Rio -  Quem tem pouco espaço em casa, muitas vezes se priva de ter plantas. Mas o contato com a natureza pode ser facilmente garantido com os jardins verticais, próprios para ambientes pequenos.
Projeto de paisagismo vertical, da arquiteta Eliane Fiuza, para um apartamento pode servir de exemplo | Foto: Divulgação
Projeto de paisagismo vertical, da arquiteta Eliane Fiuza, para um apartamento pode servir de exemplo | Foto: Divulgação
A criatividade e o bom gosto são essenciais na hora de colocar em prática a sugestão. Antes de selecionar quais plantas e flores usar, o ideal é estudar um pouco sobre elas, pois algumas precisam de mais luz e água que outras e isso é muito importante para garantir a beleza do seu jardim.
Parede, com vários vasinhos suspensos, também dá charme ao espaço verde | Foto: Divulgação
Parede, com vários vasinhos suspensos, também dá charme ao espaço verde | Foto: Divulgação
E acessórios para construir o seu cantinho verde não faltam. Os modelos variam de acordo com bolso e com o estilo de cada um.
A Rede Asta, de venda direta de artesanato sustentável, por exemplo, acaba de lançar um modelo de cachepô suspenso, acompanhando a tendência. Os vasos são feitos de fibra natural e estão prontos para pendurar.
Na Edno Interiores, no Casa Shopping, o destaque é para a floreira azul em cerâmica esmaltada, vendidas a R$ 335,70. Além desses locais, é possível encontrar peças na Cadeg, Etna, Tok & Stok, Leroy Merlin, C&C e lojas de plantas, entre outras.
O projeto da arquiteta Eliane Fiuza para a varanda de um apartamento pode ser uma das fontes de inspiração para o seu jardim vertical. Neste caso, as plantas dão um charme à parte, sem ocupar muito espaço.
Existem ainda outras técnicas para a construção dos jardins, com o uso de blocos prémoldados, de cerâmica, com objetos de PET e até feitos com fibra de coco