segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Doenças que são transmitidas por ratos Os ratos podem transmitir várias doenças para os humanos. Saiba mais sobre o assunto.

A leptospirose é uma doença que pode ser transmitida pela urina dos ratos. Ela é apenas uma das diversas patologias que podem ser transmitidas pelos roedores. Saiba mais sobre o assunto e veja algumas doenças que podem ser transmitidas por ratos.
654468 Os ratos podem transmitir várias doenças. Foto divulgação Doenças que são transmitidas por ratos Os ratos podem transmitir várias doenças. (Foto: divulgação)

RATOS PODEM SER PERIGOSOS

É muito comum as pessoas fazerem uma limpeza na casa e descobrirem que esse lugar esta infestado de ratos. Os sacos de comidas aparecem furados e vazios, livros roídos e as embalagens de eletrodomésticos estão destruídos. A presença desses animais é horrível, mais não é motivo para desespero. Afinal, existem várias formas de combater esse roedor.
A maior preocupação relacionada aos ratos está na transmissão de doenças que esse roedor pode causar. Os ratos contaminados podem ser tornar um perigo para a família e por isso deve ser combatido o mais rápido possível.
654468 A leptospirose é transmitida pelo rato. Foto divulgação.ashx  Doenças que são transmitidas por ratos A leptospirose é transmitida pelo rato. (Foto: divulgação)

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR RATOS

1. Leptospirose: essa doença pode ser causada por bactérias que ficam alojadas nos rins dos roedores. Por isso, elas acabam sendo transmitidas pela urina dos mesmos. Elas penetram através da mucosa e de algum machucado presente na pele. Quando acontecem as enchentes, os casos de leptospirose aumentam. O tratamento deve ser feito com antibióticos, porém se a doença não for descoberta a tempo pode levar à morte.
2. Peste bubônica ou negra: trata-se de uma das doenças mais antigas que se tem registrado. Ela pode ser transmitida pela pulga do rato de telhado e até hoje mata muitas pessoas em todo o mundo. Assim como a leptospirose, a peste bubônica também deve ser tratada com antibióticos.
  
3. Hantavirose: transmitida pela saliva e urina dos ratos, essa virose pode ser mortal se não for tratada. Não existe tratamento específico, são tratadas somente as infecções causadas por ela.
4. Tifo murinho: transmitida pela pulga do rato de telhado e o tratamento deve ser feito com antibióticos.
5. Febre da mordida do rato: é transmitida pela mordida do roedor infectado. Pode ser passada também pela ingestão de alimentos contaminados com a saliva do rato. Provoca febre, dores musculares e vômitos, além de poder evoluir para pneumonias e até infartos.
6. Alergias e sarnas: o contato com o pelo dos roedores pode causar sarnas e alergias na pele humana.
654468 Os ratos devem ser combatidos para prevenir doenças. Foto divulgação Doenças que são transmitidas por ratos Os ratos devem ser combatidos para prevenir doenças. (Foto: divulgação)
Os ratos são animais que muitas vezes parecem inofensivos. Entretanto, várias doenças são transmitidas por ratos e podem trazer sérios problemas para os indivíduos infectados. O ideal éprevenir as doenças eliminando os ratos da sua casa e outros ambientes de contato com o mesmo.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: