Rio -  Virou o ano, mas o entulho — em todos os níveis — ainda não foi removido. As flores lançadas ao mar para Yemanjá foram, como de costume, devolvidas como lixo no primeiro dia do ano. Os dois Poderes, Judiciário e Legislativo, — tem um terceiro cujo nome não lembro — terão que inventar outra história cabeluda para continuarem nas primeiras páginas (muita gente nem sabia o que significava STF). No fim do ano sairão novas listas dos dez melhores e dos dez piores em seja lá o que for. Como sói acontecer. Alguns famosos mudarão de parceiro ou de sexo (como todos sabem, famoso é quem aparece na Globo).
Certamente a Academia Brasileira de Letras sofrerá outra perda “irreparável”, como dirá a mídia. Pra mim, perdas irreparáveis foram duas: a de Millôr e Niemeyer, só tem um de cada. Então os imortais possivelmente elegerão um preto, digo, um afro-brasileiro. Em toda sua história só dois pretos lá tiveram assento: o fundador, Machado de Assis, que nunca assumiu a cor, e a de José do Patrocínio, muito à frente do seu tempo e que nunca foi patrocinado por ninguém, exceto seu sogro, que lhe emprestou dinheiro para um negócio desastroso: abrir um jornal, ‘O Ferrão’. Outra profecia, essa é fácil: o futebol brasileiro dará o maior vexame da sua história, como time e como sede da Copa. Estamos entre os 20 no ranking. A seleção — desde que me entendo por gente — sempre esteve pelo menos entre os cinco.
Pelo andar da carruagem, teremos sorte se ficarmos entre os 40 depois do mundial. Ricardo Teixeira continuará mandando. Ainda na Globo aquela velhinha da novela continuará apitando desvairadamente. E todos nas novelas continuarão falando cada vez mais alto. Como o canal é um tremendo formador de opinião, os efeitos já se fazem sentir, ou melhor, ouvir: basta ir a qualquer restaurante para perceber que todos estão falando cada vez mais alto. As balas continuarão perdidas e as esperanças também. Mentiria se dissesse que nada de diferente aconteceu; no finalzinho de 2012 um menino caiu de uma janela e no comecinho de 2013 uma janela caiu num menino.