Rio -  Vinte e quatro anos depois de a maior vilã da TV brasileira ser imortalizada por Beatriz Segall na novela ‘Vale Tudo’, surge outra Odete Roitman, agora do Irajá. A vivida por Luma Costa em ‘Pé na Cova’ nada tem a ver com a malvada classuda escrita por Gilberto Braga. A Odete criada por Miguel Falabella, autor do seriado que acaba de estrear, gosta mesmo é de provocar. É stripper virtual, lésbica, tatuada, marrenta, tem humor. “O Miguel quis satirizar o fato de as pessoas mais humildes, do subúrbio, darem aos filhos nomes de artistas. Além de ser uma homenagem ao Gilberto e à Beatriz” explica a atriz.
Luma queria pegar uma personagem com sua idade, 24 anos. “Uma mulher, que é o que sou”, diz ela | Foto: Maíra Coelho / Ag. News
Luma queria pegar uma personagem com sua idade, 24 anos. “Uma mulher, que é o que sou”, diz ela |Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Para dar conta de tantas características que passam longe da realidade dela, Luma investiu pesado na preparação e foi a campo pesquisar. Sofia Stripper (nome de guerra), paulista de 23 anos, moradora de Copacabana, que ganha em média R$ 5 mil por mês com shows eróticos pela Internet, foi uma de suas fontes de inspiração. “A Odete está sempre pronta para tirar a roupa para um cliente, seja em casa ou na rua, pelo iPhone, iPad... Ela fica o tempo inteiro de calcinha e sutiã, usa cinta-liga, transparências, fantasias de colegial, mangá...”, detalha a intérprete, que descobriu um mercado que ela desconhecia.
“Eu precisava dessas informações. A Sofia mostrou como faz as danças, as caras e bocas. Comprei um stripper dela ao vivo, sem ligar a minha webcam, só para ver os movimentos. Sobre garotas de programa já falaram muito, mas o stripper virtual é novo, não é todo mundo que sabe. Nunca imaginei que alguém pudesse pagar com cartão de crédito pela Internet para ver uma mulher tirar a roupa. E tem strip de todos os tipos: com brinquedinhos, sem... Nem sempre o show vem com um ‘plus’, mas têm meninas que fazem programa também. É um mercado sexual”, descreve a atriz. “Nada me chocou. Cada um tem um jeito de ganhar a vida. Não critico nem estou aqui para levantar bandeira”, deixa claro.

'Elas se amam de verdade e, para mim, é um novo par romântico na carreira, que precisa ser crível', diz Luma sobre namoro com Mart'nália em seriado | Foto: Divulgação
'Elas se amam de verdade e, para mim, é um novo par romântico na carreira, que precisa ser crível', diz Luma sobre namoro com Mart'nália em seriado | Foto: Divulgação
A atriz fez mais. Matriculou-se na aula de pole dance para aprender as mesmas técnicas de sedução de Demi Moore, no filme ‘Strip-tease’, de 1996; e Flávia Alessandra, na novela ‘Duas Caras’, 2007. “É um exercício. Saía da aula com as pernas roxas, mas finas. Define os músculos. O pole dance me ajudou a estar bem fisicamente para aparecer de lingerie na TV e, ao mesmo tempo, me deu o que eu precisava para a personagem, que é a dança sensual”. E fica a dica: “Para as mulheres mais travadas, pode ajudar a se soltar com o marido. O meu (Leonardo Martins) adorou! Ainda não tenho meu próprio pole dance, mas vou pedir uma indicação para a minha amiga Flávia Alessandra para saber onde ela comprou o dela”, brinca.
A maratona sexy continuou com as coreografias elaboradas pela renomada Fernanda Chamma: “Odete dança de tudo, desde ‘Thriller’, do Michael Jackson, até funk”. Isso não bastou para ela modelar as curvas do jeito que queria. Luma também fechou a boca, intensificou a malhação e perdeu 5kg. “Sempre fui magrinha, mas para o vídeo eu precisava secar mais. Fiz uma reeducação alimentar. Mas o que me fez perder peso mesmo foi o muay thai com o Chico Salgado, o mesmo personal trainer do Wagner Moura e do Bruno Gagliasso. Os primeiros 30 minutos são de exercícios funcionais, corda, bola, agachamento, abdominal, e os 20 finais são de luta e aeróbica”, diz. 
O visual também passou por uma transformação. A atriz alongou as madeixas e usa tatuagens produzidas pelo departamento de efeitos especiais da Globo, adesivos aplicados na pele. Em seguida, é passado um pó e depois um fixador. A ‘Já É!’ acompanhou o passo a passo no Projac. “Agora é rápido. Cola e pronto”.
Luma esclarece que todo esse intensivão sensual é em nome da arte: “Não sou provocante, mas sei provocar quando preciso. Toda mulher sabe. Tem o jeito de olhar, uma jogada de cabelo. Consigo passar bem a sensualidade no trabalho. Mas eu, Luma Costa, na vida real, sou moleque, brincalhona. Não tenho trejeitos, não faço carão. Odete é mais sensual e mais decidida do que eu”.
Como se não bastasse a profissão um tanto ousada da personagem, ela ainda namora Tamanco, interpretada pela cantora Mart’nália. Apesar do casal inusitado, a atriz garante que a intenção não é polemizar. “Elas se amam de verdade e, para mim, é um novo par romântico na carreira, que precisa ser crível para o público. É um seriado de comédia. Não queremos criar bafafá, queremos fazer rir”, pontua a atriz.
Acostumada a interpretar mocinhas desde os 12 anos, ela conquistou o papel mais desafiador da carreira através de teste: “Para acabar com esse estigma de menina boazinha, praiana, demorou. A Odete é totalmente o contrário disso. Já fazia tempo que eu queria uma personagem da minha idade (24 anos), uma mulher, que é o que eu sou”.