Brasília -  O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta segunda-feira se os três deputados federais condenados por seu envolvimento com o mensalão irão perder o mandato. O problema começou a ser discutido pelos ministros do Supremo na última quinta-feira e a decisão deverá provocar atrito com a Câmara dos Deputados, para quem a palavra final sobre os deputados deve ser do Legislativo.
Foto: Divulgação
Presidente e relator Joaquim Barbosa votou em determinar cassação | Foto: Divulgação
Os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), condenados por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O ex-presidente do PT José Genoino, condenado por corrupção ativa, pode assumir uma vaga na Câmara como suplente no ano que vem, mas também poderá ser afetado pela decisão.
Três ministros indicaram na quinta-feira que vão acompanhar o voto do relator e presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, para quem o Supremo tem autoridade para determinar a cassação dos mandatos, cabendo à Câmara apenas formalizar a medida. o julgamento do mensalão foi suspenso depois dos votos de Barbosa e Lewandowski, este que discordou com o relator.