Rio -  Na percepção dos brasileiros, Toyota é símbolo de confiabilidade e durabilidade — os exemplos são o Bandeirante e, nos últimos tempos, o Corolla. No caso do Etios, tal percepção poderá ser diferente, uma vez que a marca resolveu optar pelo caminho da economia, deixando seu veículo de entrada aquém das expectativas.
Para reduzir custos, o Etios não tem, por exemplo, cintos de segurança com ajustes de altura, os espelhos retrovisores são apenas manuais e o limpador de para-brisa é ‘filho’ único. No habitáculo, materiais plásticos em profusão. Item este, aliás, muito comum na maioria dos modelos de entrada nacionais.
O modelo de linhas simples e polêmicas foi desenhado na Índia e não oferece motor 1.0, só 1.3 e 1.5 litro | Foto: Divulgação
O modelo de linhas simples e polêmicas foi desenhado na Índia e não oferece motor 1.0, só 1.3 e 1.5 litro | Foto: Divulgação
Porém, a solução de adotar o painel ao centro é questionável. O pior é que o velocímetro dá falsa leitura, devido ao erro de paralaxe — acontece através da visualização errada da medição em um instrumento com escala analógica devido ao ângulo de visão. Além disso, para ver o nível de combustível, só com lupa.
Ao mesmo tempo, o Etios tem lá seus predicados, diga-se de passagem. Há bom isolamento acústico na cabine e banco que garante posição de dirigir confortável. Contribui também para a ergonomia a coluna de direção com ajuste em altura.
Uma das surpresas do Etios está debaixo do capô. O motor 1.3 16V — 84 cv de potência com gasolina e 90 cv com etanol — não decepciona e se comporta da maneira segura no trânsito urbano e rodoviário — contribui o baixo peso da versão, que é de 945 kg. O câmbio com engates precisos tem escalonamento que privilegia as saídas, com as duas primeiras marchas bem curtas.
Outra surpresa é o comportamento da suspensão. McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, o conjunto oferece calibragem na medida certa. É capaz de garantir o conforto a bordo,absorvendo com louvor as irregularidades do piso. Nas curvas, mesmo as mais acentuadas é capaz de manter a carroceria equilibrada, sem oscilações incômodas.
Hatch e sedã em quatro versões
O Etios é oferecido em quatro versões. A de entrada tem como itens de série que se destaquem apenas airbags frontais e alerta visual e sonoro de não afivelamento do cinto de segurança e de portas abertas, entre outros — sai a caríssimos R$ 29,9 mil.
A versão testada por Automania — a XS — tem, de série, mesmos itens da de entrada, além de coluna de direção ajustável em altura, direção elétrica, freios com ABS e EBD, ar e vidros e travas elétricas, entre outros — preço salta para R$ 38,7 mil.
Na mesma faixa de preços há os fortes concorrentes VW Gol, Ford Fiesta, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Peugeot 203 e JAC Motors J3.