quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sai, maldição! Flamengo vai lutar contra escrita na decisão da Copa do Brasil

Sai, maldição! Flamengo vai lutar contra escrita na decisão da Copa do Brasil

Nas finais em que o Rubro-Negro empatou a primeira partida título ficou com os adversários; Maracanã viu o fato duas vezes

RAFAEL ARANTES
Rio - A próxima quarta-feira será marcante para o Flamengo. O Rubro-Negro tem até a vantagem de poder jogar pelo 0 a 0, mas terá de quebrar uma escrita na Copa do Brasil. Em sua sexta final na competição, o time da Gávea não conseguiu levar a taça quando o resultado do primeiro duelo foi algum empate. Os 90 minutos no Maracanã serão uma verdadeira guerra para o time de Jayme de Almeida, que buscará seu terceiro título no torneio.
Jayme tem tabu do Fla pela frente
Foto:  André Mourão / Agência O Dia
Após empatar por 1 a 1 com o Atlético-PR no Durival de Britto, o Flamengo abriu vantagem. Porém, o discurso para o jogo de volta é cauteloso.
"Não tem nada garantido. Vamos ter uma pedreira na partida de volta, no Maracanã. Nosso grupo está bem consciente, não podemos ser afoitos, achar que o título já está garantido", disse o técnico Jayme de Almeida.
O tabu rubro-negro não é de agora. Em 1997, o Fla encarou o Grêmio na decisão e, após um empate em 0 a 0 no primeiro jogo, a igualdade em 2 a 2 no Maracanã deu o título para o Tricolor Gaúcho. Em 2003, o confronto foi com o Cruzeiro e a "maldição" se repetiu. No primeiro duelo no Maraca, as equipes ficaram no 1 a 1. No Mineirão, a Raposa emplacou um 3 a 1 sobre o Rubro-Negro e ficou com a taça.
No ano seguinte o Fla voltou a esbarrar em sua escrita e se deparou com uma de suas maiores decepções. A final da Copa do Brasil de 2004 foi contra o Santo André. Após um empate por 2 a 2 no Parque Antártica, a decisão ficou para o Maracanã. Estádio lotado, grande expectativa e uma derrota por 2 a 0 acabou traumatizando o time da Gávea, que perdeu o título e ficou marcado por um dos maiores vexames de sua história.
Nas duas vezes em que foi campeão, o Flamengo venceu o primeiro jogo. Em 1990, 1 a 0 sobre o Goiás. No duelo de volta, empatou em 0 a 0 e garantiu o título. Em 2006, o Rubro-Negro abriu o confronto com o Vasco com uma vitória por 2 a 0. Depois, sacramentou a conquista com novo triunfo: 1 a 0.
Agora, o Flamengo tem pela frente o favoritismo e sua escrita. O Rubro-Negro vai para a quarta final após o empate no primeiro jogo, sendo a terceira decidida em casa. Mais de 50 mil ingressos garantidos (44 mil ingressos já foram vendidos, mais as gratuidades disponibilizadas), a maior expectativa possível dos torcedores, a boa fase de Hernane no Maracanã... fatores que vão se unir para fazer o Mengão deixar para trás uma de suas maiores sinas no futebol nacional.
Santo André venceu o Flamengo no Maracanã e ficou com a taça da Copa do Brasil
Foto:  Arquivo
As finais do Flamengo na Copa do Brasil:
AnoDueloEstádio
1990Flamengo 1x0 GoiásMunicipal de Juiz de Fora
1990Goiás 0x0 FlamengoSerra Dourada
1997Grêmio 0x0 FlamengoOlímpico
1997Flamengo 2x2 GrêmioMaracanã
2003Flamengo 1x1 CruzeiroMaracanã
2003Cruzeiro 3x1 FlamengoMineirão
2004Santo André 2x2 FlamengoParque Antártica
2004Flamengo 0x2 Santo AndréMaracanã
2006Flamengo 2x0 VascoMaracanã
2006Flamengo 1x0 VascoMaracanã
2013Atlético-PR 1x1 FlamengoDurival de Britto

    Nenhum comentário: