Rio -  O início de ano, para boa parte da população, significa separar uma parte do orçamento para o pagamento de contas. Para quem tem filhos, uma das mais pesadas é a do material escolar. Para donos de carros, o IPVA. Quem é dono de imóvel sabe que, além desses custos, é preciso estar em dia com o IPTU, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano. Já para quem paga aluguel algumas dúvidas sempre aparecem. A principal é saber quem deve pagar o imposto: o dono ou o inquilino?
O carnê do imposto predial começa a chegar nas residências este mês | Foto: Divulgação
O carnê do imposto predial começa a chegar nas residências este mês | Foto: Divulgação
De acordo com Edison Parente, vice-presidente comercial da administradora de imóveis Renascença, quem deve pagar a conta é o dono do imóvel. Mas, por contrato, esse gasto acaba sendo repassado ao inquilino.
Parente lembra que o imposto, normalmente, é cobrado no início de cada ano no boleto bancário com o aluguel. Mas alerta que o inquilino tem o direito de escolher se quer pagar em parcelas ou cota única, revertendo para ele os benefícios e descontos, caso escolha pagar de uma única vez.
Ele aconselha a leitura detalhada do contrato de aluguel, pois nele estará explicado quem será o responsável pela despesa. “Caso não haja contrato escrito, prevalece a obrigação do locador pagar”, diz Edison Parente.
Para saber o valor do IPTU é preciso acessar o site da Prefeitura do Rio ou ligar para o número 1746, que funciona 24 horas por dia.