Rio -  O EcoSport recebeu o novo câmbio PowerShift Automático. Ele trabalha com duas embreagens, que operam de forma independente para oferecer trocas mais rápidas, sem interrupção de envio de força para as rodas durante as acelerações.
Entenda como é o funcionamento deste câmbio. Na prática, o PowerShift é uma caixa que funciona como duas, trabalhando simultaneamente para proporcionar trocas instantâneas. Uma embreagem engata a primeira, terceira e quinta marchas, enquanto a outra aciona a segunda, quarta, sexta e ré. Com isso, a próxima marcha está sempre engatada no momento em que é feita a troca.

PARA CADA RITMO
No modo automático D, o câmbio PowerShift privilegia o conforto e a economia, buscando fazer trocas rápidas, suaves e econômicas. Quando o pedal é exigido com aceleração máxima, responde com alta performance e volta para o modo de economia assim que o pedal é aliviado. O Powershift conta também com o recurso do botão ‘Living Drive’, que permite fazer uma redução temporária em ultrapassagens ou curvas. Retorna ao modo D (Drive) quando a velocidade se torna constante.
O modo automático S (Sport) valoriza a esportividade e mantém o veículo preparado para retomadas, em um nível de rotação mais elevado. Já no modo manual sequencial, o motorista pode manter o motor na faixa de rotação de sua preferência, com o câmbio em D ou S.
O PowerShift conta também com duas funções automáticas que buscam aumentar o seu desempenho. O ‘Neutral Coast Down’ desacopla a embreagem quando o veículo se aproxima da parada total, aumentando a durabilidade e a economia. Já o ‘Creep Mode’ simula o controle em baixa velocidade e regula a entrega de força gradativamente.
O bom e velho custo-benefício
O câmbio PowerShift é 20 kg mais leve que um câmbio similar automático de seis velocidades. De acordo com a Ford, nesta mesma comparação, o PowerShift realiza trocas muito mais rápidas — em até um terço do tempo — e é capaz de reduzir em cerca de 10% o consumo de combustível.