Rio -  Diante de suposta ação desastrosa da polícia, Nilza Barbosa de Melo, 49, pagou com a própria vida ao salvar a neta de 1 mês. A manicure foi baleada na calçada durante perseguição policial a suspeitos, quarta-feira, na Avenida Miguel Couto, no Jardim Sumaré, em São João de Meriti. Moradores afirmam que o disparo de fuzil 556 que atingiu a vítima no abdômen partiu da viatura da Polícia Civil. Os policiais foram indiciados por homicídio na 64ª DP (Meriti). 
Parentes contaram que Nilza voltava da padaria, por volta das 15h, com a neta no colo, quando a viatura passou atirando contra moto. Ela foi atingida a poucos metros de casa ao se virar para proteger, com o corpo, a criança. Sofia, que completava 1 mês no dia, nada sofreu. Os policiais, de acordo com testemunhas, sequer socorreram a vítima. 
Filha de mulher morta por bala perdida mostra foto da mãe | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Filha de mulher morta por bala perdida mostra foto da mãe | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
“Eles disseram que minha mãe não tinha sido baleada porque não estava sangrando e foram embora”, denunciou a filha, Daniele Barbosa de Melo, 25, mãe de Sofia. Nilza chegou com vida à UPA, mas morreu ao ser transferida para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. Ela foi enterrada ontem em Mesquita.
Em depoimento, os acusados, um policial civil, Gelson Braz Loureiro, e outro militar, William de Amil, que estavam na viatura do Instituto Médico-Legal de Caxias, contaram que iniciaram perseguição a dois suspeitos após ouvir um disparo. No trajeto, efetuaram dois tiros de fuzil em forma de alerta. O policial civil, que estava com a arma, ainda responderá a processo por levar o PM no carro. 
Delegado crê que policial matou Nilza
A polícia arrecadou cápsulas deflagradas de fuzil 556 e o projétil já foi recolhido do corpo da vítima. Para o delegado da 64ª DP, Delmir Gouvêa, que também quer analisar câmeras da região, não houve qualquer outro registro de disparo. A arma do policial foi apreendida, assim como a viatura.
“Dependo do laudo, mas tudo leva a crer que o disparo que a atingiu partiu do policial”, contou. Na delegacia ainda depôs o garupa da moto, menor de idade, que foi liberado