Rio -  Produtores rurais que preservam a vegetação nativa em suas propriedades poderão ganhar dinheiro negociando com quem está em dívida com a natureza. Os contratos decompra e venda são negociados diretamente na bolsa de valores ambientais BVRio (Bolsa Verde do Rio), criada há um ano.
Bolsa Verde do Rio negocia reservas ambientais com proprietários que não preservaram sua mata nativa | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Bolsa Verde do Rio negocia reservas ambientais com proprietários que não preservaram sua mata nativa | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O pagamento só ocorre na entrega das cotas para o comprador. Com o novo Código Florestal, todos os imóveis rurais são obrigados a manter uma área de mata nativa. Quem não tem, terá que adquirir Cotas de Reserva Ambiental Futura. Desta forma, o produtor rural consegue recursos para preservar sua propriedade. E o desmatador se enquadra na legislação.
A obrigação de reserva legal varia de 20% a 80% da área, dependendo do estado onde estão as propriedades.
Mais de 300 produtores já se cadastraram na Bolsa Verde para negociação das cotas. Neste primeiro momento, a compra e venda será feita entre produtores do mesmo estado. A tendência é que, em uma segunda etapa, as cotas de reserva possam ser comercializada por proprietários rurais de todo o país.