Rio -  Automania rodou mais de 450 quilômetros a bordo do Onix 1.4 LTZ.
Ao entrar no carro, o banco em posição elevada garante boa visibilidade dianteira e o encosto acomoda bem o corpo. O volante com regulagem de altura facilita a tarefa de encontrar boa posição de guiar. A cabine tem plásticos em abundância, mas os encaixes são bons e as rebarbas são poucas. O espaço interno é bom para até quatropassageiros viajarem com conforto.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As portas têm bom ângulo de abertura, mas a largura da forração das portas traseiras dificulta um pouquinho o desembarque de passageiros de maior estatura.
Nos trechos urbanos planos, os 98 cv (gasolina) e 106 cv (etanol) do motor 1.4 SPE dão agilidade ao modelo que pesa 1.067 quilos.
As arrancadas e retomadas são bem honestas. Em subidas, o modelo perde um pouco a força —, mas nada que uma redução rápida de marcha não resolva. O computador de bordo marcou consumo entre 9,2 km/l e 9,6 km/l, na cidade, com no ar-condicionado ligado.
A suspensão tem ‘set up’ com bom equilíbrio entre a rigidez necessária para manter o carro estável e a maciez para superar os obstáculos sem incomodar demais os passageiros com solavancos.
O câmbio manual de cinco marchas tem engates macios.
A direção hidráulica tem bom peso em velocidades mais elevadas e é leve o suficiente para facilitar as manobras de estacionamento.
A versão testada por Automania, 1.4 LTZ, com pintura prata (metálica), ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, airbag duplo, ABS com EBD, sistema Mylink (tela LCD touchscreen de 7 polegadas), dentre outros, custa R$ 42.840.