Rio -  Uma das maiores dificuldades dos concurseiros é conseguir concentração para estudar, principalmente em casa. Com tantas distrações, é difícil focar nos estudos e isso acaba prejudicando o rendimento do candidato. Uma boa saída é procurar locais mais tranquilos, como bibliotecas e salas de aula vazias, para estudar. Em casa, é importante pedir a colaboração da família para que seu horário de estudos seja respeitado.
Por Claudia Jones
PERGUNTA E RESPOSTA
Não estou trabalhando, então tenho todo o tempo do mundo para estudar. Mas confesso que não está dando certo, pois toda hora alguém em casa pede para eu fazer alguma coisa e eu mesmo, quando vejo, estou distraído com outra coisa em vez de estudar. Qual a sua orientação? 
>Marcelo, Santa Cruz
Marcelo, essa é a desvantagem de estudar em casa quando não se tem um ambiente adequado, ou seja, muito barulho, vizinhança complicada, telefone  tocando toda hora e familiares que querem atenção. Nem sempre os outros membros da família entendem a necessidade de concentração e a importância do horário de estudos.
Nesse caso, vejo duas saídas: primeiro,converse com seus familiares e amigos sobre a importância desse tempo para o seu projeto pessoal. Depois, se organize para sair de casa para estudar. Você pode ir a uma biblioteca ou, se está frequentando um curso preparatório, pedir para usar uma sala de aula ociosa.
Quanto a se distrair nos horários de estudo, isso é normal: estudar cansa. Como sugestão, você pode alternar os períodos de estudo com teoria num primeiro tempo e exercícios num segundo. O que você deve ter em mente é que o hábito de estudo é igual a frequentar uma academia de ginástica: no início dói, mas se for perseverante, o processo ficará bem mais fácil.
Faça uma programação que você tenha condições de cumprir. Não adianta começar se propondo a estudar dezenas de horas por dia, pois provavelmente terá seu planejamento frustrado. Comece com duas horas e se esforce para cumpri-las. Com o passar dos dias, você perceberá que o estudo começa a fluir. Dessa forma, em pouco tempo estará avançando nos estudos de forma muito eficiente. 
Claudia Jones é especialista da Academia do Concurso