São Paulo -  A Microsoft vendeu 4 milhões de licenças de atualização para o sistema operacional Windows 8 Pro em apenas quatro dias depois do lançamento. A informação foi divulgada por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante a abertura da conferência para desenvolvedores da Microsoft, chamada Build. O evento acontece entre 30 de outubro e 2 de novembro, na sede da Microsoft em Redmond (EUA).
O Windows 8, lançado na última sexta-feira (26), substitui o Windows 7 , sistema operacional da Microsoft. A empresa lançou a versão 7 do software em julho de 2009 e, até junho de 2012, havia vendido mais de 600 milhões de licenças do produto. Cerca de 75 milhões de licenças deste total foram vendidas apenas entre março e julho deste ano.
"O nível de entusiasmo que estamos vendo é impressionante. Eu acho que o trabalho que estamos fazendo está realmente ecoando pelo mercado", disse Ballmer, durante a abertura da Build.
Durante sua palestra, o executivo aproveitou para demonstrar o Windows 8 e o Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional para smartphones, lançada oficialmente na última segunda-feira (29).
Em busca de desenvolvedores
"Além de desenvolver aplicativos populares, os aplicativos que entregarem por meio do Windows serão melhores do que qualquer aplicativo que você desenvolva em outro lugar", disse Ballmer durante o evento. Com a conferência para desenvolvedores, a Microsoft tenta trazer profissionais que já criam aplicativos para as plataformas iOS (Apple) eAndroid (Google) para "popular" a loja Windows Store.
Atualmente, a Microsoft não divulga quantos aplicativos para Windows 8 estão disponíveis na Windows Store no Brasil e no mundo. Na última segunda-feira (29), durante o lançamento do Windows Phone 8, a empresa anunciou que o Windows Marketplace, loja de aplicativos da Microsoft para smartphones, alcançou a marca de 120 mil aplicativos.
O número ainda é pequeno se comparado com as lojas de aplicativos de sistemas operacionais móveis de rivais. A Apple, pioneira no mercado de aplicativos móveis, atualmente oferece mais de 700 mil aplicativos para os usuários de iPhone e iPad na App Store. O Google, que oferece o sistema operacional Android para dispositivos de diversos fabricantes, já reúne mais de 600 mil aplicativos no Google Play.
As informações são da repórter Claudia Tozetto, do iG