Rio -  A KTM apresentou o protótipo da 1290 Super Duke R no Salão de Colônia (Alemanha), com a árdua missão de substituir a famosa 990 Super Duke R.
O modelo traz linhas robustas e agressivas, mas mantém a identidade de marca, com detalhes como, por exemplo, o tanque de combustível em formato poligonal, o quadro em treliça e as aletas laterais com design triangular.
Apesar de ainda ser um conceito, a 1290 Super Duke R deverá substituir a emblemática 990 Super Duke R | Foto: Divulgação
Apesar de ainda ser um conceito, a 1290 Super Duke R deverá substituir a emblemática 990 Super Duke R | Foto: Divulgação
Na parte de trás da motocicleta, a rabeta é bem elevada, as saídas de escapamentos estão camufladas debaixo do quadro — como no modelo superesportivo RC8 R — e há um monobraço para sustentar e ostentar a chamativa roda traseira.
O motor desta fera é um dois cilindros em ‘V’, com refrigeração líquida, de 1.195 cm³, que teve o diâmetro retrabalhado para chegar à 1.290 cm³. O protótipo da KTM conta com diversas partes em carbono e aço cromo-molibdênio, tem suspensões WP — garfo invertido na dianteira e a traseira monoamortecida com ajuste a gás.
Em termos de eletrônica embarcada, o modelo conta com acelerador eletrônico, freios ABS e controles que previnem empinadas de frente ou de traseira, aumentando a segurança em frenagens de emergência.