DIA
Rio - Chegou ao fim, neste sábado, o Carnavália-Sambacon, evento inédito que reuniu, durante três dias, os responsáveis pela execução do Carnaval, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. Desde quinta-feira, mais de 7 mil pessoas visitaram a primeira feira exclusiva de negócios daquele que é considerado o "maior espetáculo da Terra". O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheira, confirmou ao DIA que o Carnavália-Sambacon terá sua segunda edição em 2015.
Editor-executivo do DIA, Nelson Vasconcelos participou de debate
Foto:  Maíra Coelho / Agência O Dia
O objetivo da feira era proporcionar um encontro entre empresas que fornecem o material utilizado na confecção de fantasias, adereços e alegorias e as escolas de samba interessadas em novas opções de produtos e parcerias. Também foram realizados debates sobre temas diversos ligados ao Carnaval, que discutiram aspectos como os impactos na economia e no turismo, modelos de gestão das agremiações, Carnaval de rua e a cobertura jornalística do evento. A todo momento, rodas de samba improvisadas animavam o público.
"Essa rodada de negócios foi uma oportunidade para criar um entrosamento importante entre as pessoas que fazem o Carnaval, estimulando o encontro de agremiações do Brasil inteiro e o crescimento dessa grande festa", comentou o presidente da Liesa, Jorge Castanheira.
Segundo Moacyr Barreto, sócio da Ami7 - produtora do Carnaval do Rio na Argentina e uma das organizadoras do evento -, a expectativa inicial de gerar R$ 10 milhões em negócios provavelmente será superada. Moacyr contou que realizar uma feira de negócios de Carnaval era um ideal antigo. "Para se ter uma ideia, a logomarca do evento (duas baianas cujas saias imitam o formato do Pão de Açúcar) foi produzida há sete anos. Se não fossem os mais de 50 expositores que mergulharam nesse sonho e os participantes dos debates promovidos na feira, nada teria sido possível", destacou.
Oferecendo uma provinha de macadâmia, noz australiana levada ao Sul Fluminense há cerca de duas décadas, Hudson Valle, assessor técnico da Prefeitura de Piraí, conseguiu conquistar agentes de turismo interessados em levar clientes à sua cidade. Piraí não possui disputa de escolas de samba, mas preserva o tradicional Carnaval de rua, que movimenta a economia do município. "O Carnavália-Sambacon é um estímulo à valorização dessa cadeia produtiva e dessa indústria que é o Carnaval", ressaltou.
Diretora administrativa da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, Joci Carla se interessou por uma tecnologia sustentável apresentada no evento que está prestes a ser adotada na Cidade do Samba. Trata-se de uma máquina que vai reduzir o tamanho do isopor utilizado pelos carnavalescos após a produção dos desfiles. De acordo com Dilson Schmidt, diretor da ProEcologic, o equipamento retira 97% de ar do material, que depois é reciclado.
Editor-executivo do DIA debate sobre atuação da mídia
O editor-executivo do jornal O DIA, Nelson Vasconcelos, foi um dos participantes da última mesa redonda do Carnavália-Sambacon, que abordou a cobertura jornalística do Carnaval. Para ele, a atenção da imprensa a uma das principais expressões culturais do Brasil se faz necessária o ano inteiro. Ele destacou que a página "O Dia na Folia", no site do jornal, é prova disso. "Para quem olha de fora, pode parecer sem sentido. Mas nós que acompanhamos o interesse do leitor ao longo do ano temos ainda mais tesão em fazer. Vida longa a este evento que reúne em um só lugar todo o ecossistema envolvido nesse negócio chamado Carnaval!", concluiu.
Reportagem de Gustavo Ribeiro
    Tags: Cidade Nova , Carnaval

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