Rio -  Champanhe, vinho, cerveja e festa, muita festa. Algumas pessoas acabam exagerando na bebida alcoólica durante o Réveillon e passam mal logo no primeiro dia do novo ano. É a famosa ressaca. Quem passa dos limites pode acordar com sede, enjoo, palidez, tremor nas mãos, irritabilidade, fadiga e dor de cabeça (normalmente latejante).
A reação ao álcool vai depender de cada pessoa. Em alguns, apenas uma taça de vinho pode provocar ressaca, outras pessoas podem experimentar um tipo de bebida por vez, sem misturar, e ficar numa boa. Há ainda quem tenha sensibilidade a certos tipos de bebidas, do mesmo modo que se tem sensibilidade a certos alimentos.
Em quem é sensível, a dor de cabeça aparece até uma hora após a ingestão | Foto: Reprodução Internet
Em quem é sensível, a dor de cabeça aparece até uma hora após a ingestão | Foto: Reprodução Internet
“Em quem é sensível às bebidas alcoólicas, a dor (de cabeça) aparece meia hora ou uma hora após a ingestão, tempo da concentração máxima de álcool no sangue”, diz o clínico Rodrigo Cardoso. “É bom desconfiar das bebidas baratas. Quando uma pessoa ingere uma bebida mal destilada, ingere substâncias tóxicas que causam mais danos ao fígado, cérebro e outros órgãos, e tem ressaca mais severa”, completa a endocrinologista Claudia Nogueira, do Centro de Qualidade de Vida.
DICAS
A nutricionista funcional Juliana Novaesdivulgou algumas dicas para evitar os efeitos da ressaca.
Nunca beba de estômago vazio; dê preferência a alimentos ricos em carboidratos e às frutas.
Evite misturar bebidas e as que você já sabe que podem fazer mal ao seu organismo. Procure saber o quanto você pode beber sem passar mal e permaneça sempre dentro desse limite.
Sempre beba água, que ajuda a diluir a quantidade excessiva de álcool no corpo.
Água de coco é ótima opção para hidratar..