quarta-feira, 14 de maio de 2014

Artilheiro na Ucrânia, brasileiro mira evolução do futebol local: 'Estruturado'

Artilheiro na Ucrânia, brasileiro mira evolução do futebol local: 'Estruturado'

Destaque no Metallurg Donetsk, Moraes ainda deseja expandir boa fase pelo cenário europeu: 'Quero chegar na Champions'

RAFAEL ARANTES
Ucrânia - O futebol ucraniano ainda não figura o cenário mundial como um dos mais potentes, mas já faz tempo que o futebol local vem atraindo muitos atletas brasileiros. Além da grande legião verde e amarela no poderoso Shakhtar, outro atleta do País do Futebol vem se destacando. O atacante Moraes, do Metallurg Donetsk, está em alta no clube e no Campeonato local. O pensamento do jogador de 27 anos é confiante quando o assunto é o estruturado futebol ucraniano. Para ele, o país está perto de se tornar uma grande potência do esporte.
"As condições que os clubes ucranianos dão aos jogadores são muito boas e acho que isso acaba sendo um grande atrativo. O campeonato é bem disputado e não deixa de ser uma boa vitrine. As equipes têm ótimas estruturas e dão todas as condições para nós trabalharmos", disse Moraes que, de outro lado, ainda clama por uma visão mais globalizada dos dirigentes ucranianos.
"Para competir com Real Madrid e Bayern de Munique do mundo é preciso ser uma equipe global e não apenas local para poder crescer e ter mais recursos", acrescentou.
Artilheiro na Ucrânia, Moraes quer passos mais largos no futebol europeu
Foto:  Divulgação
Em alta no Campeonato Ucraniano, faltando apenas o duelo com o Dnipro para encerrar a temporada, o atacante ainda sonha alto no futebol. Perto de ficar com a artilharia do torneio, o jogador não esconde o desejo de dar passos ainda mais largos no cenário europeu.
"Esse está sendo um ano maravilhoso. Estou com 19 gols, na artilharia da competição, restando apenas um jogo para terminar. E o mais importante é poder ajudar a equipe a conseguir a classificação para a Liga da Europa. Ainda temos chance e vamos com tudo para esse ultimo jogo. Mas além disso ainda sonho poder jogar num campeonato top, estar presente na Champions League e, quem sabe um dia, vestir a camisa da Seleção", revelou.
Torcida por punições aos atos racistas
Entre as dificuldades que já encontrou no cenário do futebol europeu Moraes nunca viveu de perto nenhum caso de racismo. Os últimos atos recentes continuam, entretanto, assustando o brasileiro, que tem noção de diversas situações até mesmo contra atletas de outra nacionalidade.
"Felizmente não passei por nenhum problema desse tipo. É uma pena que isso ainda aconteça nos dias de hoje. Não consigo entender e espero que as autoridades possam coibir quem faz esse tipo de atitude. Fora disso, imagino que é uma questão de educação mesmo", disse Moraes, que ainda elogiou a resposta de Daniel Alves há cerca de duas semanas.
"Ele mandou bem na atitude que teve. Uma vez que atinge um brasileiro, acaba atingindo todos nos", completou.
Moraes vem se destacando no Metallurg Donetsk
Foto:  Divulgação
Retorno para o Brasil fora dos planos
Enquanto esteve no Brasil Moraes nunca conseguiu emplacar definitivamente uma fase de ouro. A saída repentina do Santos e a lesão na época em que esteve na Ponte Preta fez com que o atleta acabasse não explodindo no futebol nacional. O fato, no entanto, não deixa nenhum trauma na carreira do atleta.
"De jeito maneira. Comecei muito bem no Santos, mas depois entrou um treinador que não gostava de mim e acabei tendo que sair. Na Ponte Preta eu acabei me machucando e não tive muita oportunidade. Mas fico feliz que vim para a Europa aonde pude traçar um caminho bonito de sucesso", contou.
Mesmo sem escrever um belo capítulo no país de origem, o desejo do atacante não é de retornar tão cedo para o futebol verde e amarelo: "
Saí do Brasil muito jovem, mas é claro que quem vive longe por muito tempo tem saudades do nosso pais. De outro lado não penso em voltar agora. Quero ficar por aqui por mais alguns anos".
Desde que saiu do Brasil, em 2009, Moraes atuou nos gramados da Bulgária, Romênia e Ucrânia. As experiências longe do solo verde e amarelo já deixam marcas na vida do jogador: "O legal desses anos pela Europa foi ter aprendido culturas e costumes diferentes".
Atacante vem fazendo grandes atuações e se destacando no futebol ucraniano
Foto:  Divulgação

    Nenhum comentário: