Estados Unidos -  A edição 2013 do Salão de Detroit esta recheada de carros-conceitos. E muitos deles, em pouco tempo, vão ganhar as ruas, ou entregar soluções para outros modelos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um destes conceitos que em breve estará no mercado mundial é o Volkswagen CrossBlue. 'Irmão' direto do Tiguan e do Touareg, o CrossBlue impressiona pela cor azul e pela prometida economia de combustível. De acordo com a marca, o CrossBlue leva sete pessoas e tem motorizacao hibrida — um turbodiesel que trabalha em conjunto com dois motores elétricos, sendo um no eixco dianteiro e outro no eixo traseiro.
Com um total de 305 cv de potência — a transmissão é automatizada de seis velocidades e dupla embreagem —, o CrossBlue apresenta consumo médio de 47,6 km/l. Se trabalhar apenas com os motores elétricos, o SUV da Volkswagen tem autonomia para rodar até 33 km.

FUTURISTA
A também alemã BMW está com um belo conceito aqui no Salão. Trata-se do Series 4 Coupe Concept, modelo que ostenta linhas agressivas mas sóbrias. E o protótipo está muito próximo de se tornar uma realidade. A fabricante deverá dar início a produção do cupê no segundo semestre de 2013 ou ainda no primeiro trimestre de 2014.
Na Honda, a atração fica por conta do Urban SUV Concept. Design futurista, o conceito muito provavelmente entrará em produção para ser mais uma opção na linha de modelos da marca japonesa — o carro ocupará um segmento acima do Fit e abaixo do CR-V. A expectativa é que a fabricação tenha início em 2014, mas a Honda não forneceu qualquer informação técnica sobre o conceito.
Já a também japonesa Toyota apresenta o Corolla Furia. O seda tem visual arrojado, com conjunto de farois bastante finos e vincos pronunciados na carroceria. Na traseira, destaque para lanternas de LEDs e escape cromado. A marca mantém silêncio oriental, mas o Furia adianta as linhas da futura geracao do Corolla, a ser produzida inclusive no Brasil.
Na Hyundai, as atenções Sse voltam para HCD-14 Genesis. O conceito dá sinais como será a próxima geração do sedã grande Genesis. Com design arrojado, conta com portas traseiras suicidas (abrem para a frente) e abriga um motor V8 5.0 l que trabalha em parceria com uma transmissão de oito marchas.
Outro conceito que atrai olhares curiosos aqui no Salão de Detroit é o smart forstar. Totalmente elétrico e tambem com capacidade para apenas dois ocupantes, assim como o smart fortwo, o modelo tem linhas angulosas e interior futurista. Ele já havia mostrado seus bancos envolventes e volante que lembra o manche de uma aeronave no Salão de Paris.