Rio -  O Carnaval está de luto com a morte do ex-mestre-sala Delegado da Mangueira. Para a cantora Rosemary, o sambista foi uma das maiores personalidades da escola em todos os tempos. "É um dia muito triste para o Carnaval. Delegado sempre foi uma pessoa muito discreta e humilde, com uma personalidade encantadora. Todos devem reverenciar sua memória para sempre. Influenciou toda uma geração de sambistas e mestre-salas. A Mangueira perde uma de suas maiores figuras".
A cantora Alcione, desde a década de 70 na escola, também lamentou a perda. "Estou muito chocada com essa notícia. Delegado foi uma das maiores personalidades da Mangueira. Vou guardar sempre na memória a lembrança de uma figura elegante e preocupada com o futuro. Sempre fez questão de ensinar o que sambia para as crianças. Que Delegado descanse em paz", lamentou. A Marrom também afirmou que espera que a diretoria homenageie o baluarte do desfile de 2013.
Conhecido pela elegância, Delegado chegou a participar de um desfile de moda com Carlinhos de Jesus em 2001 | Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia
Delegado morreu nesta segunda aos 90 anos. Conhecido pela elegância, chegou a participar de um desfile de moda com Carlinhos de Jesus em 2001 | Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia
Mito do Carnaval
Presidente de honra da escola, Delegado, de 90 anos, morreu no fim da manhã desta segunda-feira na Clínica Santa Branca, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Hégio Laurindo da Silva ficou 10 dias no CTI, e tinha câncer. O velório será realizado na quadra da Mangueira durante a noite e o enterro será nesta terça-feira, às 10h, no Memorial do Carmo, no Caju.
Em seu blog, o presidente Ivo Meirelles lamentou a morte do sambista. “Lamento, profundamente, informar que acaba de falecer o maior mestre-sala de todos os tempos e nosso presidente de honra: Mestre Delegado. Que Deus possa receber em paz a alma deste que, para mim, foi o mais mangueirense dentre todos os mangueirenses... Amém", escreveu.
Delegado e a lendária Neide durante um desfile na década de 60. Ao fundo, Jamelão | Foto: Reprodução
Delegado e a lendária Neide durante um desfile na década de 60. Ao fundo, Jamelão | Foto: Reprodução
Personalidades exaltam legado de Delegado
Haroldo Costa (ator, escritor e comentarista de Carnaval)
Conhecia ele há mais de 50 anos e posso dizer que foi uma das figuras mais importantes do Carnaval. Chegamos a viajar juntos numa excursão para a Europa e ele fez muito sucesso. Com sua dança, criou um estilo e sempre brilhou com muita competência.
Alcione (cantora e mangueirense ilustre)
Estou muito chocada com essa notícia. Delegado foi uma das maiores personalidades da Mangueira. Vou guardar sempre na memória a lembrança de uma figura elegante e preocupada com o futuro. Sempre fez questão de ensinar o que sabia para as crianças. Que Delegado descanse em paz.

Relembre momentos históricos de Delegado no Carnaval

    • 154MM5
    • foto02
    • MANGA19
    • MANGA28
    • MANGA38
    • 1308lc14
    • 1308lc15
    • 1308lc12
    • foto09
    • foto10
    • 154MM3
Lendário mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira morreu aos 90 anos
Rosemary (cantora e mangueirense ilustre)
É um dia muito triste para o Carnaval. Delegado sempre foi uma pessoa muito discreta e humilde, com uma personalidade encantadora. Todos devem reverenciar sua memória para sempre. Influenciou toda uma geração de sambistas e mestre-salas. A Mangueira perde uma de suas maiores figuras.
Elmo José dos Santos (diretor da Liesa e ex-presidente da Mangueira)
Foi um dos maiores sambistas de todos os tempos. Ele tinha um biotipo que ajudava na dança. Eu era jovem e me lembro dele correndo nas ruas do morro para manter a forma. Nos desfiles, sempre foi um gigante e impressionava a todos pela elegância e pelo jeito de dançar. Sempre brinco dizendo que ele não buscava a nota 10. Ele é que tirava a nota máxima do jurado. Era um deus dançando e vai fazer muita falta. Fez questão de participar ativamente da escola até o fim e isso deve ser louvado. O samba está chorando.