Livro gera polêmica ao sugerir que meninas lavem a louça
Tia de uma das alunas, que é mestre em psicologia escolar, questiona atividade, afirmando que ela impõe padrões
Rio Grande do Norte - Um exercício de um livro gerou polêmica entre pais e professores de uma escola particular no Rio Grande do Norte, ao propor o que meninos e meninas "têm mais afinidades". Na questão, era preciso ligar itens como "usar brinco" e "lavar louça" a duas opções: "meninos podem fazer" e "meninas podem fazer". A tia de uma das alunas, Soraya Souza, que é mestre em psicologia escolar, questionou a atividade, afirmando que o trabalho impõe padrões.
Soraya Souza explica que a sobrinha, de 11 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental, procurou a mãe perguntando sobre a questão. Para a mestre em psicologia escolar, a atividade se restringe na comparação com base no sexo biológico, e que a pessoa é quem vai dizer o que ela deve fazer o não. Ela afirma que país tem índices elevados de violência contra a mulher e homossexual e está sendo reproduzido um estereótipo de gênero, o que considera perigoso.
A Editora Positivo, que produziu o livro de ciências, nega o favorecimento de esteriótipos, mas confirma que o material será mudado para 2014. A Positivo explica que "a atividade é parte de um contexto onde o objetivo é justamente promover o debate para combater relações autoritárias e questionar a rigidez dos padrões", e que o manual do professor, que acompanha todos os livros da coleção, contém orientações metodológicas para condução das atividades. Para Soraya, os professores foram responsabilizados pelo material do qual não é feito esacolhido pelo profissional.
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