Concurseiros não devem desacelerar no fim de ano
Especialistas aconselham equilíbrio entre as comemorações e os estudos. Para quem está com a matéria em dia, a dica é aproveitar o tempo para fazer uma revisão
“As festas de fim de ano podem ser uma boa oportunidade para relaxar e descansar a mente”, garante o psicólogo Alexandre Maia. Porém, é importante não deixar os estudos de lado. Se o candidato já estudou tudo o que podia, a dica do psicólogo é aproveitar o momento para fazer uma revisão. O especialista explica que o concurseiro não pode esquecer que na reta final o melhor é revisar a matéria, pois reativa a memória e não cansa o cérebro, além de melhorar a autoconfiança.

Amábile está em clima de festas de fim de ano, mas diz que vai estudar nas comemorações para tentar ter bom desempenho no início do ano | Foto: Divulgação
Para Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, a estratégia de Amábile deve ser tida como exemplo por outros candidatos. Ele argumenta: “Quem tem prova marcada para janeiro não deve mudar seu ritmo. A pessoa já passou por tanta coisa, já lutou, não pode relaxar os estudos nessa hora.”
‘Não deixe que uma coisa invada o tempo da outra’
“Parar por duas semanas significa desacelerar e, com isso, perder o ritmo”, alerta o diretor da Academia do Concurso, Paulo Estrella. “Depois que a pessoa for aprovada, com certeza terá muitas festas de fim de ano para comemorar e com salário no bolso”, incentiva ele.
Já o psicólogo especializado em concursos Alexandre Maia acredita que o candidato deve tentar conciliar os estudos com as comemorações. O conselho do especialista é dividir bem o tempo nessas datas, sendo parte para festas e família e parte para os estudos. O importante, ele diz, é não deixar que uma coisa invada o tempo da outra.
Para quem precisa viajar, a dica de Paulo Estrella é levar o material e organizar seu tempo para estudar durante a viagem. O diretor argumenta: “Sei que o frisson do fim de ano contagia, com as compras, festas, comemorações. Mas tudo isso vai ser muito melhor depois que o candidato for aprovado e tiver estabilidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário