Rio -  A disputa do Campeonato Carioca começou nesta terça-feira no Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) e já saiu com os quatro grandes como campeões. Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo barraram a proposta da Ferj, que contou com apoio dos 12 pequenos, de alterar a fórmula de disputa para três turnos e um quadrangular decisivo.

“Fica tudo como era antes”, disse o presidente da entidade, Rubens Lopes.

reunião era para pegar fogo, mas caminhou para o consenso. A paz foi selada em encontro fechado entre os clubes, o que atrasou em uma hora e meia a reunião que sacramentou a velha fórmula tão conhecida pelo torcedor.

Os 16 clubes foram divididos em sorteio em dois grupos de oito. Na Taça Guanabara, os do A enfrentam os do B. Na final, o primeiro do A enfrenta o segundo do B e o primeiro do B, o segundo do A. Os vencedores fazem a final. Na Taça Rio, os jogos são entre os integrantes do grupo. Os dois primeiros enfrentam os vencedores do outro grupo para apontar os finalistas. Os campeões das taças GB e Rio se enfrentam em duas partidas.

O Conselho, porém, adotou algumas novidades. Quem tiver maior pontuação ao longo do campeonato leva a vantagem do empate para a decisão. Caso o vencedor seja o mesmo, é automaticamente campeão. Outra novidade foi oferecer ao clube a possibilidade de converter o terceiro amarelo de um jogador em multa de R$ 500, permanecendo pendurado com os dois cartões.

Antes de anunciar o acordo, Lopes defendeu o Turno Extra, com os oito clubes melhores classificados sem conquista de turno. Dois clubes sairiam para as finais.

“O modelo atual tem 126 partidas e o outro 129. Só três jogos a mais. Teríamos mais clássicos”, justificou.

Para o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, era prejuízo certo.

“O torcedor perceberia que as taças Guanabara e Rio não teriam tanta importância e as finais contariam com dois grandes e dois médios”, afirmou.

A tabela será definida em nova reunião, sem data marcada. As decisões valem também para 2014.
Grupo A
Botafogo
Friburguense
Madureira
Nova Iguaçu
Olaria
Quissamã
Vasco
Volta Redonda
Grupo B
Audax
Bangu
Boavista
Duque de Caxias
Flamengo
Fluminense
Macaé
Resende