Estados Unidos -  Os números da economia americana ainda são motivo de preocupação ao redor do mundo. Porém, há claros sinais de recuperação, tendo a indústria automotiva como mola propulsora da retomada. Afinal, por aqui, as vendas de automóveis em 2012 cresceram 13,5% em relação a 2011, com de mais de 14,4 milhões de emplacamentos. Não por acaso, a edicao 2013 do Salão de Detroit reflete muito bem este momento, com mais de 50 lancamentos.
Na sétima geração, o Corvette Stingray roubou a festa e marcou a recuperação da indústria automobilística norte-americana | Foto: Divulgação
Na sétima geração, o Corvette Stingray roubou a festa e marcou a recuperação da indústria automobilística norte-americana | Foto: Divulgação
ESTRÉIAS
Entre as estreias mundiais, a sétima geracao do Chevrolet Corvette. Icone da marca americana, o esportivo perdeu peso e ganhou novo motor. O potente V8 6.2 litros em aluminio conta com sistema de injecao direta. Em conjunto com o câmbio manual de sete velocidades, o novo Corvette e capaz de entregar 456 cv de potência máxima.
A também americana Jeep, controlada pela Fiat, estreia no Salão de Detroit o novo Grand Cherokee. O utilitário esportivo tem novo desenho, onde se destacam LEDs na dianteira e na traseira. Outra novidade é o motor V6 de 3.0 turbodiesel com cambio automático de oito marchas.
Outra estreia mundial é a do Audi RS7. Com visual que lembra o do R8, o modelo conta com a mesma motorização presente no RS6 Avant. E equipado com um V8 4.0 litros capaz de entregar 559 cv de potencia maxima. O RS7, por sinal, estreia por aqui fazendo frente ao BMW M6 Gran Coupe, outra avant-premiere. Este BMW, alias, encara de igual para igual o Audi, com motorizacao e potência similares.
A também alemã Mercedes-Benz utiliza o Salão para lançar mundialmente o CLA Class, sedã baseado no Classe A. Impressionam o estilo e o coeficiente aerodinâmico de 0,22 cx. Há motorizações a gasolina e a diesel— todas com sistema 'Start/Stop'. O CLA Class chega à Europa em 2013 e ao Brasil em 2014.
Outra estreia mundial é a do Infini Q50. O sedã esportivo pode ser híbrido ou a gasolina,tem visual esportivo e chegará ao Brasil, com os SUVs JX e FX em 2014.