Rio -  O ano termina hoje e 2013 já começa repleto de oportunidades para os concurseiros. Há chances em diversas áreas, como segurança pública e área fiscal. Sozinho, o governo federal vai abrir 61 mil vagas, segundo o Orçamento da União. Para quem deseja ingressar na carreira pública, os estudos devem começar logo.
Independentemente da seleção que o candidato pretende fazer, organização e planejamento são fundamentais. Para Cláudia Jones, especialista da Academia do Concurso, o ideal é montar um cronograma de estudos para ser cumprido ao longo do ano. “É assim que se ‘profissionaliza’ o hábito de estudar”, explica.
Cursos preparatórios são uma boa opção para quem quer ter um melhor direcionamento dos estudos | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Cursos preparatórios são uma boa opção para quem quer ter um melhor direcionamento dos estudos | Foto: André Mourão / Agência O Dia
A estudante Thalita Dall’Armi, 19 anos, pretende fazer concurso para o Ministério Público da União e o Ministério do Trabalho e Emprego no próximo ano, mas já começou a estudar em 2012. “Só pretendo largar os livros quando for aprovada em algum concurso”, conta.
Para conseguir a aprovação, Thalita vai dedicar boa parte da semana aos estudos. Como a concurseira trabalha durante o dia, vai fazer um curso preparatório à noite e aos sábados, além de revisar o conteúdo em casa. “Quero fazer todos os simulados possíveis, pois os exercícios são um termômetro de como o candidato está e permitem ajustar as dificuldades”, diz.
De acordo com Cláudia Jones, é importante incluir no planejamento os momentos de lazer e descanso, que ajudam a aliviar a tensão dos candidatos. “No entanto, esses momentos de folga não devem prejudicar tudo o que o candidato planejou para ser bem sucedido na prova”, alerta a especialista.
Se o concurseiro tem pouca experiência ou sente falta de direcionamento nos estudos, cursos preparatórios são uma boa opção. “A melhor forma de escolher um curso é apurando o histórico da instituição”, ensina Cláudia.
Diversas oportunidades
A área de segurança pública é uma das que vai oferecer mais oportunidades no ano que vem. O concurso para a Polícia Federal, que está suspenso, deve ser continuado no primeiro semestre, de acordo com a especialista em concursos Cláudia Jones. Além disso, há previsão para a Polícia Militar do Rio e possibilidades de seleção para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “Essa área é muito promissora até os eventos internacionais de 2014 e 2016”, garante a especialista.
Outra área que trará boas oportunidades aos concurseiros é a financeira. A seleção para o Banco do Brasil deve sair no primeiro semestre e há ainda possibilidade de concurso para o Banco Central.
Na área fiscal, o concurso do ICMS RJ já está autorizado com salário inicial de aproximadamente R$12 mil, adianta Cláudia. Também são esperados concursos para a área ambiental, como o Instituto Estadual de Ambiente.